Universidade Corporativa Digital: por que incluir no seu Programa de T&D?

Tempo de leitura: 6 minutos

No atual mundo do trabalho, cada vez mais volátil e acelerado, investir no desenvolvimento dos colaboradores tornou-se  estratégia fundamental para impulsionar o crescimento das empresas. Nesse sentido, a Universidade Corporativa (UC) é uma solução educacional que vem ganhando cada vez mais espaço. 

As Universidades Corporativas surgem como uma solução eficaz, que pode fornecer treinamentos customizados, promover a aprendizagem contínua e alinhar as competências dos colaboradores às necessidades da organização. 

Acompanhe a leitura e confira todas as vantagens que uma UC pode proporcionar ao seu programa de Treinamento e Desenvolvimento e como ela pode impulsionar os resultados da empresa.

Quando surgiram as primeiras Universidades Corporativas?

Embora muito se fale sobre as UCs nos dias atuais, essa não é exatamente uma novidade no universo de T&D.
Foi nos Estados Unidos, por volta de 1950 e 1960, que teve origem o conceito de Universidade Corporativa, com empresas como General Electric e IBM. Desde aquela época, essas grande organizações já sabiam da importância em desenvolver internamente seus talentos, por  meio da oferta de treinamentos específicos e customizados, que pudessem atender às necessidades e cultura empresarial. 

Segundo pesquisa de Marisa Eboli, professora e pesquisadora referência na área de educação corporativa, foi nesse cenário que surgiu a ideia da UC como:

“(…) eficaz veículo para o alinhamento dos talentos humanos de acordo com as estratégias empresariais.”

Ao longo dos anos, o conceito de UC evoluiu e, gradualmente, adaptou-se às demandas do mundo corporativo, tornando-se uma prática comum em diversas organizações ao redor do mundo.

A chegada da Universidade Corporativa ao cenário de educação corporativa digital foi de suma importância, ao marcar a transição de um formato tradicional de treinamentos para um T&D  voltado a uma educação mais abrangente.

Com o auxílio de um recurso didático tão potente, todos os colaboradores de uma empresa, independente de seu tamanho e/ou formato de trabalho, poderiam  ter acesso às capacitações, o que criou uma nova modalidade da educação corporativa.

O que é e como funciona uma Universidade Corporativa Digital?

Mais do que uma plataforma de aprendizagem online, uma Universidade Corporativa atua como ferramenta de desenvolvimento e capacitação de colaboradores dentro de uma empresa, tornando-se a melhor forma de aplicar e disseminar conhecimentos na organização.

Essa modalidade permite inúmeras capacitações ao mesmo tempo, de modo que os colaboradores possam acessar diferentes cursos, materiais de estudo, palestras e recursos interativos a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso estimula a aprendizagem continuada e o desenvolvimento profissional. 

As UCs digitais podem oferecer conteúdos em forma de trilhas de aprendizagem personalizadas, o que permite que cada colaborador avance em seu próprio ritmo, selecionando os conteúdos mais relevantes conforme o seu plano de desenvolvimento individual (PDI).

banner para baixar o infográfico "Guia completo para montar uma Universidade Corporativa"

Por que investir em uma UC?

Os benefícios de investir em uma Universidade Corporativa são vários, tanto para a empresa quanto para seus colaboradores. 

Segundo a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), as empresas investem cerca de 22 horas em treinamento de colaboradores por ano, número 38% inferior aos países desenvolvidos. 

Ou seja, as empresas que investem em uma UC, certamente saem na frente em termos de investimento e valorização de seus colaboradores, destacando-se no mercado. Listamos abaixo alguns dos principais motivos para implementar uma UC em seu programa de T&D: 

Desenvolver competências

A UC permite desenvolver habilidades específicas, alinhando as competências dos colaboradores às necessidades do negócio, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo e aprimorando o desempenho individual e coletivo. 

Atrair e reter talentos

Uma UC robusta e eficaz é, sem dúvidas, um diferencial competitivo que atrai profissionais talentosos em busca de oportunidades de crescimento e aprendizado. 

Segundo a pesquisa “2023 Workplace Learning Report”, 93% das organizações estão preocupadas com a retenção de colaboradores. A pesquisa também deixa claro que oferecer oportunidades de aprendizagem é a principal ação que as empresas estão tomando para melhorar a retenção.

O investimento no desenvolvimento profissional dos colaboradores os mantém mais motivados e engajados, contribuindo para a retenção de talentos e redução do turnover

Reduzir tempo e custos

Ao desenvolver internamente as competências necessárias para o negócio, grandes empresas ficam menos dependentes de contratações externas e isso reduz os custos associados a elas. Além disso, ao ofertar capacitação corporativa abrangente e personalizada, a empresa alcança melhores resultados em menos tempo, aumentando o ROI dos programas de T&D. 

Capacitar em larga escala

A UC é especialmente essencial em programas de T&D de grandes organizações, com operação em larga escala, que necessitam disponibilizar um grande número de capacitações ao mesmo tempo. O mesmo vale para empresas muito segmentadas, que acabam encontrando na Universidade Corporativa a única alternativa eficiente de fato.  

Disseminar a cultura organizacional 

Assegurando um desenvolvimento interno mais eficiente, as empresas reforçam os valores e a cultura organizacional, obtendo resultados de dentro para fora. 

Reforçar a marca empregadora

Aderir à Universidade Corporativa reforça um posicionamento de compromisso com o desenvolvimento de seus profissionais. Isso contribui para disseminar uma boa imagem da empresa e fortalecer a marca empregadora.

Como uma Universidade Corporativa pode ser eficiente em diferentes modelos de trabalho?

Vivemos um momento de transformação digital e, como qualquer outra área, o mundo do trabalho também vem sendo impactado. Hoje, mais do que nunca, muitos profissionais buscam por maior autonomia e flexibilidade no trabalho, forçando as organizações a se adequarem a essa nova realidade.

Uma UC é uma das soluções educacionais ideal nesse cenário, já que pode ser adaptada conforme diferentes necessidades, em diferentes modelos de trabalho, como trabalho híbrido, remoto ou presencial — ou, ainda, anywhere office, conceito mais recente que vem conquistando a nova geração de profissionais. 

Por meio de uma plataforma online, é possível acessar conteúdos de treinamento e desenvolvimento de forma flexível, independentemente da localização dos colaboradores. Além disso, a Universidade Corporativa também pode oferecer opções de aprendizagem assíncrona, como vídeos gravados, documentos e atividades interativas. Isso permite que os colaboradores acessem o conteúdo no momento que for mais conveniente para eles, considerando sua rotina e disponibilidade de tempo.

banner roxo, com os dizeres boletim de inteligência capacitação corporativa para o trabalho híbrido, ao lado uma imagem de dois profissionais, num ambiente residencial, olhando para a tela de um notebook e, em um ambiente de escritório, uma profissional também olhando para a tela, abaixo um botão verde que diz "baixe agora"

Como uma UC pode ser eficaz nas metas e resultados da empresa

Mais do que uma forma de contribuir com o desenvolvimento dos profissionais, as grandes empresas investem em programas de T&D visando ampliar sua participação no mercado.

Isso porque ao desenvolverem seus próprios modelos de treinamento corporativo, as grandes organizações têm mais controle sobre os processos de aprendizado, além da possibilidade de construir um plano de conteúdo com temas ligados às metas e resultados estratégicos da empresa.

Com a adoção de uma Universidade Corporativa, programas de treinamento mais densos podem ser elaborados pelo setor de T&D das grandes empresas, de forma totalmente autônoma. Não depender da formação de instituições de ensino tradicionais para a qualificação de seus colaboradores é, sem dúvidas, uma enorme vantagem competitiva no mercado.

  • Um bom exemplo é da estatal Petrobras, que possui a Universidade Petrobras desde 2012. 
  • Bancos também se planejam para investir continuamente em capacitação. Um exemplo é o Banco do Brasil, que conta com a UniBB. Inclusive, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as universidades corporativas no setor chegam a ter investimentos de mais de R$ 1 bilhão.

💡 Pense nisso

O investimento em uma Universidade Corporativa Digital robusta, recheada de cursos EaD personalizados permite aos colaboradores entender novos conceitos voltados à estratégia e valores da empresa, com mais rapidez e precisão. Isso reduz custos da aprendizagem online, aumento o ROI e sustentando a vantagem competitiva da empresa, por meio do aprendizado permanente e disseminação de uma cultura keep learning

Essa vantagem permite às empresas o desenvolvimento de meios para potencializar oportunidades, entrar em novos mercados globais, criar relacionamentos mais profundos com os clientes e, de modo geral, impulsionar a organização para o futuro.

“Em um mercado de trabalho cada vez mais vasto, que convive diariamente com o apagão de talentos em diversos segmentos, o pacote de benefícios convencional e uma boa remuneração se tornaram commodities. Investir no clima organizacional e na capacitação dos funcionários são ações de alto valor agregado, que fazem esse papel, além de aumentar o nível de comprometimento e envolvimento do profissional”, explica o diretor do Instituto Monitor, Eduardo Alves.

Resumindo, o investimento em uma Universidade Corporativa como parte de um programa de T&D  traz uma série de vantagens. Permite desenvolver competências específicas, impulsionar o engajamento e a retenção de talentos, além da atração de profissionais qualificados e, consequentemente, redução de custos com contratações externas. 

Por ser eficaz na conquista de metas e resultados da empresa, a UC se torna um recurso estratégico indispensável para o crescimento e sucesso organizacional.

Agora que você já conhece tudo sobre Universidade Corporativa e os benefícios que ela pode oferecer, que tal implementar uma na sua empresa? Clique aqui e fale conosco!

2024-02-29T10:12:10-03:00