L&D impulsiona aprendizagem contínua na educação corporativa

Tempo de leitura: 6 minutos

O movimento de L&D — Learning and Development — impulsiona a aprendizagem contínua na educação corporativa, indicando uma nova maneira de pensar o aprendizado.

Essa nova mentalidade posiciona o desenvolvimento contínuo como pilar para a transformação no mundo corporativo.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as empresas precisam investir em seus colaboradores para manter o seu negócio relevante no mercado.

Isso significa oferecer oportunidades de aprendizado contínuo por meio de programas educacionais. 

Neste artigo, discutiremos como o conceito de L&D impulsiona a aprendizagem contínua na educação corporativa. Continue a leitura e entenda a diferença entre os termos L&D e T&D.

Evolução do conceito de T&D no mundo corporativo

O conceito de T&D tem evoluído ao longo do tempo, para atender às necessidades das organizações em um ambiente de trabalho em constante mudança. 

Inicialmente, o foco estava no treinamento técnico e operacional das equipes, visando melhorar as habilidades e conhecimentos dos colaboradores para desempenharem suas funções de maneira eficiente na organização.

Com o passar do tempo, o conceito evoluiu para incluir uma abordagem mais holística, com o desenvolvimento de habilidades de liderança, comunicação, resolução de problemas e outras habilidades comportamentais, as famosas soft skills que estão em voga no mercado. 

Isso permitiu que as organizações desenvolvessem profissionais com habilidades e conhecimentos mais amplos, para se adaptar melhor às mudanças e desafios do ambiente de trabalho.

Outra evolução importante no conceito de T&D é a ênfase no “aprendizado”, por isso a influência do termo L&D ganha um crescente destaque.

Apesar de muitos ainda traduzirem como sendo o mesmo que T&D, existem diferenças que distinguem essas duas palavras. 

Qual impacto essa mudança traz para o mundo corporativo?

Enquanto o T&D está associado a treinamento, onde, de alguma maneira, alguém simplesmente treina uma equipe de vendas para determinada tarefa, por exemplo, o learning de L&D está ligado à importância da aprendizagem contínua na educação corporativa, trazendo o protagonismo para o indivíduo.

Frente ao cenário mercadológico contemporâneo, é preciso mais do que meramente treinar os profissionais. É necessário oferecer oportunidades para aprenderem e se desenvolverem ao longo da vida.

Além disso, a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante na educação corporativa, permitindo que as organizações ofereçam capacitações de forma mais eficiente e acessível.

Em resumo, o conceito de T&D evoluiu de uma abordagem centrada no treinamento técnico para uma abordagem mais orientada para o aprendizado contínuo.

Homem branco, cabelos longos e escuros, usa barba. Está sentando numa mesa de trabalho enquanto mexe em seu notebook e sorri para a câmera. Ao fundo uma sala branca com diversos itens de escritório.

O que é aprendizagem contínua na educação corporativa?

A aprendizagem contínua na educação corporativa é um processo de constante desenvolvimento, que permite aos colaboradores adquirir novas habilidades, atualizar seus conhecimentos existentes e aplicar o aprendizado em seu trabalho diário. 

Ao longo do tempo, houve uma evolução significativa na forma como as empresas abordam o aprendizado e como usam as tecnologias como suas aliadas para os programas de treinamento. 

O conceito de L&D transcende a abordagem de T&D tornando-se uma tendência, porque seu foco está no aprendizado e não apenas em um treinamento pontual.

Ainda mais, com programas de aprendizagem personalizados para atender às necessidades individuais de cada perfil.

O uso de tecnologias  transformou a maneira como o aprendizado acontece, por meio de cursos interativos e de plataformas de aprendizagem.

Nesse sentindo, as mudanças tecnológicas permitiram aos profissionais aprender de qualquer lugar e a qualquer hora, além de fornecerem dados sobre o progresso e o sucesso dos participantes.

As empresas dos mais diversos setores já reconhecem a importância do desenvolvimento contínuo e estão investindo em novas abordagens, garantindo que os colaboradores recebam o treinamento necessário para atender às demandas do mercado atual.

Recapitulando, a evolução do T&D para o L&D no mundo corporativo está focada na aprendizagem contínua, personalização, tecnologia, flexibilidade e na colaboração

A importância do desenvolvimento contínuo em tempos de mudança 

No mundo BANI, tudo está relacionado. Os sistemas são complexos e fortemente unidos. Logo, a tendência é que sejam frágeis e não-lineares, o que os torna incompreensíveis e, por sua vez, tornam o mercado mais ansioso.

Qualquer empresa que entenda esse acrônimo e sua importância, se moldará a essas características, que são a chave do sucesso das grandes organizações.

Afinal, estar preparado para lidar com os desafios gera vantagens competitivas, ainda mais em um mercado tão disputado como o de hoje. 

Logo, a aprendizagem contínua na educação corporativa é importante, porque permite aos profissionais se manterem atualizados com as tendências, tecnologias e melhores práticas em sua área de atuação, dando a eles a oportunidade de migrarem de área ou até mesmo se especializarem segundo as necessidades da organização. 

Isso não apenas ajuda os colaboradores a se desenvolverem profissionalmente, mas também aumenta sua produtividade no trabalho, gerando excelentes resultados. Além disso, a aprendizagem contínua é um fator chave na retenção de talentos.

As organizações que oferecem programas de desenvolvimento estão mais propensas a atrair e reter os melhores talentos, porque os profissionais valorizam empresas que investem em seu desenvolvimento e oferecem oportunidades de aprendizado contínuo.

Como as grandes empresas alinham aprendizagem contínua ao objetivo de negócio?

Ao decorrer desse artigo, vimos que a aprendizagem contínua no mundo corporativo é mais do que essencial para os negócios da empresa: ela é a chave para alcançar os melhores resultados no mercado.

Ainda mais em um cenário repleto de novas tecnologias, mudanças e incertezas, no qual as organizações vêm se adaptando para lidar com os desafios que surgem.

Dessa forma, ao alinhar os objetivos do negócio e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, as empresas se destacam das demais, porque investem no seu principal capital: as pessoas.

Por isso, antes de iniciar um programa de aprendizagem contínua, é necessário atrelar os objetivos educacionais ao objetivo macro da organização e definir onde o aprendizado será eficaz e capaz de preencher as lacunas de habilidade e desempenho.

Isso inclui, também, olhar para as metas da organização a curto, médio e longo prazo, bem como quais serão as estratégias adotadas para alcançar as metas. 

O L&D  desempenha um papel fundamental na promoção da aprendizagem contínua por promover o conceito de lifelong learning, tornando as pessoas protagonistas do seu próprio desenvolvimento.

Esse movimento de transformação na mentalidade da empresa considera uma maneira diferente de pensar a responsabilidade para os treinamentos corporativos.

Mulher branca, de cabelos curtos e escuros, usa óculos redondos com armação marrom. Está vestindo camisa de mangas curtas cinza e calça jeans, sentada no chão de uma sala de estar, com uma caneca na mão e uma caneta em outra. Ao fundo temos sofás claros, com algumas almofadas espalhadas e tapete.

Grandes empresas conseguem alinhar a aprendizagem contínua aos objetivos de negócio, por meio de práticas como: 

Identificação das necessidades de aprendizagem: avaliam as habilidades e conhecimentos necessários para atingir seus objetivos de negócios e identificar lacunas nas habilidades existentes de seus colaboradores.

A partir daí, torna-se possível criar programas de aprendizado para preencher essas lacunas, garantindo uma aprendizagem direcionada  às habilidades relevantes para a empresa.

Alinhamento de metas de aprendizagem com as metas de negócios: as grandes empresas definem metas específicas de aprendizagem alinhadas aos objetivos de negócios.

Por exemplo, uma empresa pode definir a meta de treinar todos os seus colaboradores em uma nova tecnologia para aumentar a eficiência do processo de produção e reduzir os custos.

Desenvolvimento de programas de aprendizado personalizados: com base nas necessidades identificadas, as empresas podem pensar em desenhar programas de aprendizagem contínuos e personalizados, capazes de atender às necessidades dos colaboradores e da organização como um todo.

Integração de aprendizagem em atividades diárias: as empresas podem incentivar a aprendizagem contínua, incorporando-a às atividades diárias.

Isso pode ser feito por meio de sessões de treinamento, apresentações em reuniões regulares de equipe e projetos que exigem a aplicação de novas habilidades e conhecimentos.

Escolha de soluções educacionais variadas: oferecer soluções educacionais digitais e variadas, como  produção de cursos online com estratégias de gamificação, microlearning, universidades corporativas, immersive learning e outros recursos de aprendizado que permitem que os colaboradores aprendam de maneira flexível e adaptada às suas necessidades, é essencial para o engajamento no programa de L&D.

Medição de desempenho e sucesso dos programas: é importante medir o sucesso dos programas de aprendizado, por meio de avaliações e feedback dos colaboradores e líderes da organização.

Conheça as soluções educacionais do DOT Digital Group

O uso de tecnologias na educação pode auxiliar na medição dos resultados, permitindo que as empresas avaliem se a aprendizagem está ajudando a alcançar os objetivos de negócio e identificar áreas para melhoria. 

Sabemos que os profissionais de L&D, T&D e RH compreendem a importância de investir em aprendizagem contínua na educação corporativa para manter os colaboradores motivados e produtivos.

No entanto, reconhecemos que implementar programas eficazes de aprendizagem pode ser muito mais desafiador do que parece. Por isso estamos aqui para solucionar seus desafios em T&D, de ponta a ponta.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e eleve o seu programa de T&D ao próximo nível!

2024-02-29T10:40:35-03:00