Immersive Learning: educação do futuro

O Immersive Learning consiste em uma abordagem que coloca o aprendiz no centro da experiência.

Tempo de leitura: 6 minutos
mulher em um ambiente industrial, vestindo um uniforme de trabalho e utilizando óculos e controles de realidade virtual
mulher em um ambiente industrial, vestindo um uniforme de trabalho e utilizando óculos e controles de realidade virtual

 

Atualmente, vivemos na era da informação. Como o próprio nome sugere, uma era na qual somos constantemente bombardeados com milhares de informações, todos os dias. 

Naturalmente, reter toda essa informação é uma tarefa impossível. Por isso, o nosso cérebro atua com uma espécie de filtro, armazenando o que julga ser importante, e descartando o restante. 

É aí que entra o conceito de Immersive Learning na aprendizagem continuada.

Importância do Immersive Learning na era da informação

Nessa perspectiva, para não ser descartada pelo nosso cérebro, a informação precisa chamar a atenção. Ela deve demonstrar que tem relevância e ser apresentada através de uma abordagem igualmente atrativa. 

Diante de avanços tecnológicos acelerados e do crescimento da cultura de lifelong learning, as pessoas querem estar no controle de seus processos de desenvolvimento. Elas querem aprender fazendo.

E é exatamente isso que o Immersive Learning oferece: o controle da aprendizagem. O aprendiz deixa de ser apenas um participante passivo, e passa a atuar ativamente em sua própria jornada de aprendizagem. 

Essa é, sem dúvidas, uma abordagem bastante atrativa para o nosso cérebro! Isso resulta na retenção de informação e consolidação da aprendizagem.

Mas afinal… O que é Immersive Learning?

Immersive Learning” – do inglês, aprendizagem imersiva – consiste em uma abordagem que coloca o aprendiz no centro da experiência. Torna-o protagonista do processo de aprendizagem

Isso acontece por meio do ambiente de aprendizagem que é oferecido. Por exemplo, através do uso de soluções educacionais tecnológicas, com objetivo de propiciar ao aprendiz uma imersão simulando a realidade. 

banner para baixar ebook sobre desafios na educação corporativa digital

Principais ferramentas de Immersive Learning

O conceito de aprendizagem imersiva é muito amplo. Portanto, ele conta com diversas possibilidades de ferramentas e aplicações. As mais comuns são:

  • Realidade Virtual

Consiste em um ambiente artificial que confere ao usuário total imersão em uma experiência alternativa do mundo real. Permite a interação com objetos, personagens e com o ambiente de forma totalmente virtual.

É uma alternativa um pouco mais custosa, por requerer o uso de óculos de realidade virtual. No entanto, perfeita para treinamentos que envolveriam riscos de segurança para o aluno – como a manipulação de maquinário industrial, motores e afins – já que proporciona um ambiente simulado e controlado. 

  • Realidade Aumentada

Essa opção coloca objetos virtuais no mundo real. Por meio da utilização de dispositivos móveis com capacidade para realidade aumentada – algo que já é muito comum – as imagens aparecem na frente do usuário através da tela. 

Essa tecnologia permite ao usuário explorar um objeto e todas as suas partes. Isso pode ajudá-lo a aprender sobre a utilização de um equipamento, em um treinamento corporativo, por exemplo.

  • Video Learning

O video learning captura cenários e ambientes de treinamento com vídeo 360º. Ele conduz o colaborador de forma conveniente e segura, evitando uma atividade que poderia ser difícil, cara ou perigosa de ser realizada presencialmente.

Os usuários podem ver o vídeo 360º arrastando com o mouse ou o dedo sobre o dispositivo (desktop ou móvel). Ao mesmo tempo, podem vivenciar uma experiência imersiva usando fones de ouvido de RV.

banner para baixar ebook sobre realidade aumentada, virtual e mista

Metaverso: Conheça os cases Sebraeverso e Educaverso

Uma das maiores tendências de Immersive Learning dos últimos tempos é o metaverso. Essa é uma tecnologia baseada em Realidade Virtual, que permite a criação de ambientes completos, com recursos diversos, para quaisquer tipos de finalidades. A chegada do metaverso promete  modificar a forma como o físico e o digital se relacionam, promovendo novas formas de interação entre as pessoas e experiências imersivas e inovadoras.

O Sebrae Nacional e o Sebrae/RJ, duas instituições muito inovadoras, trouxeram para o DOT o desejo de serem pioneiros nessa tecnologia disruptiva. Assim, nasceram o Sebraeverso e o Educaverso.

Sebraeverso

Para esse projeto ousado e inovador, desenvolvemos um ambiente para o Sebrae Nacional no metaverso, com navegação aberta e recursos dispostos de modo a informar e encantar os participantes. 

O principal objetivo da organização era oferecer aos empreendedores um espaço de aprendizagem, como um treinamento corporativo moderno, no qual eles pudessem aprender o que é Metaverso, de forma prática e imersiva. Além disso, a ideia era demonstrar a esse público quais benefícios esse espaço pode oferecer para as empresas.

banner verde água, do lado esquerdo dois círculos, dentro do círculo menor uma imagem do ambiente virtual sebraeverso, e ao lado, dentro de um círculo maior, uma mulher branca, de cabelos longos e lisos, segurando e olhando para um smartphone em um ambiente um pouco escuro, com reflexos de luzes rosa e roxa. do lado direito os dizeres "saiba mais detalhes sobre o case Sebraeverso, confira!"

Educaverso

O Educaverso é uma escola de negócios no metaverso, com o intuito de oferecer um espaço para capacitações exclusivas e experiência para o aluno. O objetivo do Sebrae/RJ é fomentar a educação empreendedora, através de uma experiência imersiva-lúdica e inovadora.

Foi criada uma versão virtual da sede Sebrae do Rio de Janeiro, oferecendo aos visitantes as introduções dos cursos ofertados. O projeto atua em três dimensões: 

  • Empreendedorismo empresarial
  • Empreendedorismo como projeto de vida
  • Intraempreendedorismo

banner azul escuro, com a imagem de uma mulher sorridente utilizando um óculos de realidade virtual, com os dizeres saiba mais sobre o educaverso, e um botão verde escrito confira.

Benefícios do Immersive Learning na sua estratégia de T&D

Implementar soluções Immersive Learning em seu programa de treinamento e desenvolvimento é, sem dúvidas, uma estratégia muito benéfica e inovadora. Alguns benefícios no processo de ensino e aprendizagem são:

  • Melhoria da aprendizagem através da prática

Como já citado anteriormente, o profissional dos dias atuais aprende melhor fazendo, e a aprendizagem imersiva é totalmente focada no aprendizado por meio de experiências práticas. Ela oferece ambientes que simulam cenários, coisas e situações reais.

  • Ambiente de aprendizagem sem distrações

Na era da informação, fazer com que as pessoas foquem em uma atividade, sem se distrair, é algo bem desafiador. 

Com o Immersive Learning, no entanto, isso é possível: o usuário fica completamente imerso no ambiente de aprendizagem e, assim, não se distrai facilmente.

  • Experiência dinâmica, segura e centrada no usuário 

O Immersive Learning estimula o engajamento dos alunos. Eles são os principais atuantes na experiência digital e, por isso, são induzidos a participarem ativamente de todas as atividades e dinâmicas propostas. 

Além disso, a aprendizagem imersiva proporciona um ambiente seguro e sem riscos: o usuário pode explorar e aprender com os erros cometidos.

  • Resultados mensuráveis

Como em qualquer outra estratégia na educação corporativa digital, medir resultados para garantir a eficácia é primordial. Na aprendizagem imersiva, as experiências do aprendiz podem ser mediadas por tutores, dando-lhes a oportunidade de obter suporte e feedback constantes. 

Além disso, os dados de desempenho podem ser registrados para análise posterior e, também, para fins de comparação em experiências futuras. Isso permite a testagem de retenção de conhecimentos e competências.

Immersive Learning é a solução ideal para toda capacitação?

Obviamente, embora seja uma solução inovadora que apresenta diversos benefícios, o Immersive Learning pode ser perfeito para compor algumas estratégias de T&D, mas outras não. 

A maneira ideal de descobrir se essa solução se adequa às necessidades de seu negócio e à realidade de seus colaboradores é através de um diagnóstico educacional

Não podemos esquecer que cada realidade demanda uma estratégia diferente. Por isso, o DOT Digital Group te ajuda a desenhar o programa de T&D perfeito para a sua empresa, aliando as tecnologias mais apropriadas e, assim, garantindo os resultados esperados. Converse com um especialista e saiba mais!