KEEP LEARNING: um manifesto DOT sobre aprendizagem contínua no mundo corporativo

Início/Educação/KEEP LEARNING: um manifesto DOT sobre aprendizagem contínua no mundo corporativo

 

Nunca houve tanta possibilidade de aprendizagem contínua no mundo corporativo e ao mesmo tempo. 

Conteúdos gratuitos, cursos online, plataformas de gestão do conhecimento, métodos ágeis de trabalho, gestão do tempo, inteligência emocional, soft skills, hard skills, trabalho remoto… 

É o conhecimento chegando de forma acelerada na palma da mão, disputando nossa atenção e nossas prioridades.

blog-dot-digital-group-aprender-por-aprender-nao-e-suficiente-e-apenas-cansativo

Contudo, apesar da grande oferta, existe a barreira do comprometimento que cada pessoa tem com o seu próprio desenvolvimento – que pode ser muito ou quase nada. 

A falta de tempo, as atividades de casa, os ciclos sociais, o excesso de telas e de informações, o horário de expediente, o fato de termos crescido em um modelo de ensino engessado, tudo isso impacta na disposição que temos em aprender algo novo.

Ou seja, queremos sair transformados de um curso online ou queremos apenas a certificação para enriquecer nosso LinkedIn? 

Se a resposta for a segunda opção, quanto tempo desperdiçamos aprendendo algo apenas por aprender enquanto poderíamos estar dedicando nosso tempo em algo mais útil para nossas vidas?

Aprendizagem contínua por trás do conceito  Lifelong Learning

O mundo corporativo pode oferecer o incentivo que for, criar estratégias de engajamento e investir em inovação na sua área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), mas o comprometimento continua sendo uma responsabilidade pessoal de cada um de nós, profissionais.

No entanto, essa mentalidade pode e deve ser impulsionada por estratégias de educação corporativa e pelas áreas de RH e T&D das empresas e organizações por meio do conceito Lifelong Learning.

Mas não basta distribuir informação e incentivar a aprendizagem contínua sem a preocupação fidedigna de garantir a absorção do conhecimento ao longo da vida e em todo ciclo de aprendizagem.

Reflexo disso são os novos cargos que estão surgindo, como Head of Remote, Chief Happiness Officer e Chief Learning Officer. É o mercado mostrando que as coisas estão mudando e que a atenção social para questões como educação, bem-estar, saúde mental e produtividade é mais que necessária, é urgente.

blog-dot-digital-group-lifelong-learning-motive-seus-colaboradores-a-serem-protagonistas-do-seu-proprio-desenvolvimento

O que é ser Lifelong Learner na prática?

O conceito lifelong learning ou, em português, aprendizagem ao longo da vida,  não é exatamente novo. Já na década de 1990, a ideia de educação continuada era tratada como uma necessidade para os profissionais que desejavam se manter atualizados.

Sendo assim, a diferença é que, hoje, cada pessoa tem a possibilidade de gerir o seu próprio desenvolvimento, considerando aonde quer chegar ao unir perspectivas pessoais e profissionais. Esse é o espírito KEEP LEARNING

Esse movimento, que agora se manifesta a partir do propósito do DOT como empresa, se sustenta em pilares como: 

  • 1º: aprender a conhecer; 
  • 2º: aprender a fazer; 
  • 3º: aprender a conviver; 
  • 4º: aprender a ser – Lifelong Learner. 

São pessoas automotivadas, que buscam o aprendizado nas mais diversas experiências. 

Como disse Peter Drucker, pai da administração e gestão moderna, “a tarefa mais urgente é ensinar as pessoas a aprender”.

Essa é a responsabilidade que o DOT Digital Group assume ao impulsionar organizações a partir do desenvolvimento das pessoas que delas fazem parte.

Se a sua empresa ou organização também acredita e incentiva na aprendizagem contínua de seus profissionais, junte-se ao DOT. 

Abrace as #KeepLearning e #LifelongLearner em suas comunicações, pois JUNTOS podemos incentivar as pessoas a serem Lifelong Learners.

blog-dot-digital-group-keep-learning-aprendizagem-continua

2022-04-27T15:02:06-03:00