Atualmente, o mundo dos negócios tem passado por diversas transformações digitais, em que a tecnologia tem sido vista como uma grande aliada para gerar vantagem competitiva, receita e valor para as organizações. E essa evolução tem sido fundamental para o desenvolvimento da educação corporativa digital.

Cada vez mais digital e gamificado, o processo de aprendizado dentro das empresas está mais focado em revelar e desenvolver competências específicas dos colaboradores de forma prática e continuada. 

Confira a seguir os 7 benefícios de investir em educação corporativa digital na sua empresa:

Como o processo de aprendizado é realizado por meio de plataformas de ensino, os recursos são otimizados e dinâmicos. O material didático é desenvolvido em diversos tamanhos e alcance em larga escala, sem necessidade de gastos com estrutura física, deslocamento e hospedagem de professores e alunos.

icone1Na prática:

A Flex Contact, empresa de Relacionamentos Inteligentes, implementou a estratégia de capacitação online no processo de onboarding. Anteriormente, o treinamento era realizado de forma presencial e tinha duração de 6h a 8h concentradas em um mesmo dia.

Atualmente esse processo funciona por meio de trilhas de aprendizagem compostas por pequenas pílulas de conhecimento. Geralmente são 13 pílulas de 1 a 2 minutos, cada. Desta forma, o novo colaborador consegue passar pelo onboarding de forma mais dinâmica.

Jogos, vídeos, simuladores, trilhas de aprendizagem ou podcasts, são inúmeras as estratégias que podem ser utilizadas para um aprendizado muito mais dinâmico. Cada empresa avalia e identifica suas necessidades, estabelecendo objetivos. Em conjunto com uma equipe especializada de consultores educacionais, é definido o método mais eficaz de oportunizar a construção de conhecimento.

icone2Na prática:

Para o Banco Mundial, o DOT desenvolveu uma estratégia de Blended Learning, ou seja, uma estratégia de aprendizagem semipresencial. Essa foi a melhor opção para o cliente que, em um primeiro momento, capacita e treina os participantes online, mas também une o grupo para debater os temas do curso. Essa estratégia reduziu em até 30% os custos com a capacitação.

 

A educação corporativa se desenvolveu a ponto de adquirir status de área estratégica dentro das instituições. A criação de um ambiente de aprendizagem corporativa digital oferece um diferencial de formação continuada, fazendo com que os profissionais se envolvam mais e tragam resultados efetivos para a empresa.

icone3Na prática:

A TIVIT – líder em serviços integrados de tecnologia na América Latina – buscou o DOT Digital Group para expandir a academia TECHNO TIVIT, que contempla programas de formação para os profissionais de TI da companhia. O DOT propôs o desenvolvimento e a implementação de uma plataforma tecnológica adequada às necessidades da TIVIT, com conteúdos profissionais capacitados a suportar o projeto.
Com a implementação do programa de e-learning customizado, foi possível motivar e engajar os novos colaboradores a iniciarem o Programa de Onboarding online e a concluírem os cursos de maneira satisfatória. Em 2019, quase 1200 novos colaboradores foram inseridos na cultura TIVIT por meio deste programa.
Conheça mais sobre este case aqui.

Concentrar as práticas da empresa em uma plataforma de estudo facilita o treinamento dos novos funcionários. Esses arquivos podem ser atualizados rapidamente, de acordo com a necessidade, criando uma biblioteca de conteúdos que serve para toda a instituição.

icone4Na prática:

O DOT Digital Group desenvolveu trilhas de autoatendimento para o Sebrae/SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), a partir das quais suas soluções educacionais a distância são disponibilizadas. O objetivo é fazer com que o usuário navegue pela trilha e avance nos conteúdos de maneira intuitiva e rápida, sempre que necessitar. Leia mais sobre este case aqui!

 

A capacitação online permite o desenvolvimento de habilidades úteis no mercado de trabalho, como autonomia, organização, gerenciamento de tempo, utilização de ferramentas tecnológicas e automotivação.

icone5Na prática:

O IBMEC, referência em ensino superior no Brasil, tinha o desafio de atualizar e desenvolver novas disciplinas de pós-graduação com acesso mobile, atendendo as necessidades do público-alvo e considerando as tendências educacionais e tecnológicas.

O DOT desenvolveu um completo projeto educacional e visual para a perfeita equalização das novas disciplinas e atualizações necessárias. As disciplinas foram desenvolvidas com responsividade e linguagem adequada ao perfil dos alunos, além de recursos interativos e dinâmicos.

Também foi desenvolvido um game sobre BSC para a disciplina Estratégia Empresarial, despertando ainda mais o interesse dos alunos no conteúdo.

Uma estratégia bastante utilizada na educação corporativa digital é a gamification. Pesquisas comprovam que treinamentos baseados em projetos que motivam a equipe e dão oportunidade para experimentação, estimulam a criatividade e o engajamento dos colaboradores, resultando no sucesso do projeto.

icone6Na prática:

A Natura tinha dois desafios: promover a cultura da educação e engajar as consultoras para aumentar a produtividade das vendas e a interação com a marca. 

Para solucionar essas questões, foi utilizada estratégia de gamification para facilitar o incentivo à aquisição de novas habilidades no trabalho de consultoria, como: preparar-se para melhor atender às clientes, estudar os vídeos instrucionais da Natura, fazer uso de meios digitais para o trabalho e conhecer melhor os produtos.

Esse projeto resultou na conquista de novos hábitos digitais, como utilizar máquina de cartão e realizar pedidos pela internet, além de aumentar consideravelmente as vendas. Confira o case de sucesso completo! 

Poder estudar em qualquer horário e de qualquer local com acesso à internet é uma das maiores vantagens da capacitação online. Cada vez mais o tempo se torna moeda preciosa na vida das pessoas e das empresas. Possibilitar o desenvolvimento profissional de forma flexível contribui significativamente para o alcance de melhores resultados e equipes de alta performance.

icone6Na prática:

Com a utilização da estratégia de microlearning, o Grupo Martins conseguiu concentrar a atenção de seus representantes em desenvolver sua força de vendas através de pequenas doses de conhecimentos.

O formato de conteúdo one page, separado por macrotemas que fazem parte do dia a dia desses representantes, resultou em um aprendizado mais dinâmico, rápido e eficaz. 

Quer aproveitar esses benefícios na sua estratégia de educação corporativa e ainda virar um case de sucesso, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas!