Onboarding Digital: treinamento eficiente em larga escala

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Imagine o onboarding digital como a interface de um software educativo avançado. Assim como um software precisa ser intuitivo, atualizado e escalável para atender a inúmeros usuários, o onboarding em grandes empresas precisa ser ágil, consistente e capaz de se adaptar às necessidades em constante mudança dos negócios.

Grandes empresas têm uma tarefa gigante: integrar e treinar uma variedade de talentos espalhados por várias regiões. 

Como garantir que todos recebam o mesmo nível de qualidade e informação nos treinamentos, independentemente de onde estejam? Continue a leitura para descobrir a resposta e mirar nas tecnologias certas, para garantir um onboarding digital de sucesso!

Escalando a excelência 

Antes considerando uma simples introdução, o onboarding, em grandes empresas com operações em larga escala, tornou-se um pilar fundamental para integração e capacitação. 

A era digital transformou o onboarding em um sistema operacional avançado, onde o objetivo é otimizar o desempenho e a integração dos novos colaboradores.

O processo de onboarding digital é importante porque as empresas são feitas por pessoas. Sem o comprometimento delas, fica praticamente impossível manter um desempenho satisfatório.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Glassdoor, um processo de onboarding e integração de novos colaboradores, quando bem feito, pode aumentar em até 82% sua permanência na empresa, elevando em até 70% as taxas de produtividade. 

Em contrapartida, um levantamento feito pela Gallup, mostrou que quase 90% das empresas não consideram que seu onboarding esteja seguindo as melhores práticas. Isso demonstra a necessidade de aprimorar esse processo, reduzindo os índices de turnover e garantindo equipes com profissionais alinhados aos propósitos do negócio e cientes de suas funções.

Para empresas que buscam não apenas integrar, mas realmente capacitar seus colaboradores, o onboarding digital é mais do que uma tendência — é uma necessidade. 

A abordagem certa, combinada às ferramentas adequadas, pode transformar o processo de treinamento de um simples rito de passagem em uma jornada empolgante de descoberta e crescimento.

Se o objetivo é proporcionar uma experiência sem limitação de tempo e lugar, e uma estratégia de educação digital, essa é uma boa alternativa. 

Ela permite que os colaboradores sejam recepcionados da mesma forma, independentemente do local onde estão, que tenham autonomia para consultar o material sempre que necessário, além de facilitar a constante atualização. Afinal, empresas estratégicas estão sempre em busca de inovação.

O onboarding é a primeira página de um manual que nunca termina. E quando bem feito, é um manual interativo, dinâmico e digitalizado.” — Dra. Sarah Collins, especialista em educação corporativa.

Onboarding digital é essencial para o sucesso dos colaboradores

A etapa de onboarding é muito importante para que o novo colaborador se integre à equipe e às tarefas. Esses 90 dias são marcados por muitas expectativas e motivações. Afinal de contas, foi dada a largada para a construção de uma nova carreira profissional repleta de desafios. 

Por isso, é importante conectar o propósito do colaborador ao da empresa logo nos primeiros contatos. Esse vínculo inicial aumenta as chances de permanência e desperta o espírito de colaboração na busca por resultados.

Como cativar os colaboradores no processo de onboarding:

  • Comunicação clara e acolhedora

Estabeleça uma comunicação transparente e acolhedora desde o primeiro contato. Forneça informações relevantes sobre a empresa, sua cultura organizacional, valores e missão. 

Essa comunicação deve ser personalizada, destacando a importância do colaborador para a equipe e enfatizando como suas habilidades contribuirão para o sucesso da organização.

  • Introdução abrangente ao ambiente de trabalho

Proporcione uma visão geral abrangente do ambiente de trabalho, apresentando a estrutura organizacional, os principais departamentos e suas funções. Explique as políticas internas, benefícios e oportunidades de desenvolvimento profissional. Isso ajudará os colaboradores a se sentirem mais integrados e compreenderem sua posição dentro da empresa.

  • Mentoria e apoio

Forneça mentores ou colegas mais experientes para orientar os novos colaboradores durante o período de onboarding. Uma relação de mentoria oferece um suporte valioso, permitindo que os colaboradores se sintam apoiados, tirem dúvidas e se integrem mais facilmente à cultura da empresa.

  • Experiências práticas e imersivas

Ofereça experiências práticas e imersivas durante o onboarding, permitindo que os colaboradores participem de atividades relevantes para suas funções. Isso ajuda a desenvolver habilidades essenciais, aumenta a confiança e a familiaridade com o ambiente de trabalho.

Onboarding remoto e eficiente com soluções digitais

Em empresas de grande porte, a complexidade da integração de novos talentos se multiplica. A digitalização oferece uma solução eficaz para esse desafio. 

Peter Drucker, um pensador renomado da gestão, observou: “O que não se pode medir, não se pode melhorar”. No contexto do onboarding, a digitalização não só oferece métricas para avaliação, mas também ferramentas para constante otimização.

⭐️ Confira: Case Flex Contact: educação digital como estratégia de Onboarding


Tecnologias para apoiar na etapa de onboarding

Capacitar os novos integrantes é um ótimo caminho para reduzir o turnover e aumentar a produtividade, melhor ainda com as corretas tecnologias para onboarding digital. Veja algumas a seguir:

  • Microlearning e mobile first

Ter acesso ao onboarding no próprio celular facilita o processo de aprendizagem. Mas, antes de aderir ao modelo, é preciso se questionar sobre o público-alvo: eles têm o celular como o principal meio para acesso a informações? 

Assim, o curso estaria literalmente acessível em qualquer tempo e lugar — desde a recepção até o horário de almoço.

Usar um aplicativo para Microlearning pode dar ao cliente a liberdade de, por exemplo, liberar o curso antes mesmo do primeiro dia de trabalho do novo colaborador. Dessa forma, é possível aproveitar o momento psicológico de empolgação e ansiedade, após a notícia sobre a contratação, e promover uma experiência  com a empresa antes mesmo que o novo colaborador inicie suas atividades.

  • E-learning customizado

É possível estruturar um onboarding que dure mais tempo, para que o colaborador possa, aos poucos, se conectar com a empresa. Para isso, pode ser disponibilizado um e-learning com etapas definidas, permitindo que ele receba as informações gradativamente e possa assimilar com mais facilidade.

Nesse caso, é definido o tempo que a empresa deseja destinar para essa ação e quais as soluções que se encaixam melhor para um público em específico (vídeo, e-book, podcast, etc.).     

  • Realidade Virtual

Utilizar a Realidade Virtual (RV) como uma das tecnologias para onboarding, para criar uma experiência de integração mais real e prática, não é coisa do futuro. 

Sem complicações, o novo colaborador consegue fazer um tour pela empresa virtualmente — incluindo, até mesmo, sedes em outras cidades.

Conhecer processos, práticas, visualizar um procedimento, aprender “como se faz”: a RV aproxima as particularidades da organização, projetando cenários que são importantes de serem vivenciados.

  • Gamificação e Jogos Corporativos:

Referenciando Michael D. Watkins e seu best-seller “Os Primeiros 90 Dias”, a fase inicial de qualquer trajetória é crítica. A gamificação, com seus pontos, níveis e recompensas, acelera o alinhamento do colaborador à cultura e processos da empresa.

 Inspirado em Karl M. Kapp, os jogos são mais do que apenas entretenimento; são ferramentas de aprendizado. Os jogos corporativos convertem conteúdos complexos em desafios interativos, tornando o aprendizado mais envolvente e memorável.

Treinamento de onboarding como solução estratégica

Nesse cenário corporativo em constante mudança, o onboarding digital não é mais uma opção, mas uma necessidade estratégica. Empresas que reconhecem e adotam isso não apenas otimizam suas operações, mas também posicionam-se como líderes no mercado de talentos. 

Ao adotar tecnologias de ponta e reconhecer a importância da integração eficaz, elas estão, de fato, alinhando a cultura organizacional para o sucesso contínuo. É menos sobre completar um processo e mais sobre lançar as bases para uma jornada contínua de aprendizado e crescimento.


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2024-02-28T15:29:07-03:00