Realidade Virtual no Curso de Apicultura

Desafio

O Senar Goiás é uma instituição integrante do Sistema S, atuante na qualificação de profissionais do setor agro. A instituição contribui fortemente para o desenvolvimento do nosso país, já que atende, gratuitamente, milhares de profissionais do agronegócio, garantindo a profissionalização, integração social e melhoria da qualidade de vida desses brasileiros.

O desafio era o desenvolvimento de um curso imersivo de apicultura, voltado aos alunos do curso presencial de apicultura básica e, também, ao público externo, em eventos promovidos pelo Senar/GO.

Solução

Foi desenvolvido um simulador em Realidade Virtual para o Curso de Apicultura, com base na abordagem de Immersive Learning, para permitir o aprendizado por meio de experiências envolventes e significativas, que estimulem a exploração, a experimentação e a aplicação prática dos conhecimentos.

A experiência educacional no simulador contempla: Vestir os EPIs de um apicultor
Simular abafamento e proximidade da tela da máscara
Zunido das abelhas

Deslocamento até o apiário
Aplicação do fumigador
Abertura das caixas de abelhas
Avaliação de melgueiras
Localização de abelha rainha e sua substituição, quando necessário

O sistema de recursos interativos possibilita a utilização de diversos formatos de materiais, como vídeos, imagens, textos e áudios. Além disso, existe um sistema de feedback que fornece ao usuário a informação do seu progresso em relação à tarefa a ser executada.

O simulador oferece dois módulos distintos para diferentes públicos-alvo:

  • Cursos de Apicultura: o simulador conta com todos os elementos essenciais da apicultura, para que os apicultores em formação possam explorar um ambiente de apiário fiel à paisagem do cerrado, com caixas de abelhas, vegetação nativa, ferramentas tradicionais e detalhes das colmeias, numa experiência de aprendizado completa e prática.
  • Eventos para o Público Geral: o projeto também inclui um módulo específico para eventos, fornecendo uma introdução rápida e envolvente ao mundo das abelhas, sem se aprofundar em detalhes técnicos complexos. Os participantes podem sentir o zumbido das abelhas, ver as caixas de abelhas em ação e experimentar a sensação única de usar um capacete de apicultor em campo.

A utilização da tecnologia de RV foi essencial para proporcionar experiências impactantes, tanto em feiras e eventos como em treinamentos e capacitações que, no mundo real, envolvem riscos de segurança.

Resultado

O Simulador de Apicultura chega para integrar o ecossistema de soluções educacionais do Senar/GO como um símbolo de inovação e educação digital de excelência, para promover a conscientização sobre a importância das abelhas e da apicultura, bem como capacitar futuros apicultores.

O projeto não apenas enriquece o processo educacional, mas também contribui para a preservação das abelhas, essenciais para a polinização de culturas agrícolas.

A solução tem proporcionado aos alunos a possibilidade de lidar com fatores diversos inerentes à atividade de apicultura, de forma segura e com um aprendizado envolvente e inclusivo, além de promover a conscientização do público externo, sobre as particularidades da produção de mel, fortalecendo a apicultura no estado de Goiás.

Conhecimento que transforma a
Educação Corporativa da sua empresa

Fale com especialista

Conheça outros cases de sucesso