[CASE] Um espaço Sebrae no Metaverso: conheça o Sebraeverso

Tempo de leitura: 3 minutos

 

A chegada do metaverso nos traz novas possibilidades em diversos campos da interação humana. Assim, de olho nessa tendência, o Sebrae Nacional nos trouxe o desejo de criar o Sebraeverso: um espaço do Sebrae no Metaverso. 

Mas afinal: o que é metaverso? 

De forma resumida, podemos dizer que o metaverso é um mundo virtual. Uma espécie de realidade alternativa digital, na qual pode-se, através do uso de realidade virtual, criar ambientes completos, com recursos diversos, para quaisquer tipos de finalidades.

Essa é uma tecnologia capaz de modificar a forma como o físico e o digital se relacionam, promovendo novas formas de interação entre as pessoas e experiências imersivas e inovadoras.

 

Por que investir no metaverso?

O principal objetivo de utilização do metaverso é promover ações práticas e imersivas, sejam capacitações, reuniões, ou eventos em geral. 

A estratégia consiste em usar as potencialidades do metaverso para ir além do conceito de interações tradicionais, criando uma verdadeira galeria de experiências e, assim, despertando o interesse dos participantes.

Por meio do desenvolvimento de um espaço no metaverso, norteado pelos princípios da andragogia – trazendo uma linguagem dialógica e uma identidade visual atrativa – é possível potencializar o interesse e o engajamento do seu público-alvo acerca de uma ação, sejam colaboradores, fornecedores ou, até mesmo, os clientes de sua empresa.

É importante destacar a possibilidade de personalização disponível nessa solução. Por exemplo, o espaço desenvolvido para o Sebrae no Metaverso conta com um visual inspirado na realidade: o céu e a paisagem que se veem são de Brasília. 

Porém, essa tecnologia permite que a personalização ocorra de acordo com o desejo de cada empresa. 

Também é interessante frisar que, para aproveitar essa tecnologia, não existe a obrigatoriedade de utilização de óculos de realidade virtual. Obviamente, com o dispositivo a experiência torna-se ainda mais imersiva, no entanto, a escolha fica a cargo do cliente, com base em suas necessidades e possibilidades. 

banner verde água, do lado esquerdo dois círculos, dentro do círculo menor uma imagem do ambiente virtual sebraeverso, e ao lado, dentro de um círculo maior, uma mulher branca, de cabelos longos e lisos, segurando e olhando para um smartphone em um ambiente um pouco escuro, com reflexos de luzes rosa e roxa. do lado direito os dizeres "saiba mais detalhes sobre o case Sebraeverso, confira!"

 

Como foi a entrada do Sebrae no metaverso? 

Para esse projeto ousado e inovador, desenvolvemos um ambiente para o Sebrae no metaverso, com navegação aberta e recursos dispostos de modo a informar e encantar os participantes. 

O principal objetivo da organização era oferecer aos empreendedores um espaço de aprendizagem, como um treinamento corporativo moderno, no qual eles pudessem aprender o que é Metaverso, de forma prática e imersiva. Além disso, a ideia era demonstrar a esse público quais benefícios esse espaço pode oferecer para as empresas. 

O Sebraeverso conta com uma série de objetos educacionais em diferentes formatos, promovendo uma experiência de  immersive learning que apresente os principais conceitos do que é o metaverso e de seus possíveis desdobramentos com foco em oportunidades para empresas e negócios. 

 

Três ambientes foram criados para o Sebrae no Metaverso: 

  • Recepção

Nesse ambiente, os visitantes encontram  instruções básicas de como andar pelo local e uma prévia do que será visto lá dentro; 

  • Ambiente de conhecimento

Esse espaço conta com objetos educacionais, organizados em uma jornada intuitiva; 

  • Ambiente de interação 

Por fim, foi criado um espaço com o objetivo de promover a socialização entre as pessoas – é um grande jardim sob o céu do cerrado. 

 

A solução foi pensada para oferecer acessibilidade digital, independente do dispositivo utilizado. O ambiente é responsivo, ou seja, pode ser  acessado tanto pelo celular quanto pelo computador. Visite o Sebrae no metaverso clicando no banner abaixo:

banner roxo com os dizeres "conheça o Sebraeverso! acesse agora"

 

A solução do Sebrae no Metaverso foi lançada em nível nacional, possibilitando a muitas pessoas a chance de ter sua primeira experiência no metaverso através do Sebrae e, para o DOT, é uma enorme satisfação fazer parte disso.

A partir dessa experiência, abre-se um enorme leque de possibilidades, onde novas aplicações e conteúdos poderão ser planejados, e novas estratégias em educação corporativa digital desenvolvidas. 

Quer conhecer mais cases de sucesso e saber mais sobre o jeito DOT de fazer EdTech? Fale com um de nossos especialistas!

 

Leia também:

>> Conheça as principais Tendências em T&D para 2023

>>[CASE] Como o storytelling engajou e capacitou a área de segurança patrimonial da Amaggi 

>> Qual a importância da gestão do conhecimento nas empresas?

2022-11-04T15:11:39-03:00