A Universidade Corporativa Digital, cada vez mais popular no mundo corporativo, se torna a melhor opção quando uma empresa deseja aumentar sua competitividade no mercado ao investir no desenvolvimento de seus profissionais.
Acompanhe a leitura e descubra mais motivos para implementar uma Universidade Corporativa na sua empresa e obter os resultados esperados com seus programas de T&D.
Quando surgiram as primeiras Universidades Corporativas?
Embora seja um método atual, as primeiras Universidades Corporativas (UC´s) surgiram no final do século 20.
Segundo informações no trabalho de Marisa Eboli, professora e pesquisadora referência na área de educação corporativa, foi nesse cenário que surgiu a ideia da UC como:
“(…) eficaz veículo para o alinhamento dos talentos humanos de acordo com as estratégias empresariais.”
Posteriormente, marcou a transição do tradicional Centro de Treinamento & Desenvolvimento (T&D) para um pensamento focado em uma educação mais abrangente, voltada para todos os colaboradores de uma empresa — o que trouxe à tona uma nova modalidade da Educação Corporativa.
O que é e como funciona uma Universidade Corporativa Digital?
A Universidade Corporativa Digital, também chamada de UC, é uma ferramenta de desenvolvimento e capacitação de colaboradores de uma empresa, responsável por aplicar e disseminar conhecimentos na organização.
Uma UC proporciona um grande número de capacitações ao mesmo tempo, assim, promove redução de tempo e de custos.
Desse modo, quebra-se o paradigma de que ao oferecer um único curso online já se pode considerar uma universidade corporativa. Muito pelo contrário, pois o conceito de Universidade Corporativa é justamente a união de diversos programas de T&D.
Portanto, ao desenvolver uma Universidade Corporativa Digital, sua empresa alcançará melhores resultados e poderá disseminar a cultura organizacional com mais eficiência.
Por que investir em uma UC?
O investimento em capacitação no Brasil, infelizmente, ainda é baixo. Segundo a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), as empresas investem cerca de 22 horas em treinamento de colaboradores por ano, número 38% inferior aos países desenvolvidos.
Ou seja, as empresas que investem em uma UC, certamente se destacam no mercado, especialmente no que se refere às estratégias de atração e retenção de colaboradores, mas também em termos de desenvolvimento interno – com resultados de dentro para fora.
Em 2020, os orçamentos destinados ao Treinamento & Desenvolvimento (T&D) cresceram 20% e as maiores empresas brasileiras investiram um volume milionário em capacitação de sua força de trabalho, veja:
Além disso, uma UC está alinhada com a expansão da empresa, com crescimento e competitividade e, se posicionar como uma instituição que investe em desenvolvimento, é um fator muito importante para os talentos e para fortalecer a marca empregadora.
Como uma UC pode ser eficiente em diferentes modelos de trabalho?
Com uma boa parte da população vacinada, o “futuro do trabalho” chega e traz perspectivas positivas para 2022.
As empresas se preparam para retornar suas atividades presenciais. Posto isso, o trabalho híbrido é o formato que mais vem ganhando destaque e deve ser cada vez mais adotado e valorizado.
Além do modelo de trabalho híbrido, algumas empresas ainda permitem que o colaborador escolha qual modelo de trabalho ele deseja exercer suas atividades.
As opções são:
Diante disso, uma Universidade Corporativa Digital se torna imprescindível para que a organização consiga fornecer uma capacitação de qualidade para todos os seus colaboradores, independente do seu formato de trabalho.
Confira abaixo algumas vantagens da Educação Corporativa Digital:
Agora, que tal iniciar uma Universidade Corporativa Digital na sua empresa? Clique aqui e fale com a gente!
Leia também:
>>> Tendências em Educação Corporativa Digital para 2022
>>> A era da capacitação instantânea: DOT desenvolve cursos online via WhatsApp