Como valorizar e incentivar a cultura de aprendizagem

Desafio

A Gerdau é a maior produtora de aço do Brasil e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. A empresa enfrentava dificuldades em disseminar a cultura de aprendizagem e promover a adesão de seus colaboradores às ferramentas que alavancam a cultura, fundamentais para a empresa.

O desafio era incentivar diretamente cerca de 5 mil líderes a aderirem às quatro ferramentas educacionais, visando que os colaboradores conseguissem identificar onde, quando e como as ferramentas deveriam ser utilizadas no dia a dia. Além das lideranças, os demais milhares de colaboradores também eram um público em potencial.

Solução

O DOT utilizou estratégias de aprendizagem focadas em adultos, seguindo os princípios de andragogia. A experiência de cada aluno foi considerada no processo de aprendizagem, por meio de uma avaliação inicial: cada pessoa cursaria apenas o conteúdo que não dominava ainda.

Foi utilizada a estratégia de aprendizagem autoguiada, mobilizando os conhecimentos prévios do aprendiz, e o storytelling, elaborado com base em situações reais apresentadas por meio de cases.

A solução educacional foi composta por módulos, conforme cada ferramenta, e permeada por uma linguagem dialógica, no tom de voz da Gerdau: simples, claro, com discurso inovador e espírito visionário. A estrutura de navegação foi customizada com árvores de decisão. Ao final, um desafio cultural avaliou a absorção dos conhecimentos, também com uma abordagem leve e formatos variados.

A solução entregue pelo DOT trouxe diferentes objetos e mídias:
E-learning premium;
Cases práticos;
Podcasts;
Infográficos;
Recursos interativos;
Desafio cultural (avaliações).

Resultado

Os objetivos foram alcançados, com o aumento considerável do engajamento dos colaboradores nas quatro ferramentas educacionais e a Gerdau reforçando ainda mais a cultura de aprendizagem na empresa.

Conhecimento que transforma a
Educação Corporativa da sua empresa

Fale com especialista

Conheça outros cases de sucesso