Nunca houve tantas possibilidades de aprendizagem contínua no mundo corporativo. 

Conteúdos gratuitos, cursos online, plataformas de gestão do conhecimento, metodologias ágeis, gestão de tempo, inteligência emocional, soft skills, hard skills, ferramentas tecnológicas, inteligência artificial… 

O conhecimento chega de forma cada vez mais acelerada, por todos os lados, disputando a nossa atenção e as nossas prioridades.

Contudo, apesar da grande oferta, existe a barreira do comprometimento que cada pessoa tem com o seu próprio desenvolvimento — que pode ser pequena ou gigantesca. 

A falta de tempo, as atividades de casa, os ciclos sociais, o excesso de telas e de informações, o horário de expediente, o fato de termos crescido em um modelo de ensino engessado…  Enfim, todos esses fatores impactam na disposição que temos em aprender algo novo.

Essa disposição versa sobre o que realmente queremos para nós, em termos de aprendizagem: queremos sair transformados de um curso online ou queremos apenas a certificação, para enriquecer nosso perfil no LinkedIn? 

Caso a sua resposta seja a segunda opção, reflita por um momento. Afinal, quanto tempo é desperdiçado aprendendo algo apenas por aprender, enquanto poderia estar sendo dedicado a algo mais útil?

Em um mundo no qual somos bombardeados constantemente por milhares de informações, tendo que lidar diariamente com diversas atividades que não agregam valor algum e correndo contra o tempo para dar conta de todas as tarefas do dia a dia, é fundamental que façamos da aprendizagem algo especial.

É imprescindível que aprendamos a aprender. 

Aprender a buscar conteúdo significativo de verdade, a desfrutar do tempo investido em aprendizagem. Ademais, a aproveitar as tantas possibilidades de aprender que temos ao nosso dispor nesse mundo tão tecnológico.

A importância do lifelong learning

As organizações podem oferecer o incentivo que for, criar as melhores estratégias de engajamento e investir em inovação na área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), mas não tem jeito: o comprometimento continua sendo uma responsabilidade pessoal de cada um de nós, profissionais.

É preciso despertar em nós o espírito de lifelong learning

Nesse sentido, líderes e profissionais de T&D podem apoiar, atuando como verdadeiros catalisadores na criação de uma cultura de aprendizagem contínua, de um ambiente de trabalho permeado pelo espírito keep learning.

Porém, essa tarefa não é tão simples: não basta só distribuir informação e incentivar a aprendizagem continuada, sem se preocupar realmente em garantir a absorção do conhecimento ao longo da vida e em todo o ciclo de aprendizagem. É necessário desenvolver educação corporativa digital com propósito!

Mas, afinal… Como aderir ao keep learning ser um lifelong learner de verdade?

O conceito de lifelong learning não é exatamente novo. Já na década de 1990, a ideia de educação continuada era tratada como uma necessidade para os profissionais que desejavam se manter atualizados.

A diferença daquela época para os dias atuais é que, hoje, cada pessoa tem a possibilidade de gerir o seu próprio desenvolvimento, considerando aonde quer chegar ao unir perspectivas pessoais e profissionais. Esse é o espírito KEEP LEARNING. Esse é o primeiro passo para assumir o controle do próprio processo de aprendizagem e se tornar um lifelong learner

Para aderir ao movimento keep learning e investir no próprio desenvolvimento, é necessário se apoiar em 4 pilares fundamentais:

  • 1º: aprender a conhecer
  • 2º: aprender a fazer
  • 3º: aprender a conviver
  • 4º: aprender a ser – Lifelong Learner

Lifelong learners são pessoas automotivadas, que buscam o aprendizado nas mais diversas experiências. Aprendendo a aprender dia após dia. Como já dizia Peter Drucker, pai da administração e gestão moderna, “a tarefa mais urgente é ensinar as pessoas a aprender”.

Assim, essa é a responsabilidade que o DOT Digital Group assume, ao impulsionar organizações a partir do desenvolvimento das pessoas que delas fazem parte.

Se a sua empresa ou organização também acredita na aprendizagem contínua como chave para o sucesso de profissionais e organizações, junte-se ao DOT!

JUNTOS, podemos levar o keep learning ainda mais longe.