Comunicação educacional: do engajamento ao aprendizado

Tempo de leitura: 4 minutos

O maior erro de muitas empresas é acreditar que o projeto de comunicação para divulgação de um novo treinamento deve vir só ao final, depois que a estratégia educacional já está finalizada.

Na verdade, a estratégia de comunicação educacional precisa ser desenhada já no início, junto ao desenvolvimento da solução educacional.  Especialmente em programas com operação em larga escala, isso gera agilidade e assegura a eficácia da comunicação. 

Continue a leitura do artigo e descubra como grandes empresas podem superar os seus desafios de comunicação com a ajuda de um programa de T&D bem estruturado.

Comunicação para diferentes públicos: educação vs organização

A comunicação educacional e organizacional são estratégias diferentes, mas possuem algumas semelhanças. Além disso, ambas são importantes para o sucesso da empresa.

Em relação às semelhanças, possuem o objetivo de transmitir informações de maneira clara e efetiva para um público específico. Além disso, envolvem processos de feedback e avaliação, permitindo entender se a mensagem foi compreendida e mensurar os resultados. 

No entanto, a comunicação educacional é usada como estratégia de aprendizagem para atrair, reter e engajar os alunos-colaboradores, enquanto a comunicação organizacional diz respeito às necessidades da empresa. Como, por exemplo, a comunicação de políticas e procedimentos, informações sobre a cultura da organização, suas metas, estratégias e objetivos. 

Resumidamente, as formas de comunicação têm semelhanças importantes, mas diferem em seus objetivos e  contextos específicos de uso. 

Mulheres negras sorriem enquanto navegam pelo celular. A esquerda mulher negra de cabelos crespos curtos e escuros, usando blusa laranja e ao seu lado mulher negra, cabelos compridos e trançados em tons de rosa, usa camiseta azul e segura o celular em suas mãos.

Comunicação educacional: como superar os desafios de T&D em grandes empresas

O T&D é um elemento fundamental para o sucesso de uma grande empresa. Entretanto, a comunicação educacional é um fator muitas vezes negligenciado, que pode impedir o pleno aproveitamento desses programas. 

É por meio dessa comunicação que os colaboradores são informados sobre os objetivos e benefícios do programa, bem como sobre o que é esperado deles durante o processo de treinamento.

Alguns desafios comuns que podem surgir em um programa de treinamento são a falta de engajamento dos colaboradores, a falta de recursos para treinamento adequado ou a falta de suporte dos líderes da empresa.

Para superar esses desafios, é essencial que as empresas se concentrem na melhoria dos programas educacionais, pensando em como atrair, engajar e reter o público certo. 

Nesse sentido, a comunicação educacional é essencial para que os colaboradores compreendam os objetivos e metas do treinamento e, assim, possam aplicar os conhecimentos adquiridos em sua rotina de trabalho, sendo capazes de reconhecer os benefícios do aprendizado.

Uma comunicação eficiente é fundamental na otimização de programas educacionais, utilizando os mais diversos recursos para gerar interesse e encantar o público-alvo. 

Estimular o desejo dos colaboradores para realizar as capacitações, pode ser feito por meio de um conjunto de ações estratégicas, para atrair, engajar e reter pessoas, como:

Comunique claramente os objetivos do programa de T&D

Os colaboradores precisam entender claramente por que estão participando do programa de T&D e quais são os objetivos a serem alcançados.  Assim, é importante que a empresa defina seus objetivos de maneira clara e mensurável para a aprendizagem. 

Personalize a comunicação

Cada colaborador é único e tem necessidades de treinamento diferentes. Ao personalizar a comunicação, a empresa pode garantir que cada um entenda como o programa de T&D se relaciona com seu trabalho e quais são as expectativas específicas para seu papel. Isso ajuda a aumentar o engajamento e a motivação durante o processo de treinamento.

Utilize diferentes canais de comunicação

Utilizar diferentes canais de comunicação para alcançar o público é indispensável, porque permite atender todos os profissionais e suas necessidades.  Recursos e meios de comunicação diferenciados garantem que a mensagem chegue ao maior número possível de colaboradores.

Incentive a participação

O incentivo à participação dos colaboradores no processo de comunicação pode ser feito por meio de pesquisas de feedback, sessões de perguntas e respostas, entre outras formas.

Monitore a eficiência da comunicação

É fundamental monitorar e avaliar a eficiência da comunicação, para fazer ajustes e melhorias ao longo do tempo. Utilize métricas como taxa de abertura de e-mails, número de visualizações de vídeos e feedback dos colaboradores para medir o sucesso da comunicação educacional.

Etapas para o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação educacional eficaz 

Desenvolver uma estratégia de comunicação educacional eficaz pode ajudar a alcançar seus objetivos educacionais e promover mudanças positivas na educação de sua organização ou comunidade. 

Veja algumas etapas para criar uma estratégia de comunicação educacional eficaz:

Identifique seu público-alvo: descubra quem são as personas que você quer alcançar. Como preferem aprender? Quais canais mais consomem? Essas e outras perguntas ajudarão sua empresa a desenvolver uma estratégia mais assertiva para o programa de treinamento.

Defina seus objetivos: o que você espera alcançar com sua estratégia de comunicação educacional?  Seus objetivos podem incluir novos aprendizados para determinada função ou cargo, implementação e melhorias na cultura organizacional, entre outros.

Escolha seus canais de comunicação: escolha os canais que melhor se adéquam às necessidades de seu público-alvo e que ajudarão você a alcançar seus objetivos de comunicação.

Crie seu conteúdo: crie conteúdos relevantes e atraentes para seu público-alvo. Isso pode incluir boletins informativos, artigos, infográficos, vídeos, podcasts, webinars ou outros formatos.

Avalie sua estratégia: avalie regularmente sua estratégia de comunicação educacional, para garantir que esteja alcançando seus objetivos. Use métricas relevantes para monitorar o sucesso de sua estratégia e faça ajustes conforme necessário, para melhorar seus resultados.

Lembre-se: desenvolver uma estratégia de comunicação educacional eficaz demanda tempo e esforço, mas tem um impacto significativo em sua organização.

O DOT Digital Group desenvolve as melhores soluções para Educação Corporativa Digital, e pode apoiar o seu programa de T&D com a estratégia de comunicação educacional, para um treinamento mais eficiente e assertivo. 

Alcance excelentes resultados e atinja seus objetivos, fale agora com nossos especialistas e comece hoje o seu projeto de T&D! 

2024-02-29T10:21:35-03:00