Circuito DOT: conheça a nossa exclusiva metodologia para Treinamento Corporativo Digital

O Circuito DOT é o nosso jeito moderno e eficiente de entregar conhecimento em treinamentos corporativos digitais.

Tempo de leitura: 7 minutos

Quando falamos sobre os diferenciais das nossas soluções educacionais para treinamento corporativo digital, carregamos história, estrutura e solidez. O que faz disso, sem dúvidas, uma grande responsabilidade.

Já são mais de 27 anos de experiência, desenvolvendo educação corporativa digital de qualidade, orientada para o seu negócio. Por trás de cada solução DOT, existe uma equipe de mais de 500 profissionais trabalhando arduamente, comprometidos com o propósito de desenvolver pessoas para impulsionar organizações.

E é esse propósito que dá vida ao Circuito DOT, o nosso jeito DOT de fazer treinamento corporativo digital. A nossa metodologia começa na concepção da solução educacional, geralmente vinda de alguns “calcanhares de Aquiles” de grandes empresas e instituições, chegando até a avaliação de impacto. Impacto esse que permeia não só os resultados do negócio, mas também a vida das pessoas que se beneficiam desse conhecimento.

Ao longo do trajeto, são muitos encontros, brainstorms, estudos, acertos e erros. Sempre com o intuito de buscar ser a melhor fonte de estruturação e viabilidade do conhecimento para cada um de nossos clientes. 

E a resposta está no OLHAR SISTÊMICO.

Isolamos todas as fases dos programas de treinamento corporativo digital e criamos, entre eles, uma linha conectora. Isso forma um circuito pensado do início ao fim, com sincronia entre aprendizagem, didática, tecnologia, comportamento, comunicação e usabilidade. 

Circuito DOT: nosso jeito de fazer treinamento corporativo digital

Desenvolver capacitação corporativa digital para grandes organizações pode ser extremamente complexo. Isso porque ao pensarmos programas de T&D, estamos pensando, obrigatoriamente, em andragogia: educação voltada ao público adulto, o que significa que considerar preferências, necessidades e limitações desse público, para assegurar o engajamento, é indispensável.

Sendo assim, um dos desafios do Treinamento Corporativo Digital é simplificar a jornada. É importante trazer aquele gostinho de agilidade e aventura ao programa de T&D, para torná-lo atraente e envolvente para os profissionais. 

Obviamente, cada solução educacional digital desenvolvida pelo DOT é única e exclusiva, porém, independente do perfil do colaborador que cada programa cogita impactar, existem quatro eixos fundamentais, que estão sempre integrados, como uma engrenagem que sustenta o movimento do Circuito DOT.

circuito dot: linha curvilínea, demonstrando quatro etapas: desenvolvimento, educomunicação, operação e avaliação de impacto

Se falta clareza e definição em qualquer um desses eixos, não se pode obter um bom programa, uma boa universidade corporativa, uma boa trilha educacional e, consequentemente, um real benefício para as pessoas. Portanto, para garantir um treinamento corporativo digital eficaz, é essencial:

  1. Planejar e desenvolver a solução educacional, a partir da necessidade dos nossos clientes, da empresa e das pessoas impactadas;
  2. Atrair, engajar e reter as pessoas que irão se beneficiar com a solução educacional;
  3. Elaborar e executar uma boa e efetiva estratégia de operação, para que cada pessoa a ser capacitada se sinta amparada ao longo de todo o circuito de aprendizado, pois sabemos que estudar pode ser cansativo;
  4. Avaliar o impacto do programa de educação digital, analisando o real benefício para todas as partes envolvidas, ou seja, a medição do ROI de toda ação.

Em um mundo dinâmico e assíncrono, a atuação sobre esses eixos não ocorre em uma sequência estabelecida por uma linha do tempo, mas sim de forma colaborativa, complementar e não-linear.

Planejar e desenvolver 

O planejamento é o alicerce de nosso Circuito DOT, onde tudo começa e onde o restante do projeto se sustenta, portanto, é uma etapa imprescindível.

São consideradas as competências em educação, usabilidade, tecnologia e comunicação desde o início, para diagnosticar o público e as necessidades da organização e, assim, formular estratégias que gerem o impacto pretendido na produção e adaptação de conteúdos, com o olhar cuidadoso de nossos especialistas técnicos. 

Adaptamos a linguagem e elaboramos propostas metodológicas e visuais, baseadas nas mais exigentes práticas em design instrucional.

Então, temos a implementação das soluções educacionais digitais, publicadas em um espaço desenhado sob medida, uma plataforma educacional na qual o público-alvo possa consumir o conteúdo com a melhor experiência possível. 

Atrair e engajar: os maiores desafios do treinamento corporativo digital

Desenhar o programa de T&D ideal é, sem dúvidas, uma grande vitória. Mas… e depois?

Nenhuma empresa ou organização tem o objetivo estratégico de produzir cursos para ficarem na “vitrine” ou somente existirem: um programa realmente eficaz de educação corporativa digital precisa ser consumido! 

A quantidade de cursos ofertados em uma plataforma não serve como indicador de resultado, desenvolver e publicar é apenas o começo: os profissionais precisam se engajar. 

A expectativa para um treinamento corporativo digital campeão é que ele engaje, promova a aprendizagem fluída e a aplicação do conhecimento pelas pessoas que usufruem dele. Para isso, são muito importantes os outros três eixos do Circuito DOT.

Educomunicação

No segundo eixo, trabalhamos a Educomunicação no projeto de treinamento corporativo digital. Também chamada de Comunicação Educacional, essa é a etapa que engloba atração, engajamento e retenção de pessoas. Contamos com esse eixo em nosso circuito porque o jeito DOT de desenvolver T&D considera a implementação do conhecimento como a verdadeira métrica final de sucesso, sendo a entrega de cursos uma parte disso.

Atrair o público certo para o curso certo é o grande desafio desse segundo eixo de atuação. Por isso, começamos a desenhar essa estratégia desde o início, junto ao desenvolvimento da solução educacional. Isso garante, além da eficácia, a agilidade do processo, fator-chave em nosso circuito. 

Considerando, novamente, o fator andragogia, é primordial comunicar de forma assertiva os ganhos que a capacitação trará na performance e na vida dos profissionais. Quando um objetivo de treinamento é mal comunicado, pode se tornar uma fonte de ansiedade para seus colaboradores:

  • Por onde começar?
  • O que eu já sei?
  • Não tenho tempo, como priorizar?

Para evitar esse problema é que entram as forças da Educomunicação, trabalhando fortemente a famosa expectativa x realidade.

Quantos de nós lemos a orelha do livro e geramos uma expectativa sobre o conteúdo que será entregue, somente para nos frustrarmos logo após o primeiro capítulo?

Às vezes, o conteúdo do livro até é bom, mas não é aquilo que esperávamos, por isso, abandonamos a leitura. O mesmo pode acontecer no universo da capacitação corporativa digital, e é o que dá origem ao temido fenômeno chamado evasão.

⚠️ Mas, calma: não precisa ser assim!

Para evitar a evasão, um plano de educomunicação bem estruturado pode ajudar.

Conforme os perfis de alunos e diretrizes da empresa, são pensadas campanhas de lançamento e meios de prospecção digital, que variam conforme o cliente e o aluno. 

Alguns projetos são abertos ao público e, portanto, podem ser alavancados via redes sociais e campanhas de mídia digital. Esse é o caso do projeto Sebrae/SP e sua vitrine com mais de 200 soluções educacionais, desenvolvida pelo DOT. 

Já outros, são restritos a grupos específicos de colaboradores e, assim, ficam acessíveis via canais de endomarketing e comunicação 1 a 1. 

Operação cíclica e evolutiva 

A etapa de Operação dá continuidade na promoção de engajamento, por meio de um atendimento personalizado, realizado por duas equipes, uma de mediação instrumental (monitoria) e a outra de mediação didática (tutoria). 

Utilizando diversas tecnologias e canais digitais de comunicação, as equipes realizam os atendimentos, que podem acontecer de maneira síncrona ou assíncrona.

Essa etapa do Circuito DOT é crucial para assegurar que todo o trabalho realizado até aqui não seja perdido: nossos profissionais acompanham os colaboradores de perto, mantendo-os motivados e engajados em seus estudos.

Nesse momento, já sabemos quais são os motivadores dessas pessoas e as conquistas que almejam. Assim, fica mais fácil oferecer um atendimento satisfatório. 

Além de acompanhar seus colaboradores ao longo de toda a jornada educacional, enviando informações, orientações, dicas de estudo e conteúdos complementares, nossos profissionais também acompanham os resultados dos atendimentos efetuados e realizam ações complementares. Isso garante o alcance dos resultados esperados, consoante a estratégia de negócio do cliente.

Gestão e Operação em larga escala com uso de IA

Com a chegada da Inteligência Artificial, o que era bom ficou ainda melhor. A estratégia de Mediação Educacional foi potencializada, pois os ganhos de velocidade no atendimento ao aluno são incríveis. As respostas são dadas de maneira síncrona, aumentando a satisfação do usuário, além disso, a estrutura do DOT na Gestão e Operação de cursos em larga escala garante todo o suporte necessário ao longo de toda a jornada de aprendizagem

Os programas de operação em larga escala são uma boa opção em diversos contextos. Desde unificar diversas culturas na sequência de uma fusão ou aquisição, até acelerar a execução da estratégia e lançar grandes iniciativas de transformação. Com programas de aprendizagem em toda a empresa, a organização não só estará alinhada, como também estará melhor preparada para executar.

Mensurar e melhorar: a chave do sucesso em treinamento corporativo digital 

A última etapa do Circuito DOT é a Avaliação de Impacto, tão importante quanto as anteriores, já que é a partir dela que podemos atestar a eficácia de todo o trabalho realizado anteriormente. Além disso, também é por meio da avaliação que vem a melhoria contínua.

Avaliação de Impacto 

É primordial basear a avaliação do processo todo na análise de dados. Os seguintes aspectos devem ser avaliados: 

  • Aprendizagem 

Por meio de verificação das habilidades desenvolvidas ou melhoradas, do conhecimento adquirido e das atitudes modificadas. 

  • Reação 

Através de questionários sobre a percepção dos alunos quanto às soluções educacionais e os serviços de suporte, para obter insights sobre a relevância e o impacto imediato da ação de T&D. 

  • Aplicação 

Por meio de mentoria estruturada, para medir os resultados dos participantes, da observação direta e, também, do feedback dos gestores. 

  • Impacto 

Através da análise de dados relacionados aos objetivos, de dados anteriores à ação e da coleta de evidências de melhorias decorrentes da ação de T&D.

A cada ciclo, ajustamos, melhoramos e evoluímos, junto ao cliente e aos demais times em nosso Circuito DOT. Para isso contamos com perfis multidisciplinares em nossos times, de profissionais data driven, sempre tomando cada decisão com base em investigação e dados.

💡 Em resumo: o que é diferente no jeito DOT de desenvolver treinamento corporativo digital?

Desenvolvemos múltiplas soluções educacionais digitais para Capacitação Corporativa, adaptadas e customizadas com base nas necessidades específicas de cada organização. Isso garante que cada entrega nossa proporcione uma jornada única e uma experiência de aprendizagem eficaz.

Quer desenvolver um programa de T&D singular? Vem com a gente!

Estamos à disposição para saber mais sobre seus desafios em educação corporativa e desenhar a melhor estratégia para atingir seus objetivos.