Com o isolamento social, muitas organizações precisaram mudar suas rotinas, processos e estratégias. Aqui no DOT digital group não foi diferente. Estamos 100% home office, 100% online, 100% engajados, 100% focados em nossos clientes, 100% prevenidos e 100% em busca de novos colaboradores para navegar com a gente.
SIM! Estamos em casa e continuamos a desenvolver pessoas para impulsionar organizações.

Período de onboarding no home office

A etapa de onboarding é muito importante para que o novo colaborador se sinta parte da família logo na chegada. Esses 90 dias são marcados por muitas expectativas e motivações, afinal de contas, foi dada a largada para a construção de uma nova carreira profissional repleta de desafios. 

Por isso, é importante conectar o propósito do colaborador ao da empresa logo nos primeiros contatos. Esse vínculo inicial aumenta as chances de permanência e desperta o espírito de colaboração na busca por resultados.

Como estamos vivendo em um cenário de distanciamento social, e nosso objetivo é proporcionar uma experiência sem limitação de tempo e lugar, encontramos em diversas ferramentas a oportunidade de realizar a etapa de recrutamento e onboarding com a mesma qualidade e eficiência feita presencialmente. 

#1 Recrutamento e seleção 

O Enlizt é a nossa plataforma de recrutamento. Através dela é possível personalizar o processo seletivo de acordo com o perfil do profissional que a empresa procura. Além disso, a ferramenta traz funcionalidades que ajudam a promover a marca empregadora da organização, a apresentar seus valores e cultura, a testar o conhecimento dos candidatos e ainda oferecer a oportunidade de expressarem todo seu potencial profissional através de vídeos. 

É muito importante que as empresas tenham em mente a importância de realizar o processo de aculturamento já no recrutamento, porque além de uma nova realidade profissional, as pessoas buscam uma organização que seja transparente e que tenha princípios parecidos com os seus. 

#2 Canais de comunicação 

Os canais de comunicação interna, juntamente com os líderes da empresa, são os principais aliados na etapa de onboarding. Aqui no DOT utilizamos diversos canais, onde cada um deles tem seu objetivo: 

O Slack, por exemplo, tem como missão reunir as equipes de outras áreas da empresa em um mesmo lugar, facilitando a realização de comunicados importantes, agilizando a busca de informações com outros colegas e contribui com a execução de reuniões através de videochamadas. 

O colaborador também pode tirar dúvidas frequentes referentes aos benefícios da empresa, por exemplo, através do Confluence e ajudar no desenvolvimento da empresa, como um todo, respondendo anonimamente as perguntas realizadas no Pulses.

Esses canais de comunicação interna são essenciais para que o colaborador saiba onde buscar informações e também possa expor suas opiniões e sugestões, garantindo um ambiente corporativo colaborativo e transparente. 

Ana Paula Baseggio Lehmkuhl, gerente de Pessoas e Cultura aqui do DOT, conta um pouco mais sobre o nosso jeito de fazer Onboarding 100% online.onboarding-home-office

 

Nadine Albalustro, Produtora de Conteúdo Web Sênior, compartilhou com a gente como está sendo a experiência de realizar essa mentoria 100% online com os novos colaboradores. onboarding-home-office

 

Bruna Kurth, Produtora de Conteúdo Web Pleno, recém chegada aqui no DOT, fala sobre como está sendo a sua experiência no período de onboarding 100% online.onboarding-home-office

 

#3 Trilhas de aprendizagem 

O Pronto Learning é um aplicativo desenvolvido pelo DOT e tem como objetivo tornar a aprendizagem corporativa mais ágil e prática.

Através do Pronto, o novo colaborador tem acesso ao nosso Manual de Bordo, tem sempre a mão as políticas e culturas da empresa e conclui as Trilhas de Aprendizagem criadas para o seu desenvolvimento profissional.

Além disso, nesse momento em que estamos 100% online, preparamos aulas de ginástica laboral que podem ser acessadas através do APP para manter a saúde do corpo em dia; manual com as melhores práticas para o trabalho home office; e um guia de saúde mental essencial para este momento de crise.  

 

Veja no vídeo abaixo como o Pronto Learning funciona e pode ser utilizado nas estratégias de onboarding da sua empresa também!

#4 Feedbacks contínuos 

O DOT tem uma cultura que fomenta a presença de feedbacks e de celebração de conquistas. Atualmente, utilizamos ferramentas como o Feedz, que nos ajudam a fortalecer ainda mais essa cultura e a gestão de objetivos e metas para que os colaboradores tenham com clareza o que é esperado de cada um. 

Quanto à carreira, é acordado entre gestor e colaborador o plano de desenvolvimento individual com foco em aprendizagem e qualificação contínua. 

São ações como estas que nos aproximam cada vez mais, nos dão força para impulsionar voos mais altos e nos fazem ser uma das Melhores Empresas para se trabalhar!