Conheça os 7 benefícios da Educação Corporativa Digital

 

Atualmente, o mundo corporativo tem passado por diversas transformações digitais. A tecnologia tem sido vista como uma grande aliada para gerar vantagem competitiva, receita e valor para as organizações. E essa evolução tem sido fundamental para o desenvolvimento da Educação Corporativa Digital.

O processo de aprendizado dentro das empresas está cada vez mais digital e gamificado. Além disso, torna-se mais focado em revelar e desenvolver competências específicas dos colaboradores, de forma prática e continuada.

Confira os 7 benefícios da Educação Corporativa Digital na sua empresa:

1. Redução de custos

Como o processo de aprendizado é realizado por meio de plataformas de ensino, os recursos são otimizados e dinâmicos. O material didático é desenvolvido em diversos tamanhos e alcance em larga escala, sem necessidade de gastos com estrutura física, deslocamento e hospedagem de professores e alunos.

Na prática:

A Flex Contact, empresa de Relacionamentos Inteligentes, implementou a estratégia de capacitação online no processo de onboarding. Anteriormente, o treinamento era realizado de forma presencial e tinha duração de 6h a 8h concentradas em um mesmo dia.

Atualmente esse processo funciona por meio de trilhas de aprendizagem compostas por pequenas pílulas de conhecimento. Geralmente são 13 pílulas de 1 a 2 minutos, cada. Desta forma, o novo colaborador consegue passar pelo onboarding de forma mais dinâmica.

2. Pode ser adaptada

São inúmeras as estratégias que podem ser utilizadas para um aprendizado muito mais dinâmico, como jogos, vídeos, simuladores, trilhas de aprendizagem ou podcasts.

Cada empresa avalia e identifica suas necessidades, estabelecendo objetivos. Em conjunto com uma equipe especializada de consultores educacionais, é definido o método mais eficaz de oportunizar a construção de conhecimento.

Na prática:

Para o Banco Mundial, o DOT desenvolveu uma estratégia de Blended Learning, ou seja, uma estratégia de aprendizagem semipresencial.

Essa foi a melhor opção para o cliente que, em um primeiro momento, capacita e treina os participantes online, mas também une o grupo para debater os temas do curso. Essa estratégia reduziu em até 30% os custos com a capacitação.

3. Formação continuada

A Educação Corporativa Digital se desenvolveu a ponto de adquirir status de área estratégica dentro das instituições, muitas vezes evoluindo para Universidades Corporativas completas.

A criação de um ambiente de aprendizagem corporativa digital, como um LMS, por exemplo, oferece um diferencial de formação continuada, fazendo com que os profissionais se envolvam e tragam resultados efetivos para a empresa.

banner vermelho, à esquerda os dizeres "saiba como montar uma Universidade Corporativa Digital em 6 passos, baixe o infográfico" e à direita um círculo com a imagem de uma mulher negra com cabelo cacheado curto, usando blusa branca e brincos de argola grandes e sorrindo, ao fundo um ambiente de escritório

Na prática:

Santo de casa precisa fazer milagre sim! Na Educação Corporativa DOT, utilizamos a mesma metodologia que aplicamos aos nossos clientes. O projeto DOT Academy disponibiliza cursos e conteúdos criados pelo próprio DOT que capacita nossos profissionais nos mais variados temas de valor, do código ao design instrucional.

imagem de um notebook com a tela mostrando a página DOTKnows

A parte mais interessante de nosso programa foi a premissa de colaboração, que viabiliza a aprendizagem continuada de forma orgânica e natural.

O colaborador tem liberdade para incluir as suas sugestões de conteúdos em suas áreas de expertise para serem acessadas por toda a empresa, além de poder colaborar com a construção de seus próprios conteúdos com base em outras fontes de aprendizagem.

4. Atualizações imediatas

Concentrar as práticas da empresa em uma plataforma de estudo facilita o treinamento dos novos colaboradores. Esses arquivos podem ser atualizados rapidamente, de acordo com a necessidade, criando uma biblioteca de conteúdos que serve para toda a instituição.

Na prática:

O DOT Digital Group desenvolveu trilhas de autoatendimento para o Sebrae/SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), a partir das quais suas soluções educacionais a distância são disponibilizadas.

O objetivo é fazer com que o usuário navegue pela trilha e avance nos conteúdos de maneira intuitiva e rápida, sempre que necessário. Leia mais sobre este case aqui!

5. Desenvolvimento de habilidades

A capacitação ágil permite o desenvolvimento de habilidades úteis no mercado de trabalho, como autonomia, organização, gerenciamento de tempo, utilização de ferramentas tecnológicas e automotivação.

Na prática:

O IBMEC, referência em ensino superior no Brasil, tinha o desafio de atualizar e desenvolver novas disciplinas de pós-graduação com acesso mobile, atendendo as necessidades do público-alvo e considerando as tendências educacionais e tecnológicas.

O DOT desenvolveu um completo projeto educacional e visual para a perfeita equalização das novas disciplinas e atualizações necessárias. As disciplinas foram desenvolvidas com responsividade e linguagem adequada ao perfil dos alunos, além de recursos interativos e dinâmicos.

Também foi desenvolvido um game sobre BSC para a disciplina Estratégia Empresarial, despertando ainda mais o interesse dos alunos no conteúdo.

6. Promove o engajamento

Uma estratégia bastante utilizada na educação corporativa digital é a gamificação. Pesquisas comprovam que treinamentos baseados em projetos que motivam a equipe e dão oportunidade para experimentação, estimulam a criatividade e o engajamento dos colaboradores, resultando no sucesso do projeto.

Na prática:

A Natura tinha dois desafios: promover a cultura da educação e engajar as consultoras para aumentar a produtividade das vendas e a interação com a marca. 

Para solucionar essas questões, foi utilizada estratégia de gamification para facilitar o incentivo à aquisição de novas habilidades no trabalho de consultoria, como: preparar-se para melhor atender os clientes, estudar os vídeos instrucionais da Natura, fazer uso de meios digitais para o trabalho e conhecer melhor os produtos.

Esse projeto resultou na conquista de novos hábitos digitais, como utilizar máquina de cartão e realizar pedidos pela internet, além de aumentar consideravelmente as vendas. Confira o case de sucesso completo! 

7. Flexibilidade

Poder estudar em qualquer horário e de qualquer local com acesso à internet é uma das maiores vantagens da Educação Corporativa Digital. Cada vez mais o tempo se torna moeda preciosa na vida das pessoas e das empresas. Possibilitar o desenvolvimento profissional de forma flexível contribui significativamente para o alcance de melhores resultados e equipes de alta performance.

Na prática:

Com a utilização da estratégia de microlearning, o Grupo Martins conseguiu concentrar a atenção de seus representantes em desenvolver sua força de vendas por meio de pequenas doses de conhecimentos.

O formato de conteúdo one page, separado por macrotemas que fazem parte do dia a dia desses representantes, resultou em um aprendizado mais dinâmico, rápido e eficaz.

banner verde água, à esquerda um círculo com a imagem de uma mulher negra com cabelos cacheados e longos, usando uma blusa branca e segurando um smartphone, olhando para a tela e sorrindo, à direita os dizeres "ebook gratuito, microlearning: mitos e verdades, faça o download"

Quer aproveitar esses benefícios na sua estratégia de Educação Corporativa Digital? Clique aqui e converse com um de nossos especialistas!

Leia também:

>>> Guia completo: LMS para Educação Corporativa Digital

>>> Produção de cursos online para sua Universidade Corporativa

>>> Universidade Corporativa Digital: por que incluir no seu Programa de T&D?

 

2023-11-28T17:26:20-03:00