Quando se fala em estratégia de treinamento corporativo, as ações não podem ser pautadas em achismos, pois é essencial ter informações concretas para embasar todas as etapas do processo e reportar o projeto da forma correta para as diretorias envolvidas.
Coletar e analisar dados pode revolucionar sua estratégia de treinamento
Desde a decisão de elaborar um curso até a avaliação dos resultados, o T&D deve se basear em dados, porque isso garante escolhas assertivas e eficazes dentro dos objetivos do negócio.
A princípio tenha em mente que são as necessidades e possibilidades do seu público-alvo que vão nortear a escolha das soluções educacionais mais apropriadas. A ação de T&D deve fazer sentido para trazer os resultados esperados.
Dados para planejamento em T&D
Para iniciar qualquer programa de educação corporativa, é preciso que haja um planejamento. Esse processo funcionará como um diagnóstico, para entender as necessidades a serem supridas e a melhor forma de fazer isso. Para guiar tal processo, é importante coletar os seguintes dados:
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Público-alvo;
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Dispersão geográfica;
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Hábitos de consumos de conteúdo;
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Quantidade de pessoas a serem treinadas;
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Escolaridade do público-alvo;
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Acesso à tecnologia (conectividade).
Dados na estratégia de divulgação
Concluída a etapa de planejamento, é importante assegurar que o seu público irá, de fato, acessar e realizar o treinamento, através do uso da comunicação educacional, ou Educomunicação.
Afinal, não adianta projetar o treinamento perfeito se ninguém tirar proveito dele, não é mesmo? Três fatores devem ser levados em consideração na etapa de divulgação:
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Estratégias
As ações e estratégias de divulgação devem ser escolhidas por meio de uma análise criteriosa de dados, como quais canais de comunicação tem melhor engajamento entre o público, a fim de trabalhar com meios que façam sentido para o negócio.
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Público-alvo
É preciso conhecer o público-alvo e seus hábitos de consumo de informação para segmentar corretamente a comunicação, bem como utilizar uma argumentação mais efetiva, uso do tom de voz correto, maior proximidade e, consequentemente, melhores resultados.
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Monitoramento das ações
Todas as ações devem ser metrificadas, pois isso possibilita análises e ajustes/otimizações constantes.
Dados durante a oferta do treinamento
Após um bom planejamento e divulgação, os colaboradores vão se inscrever em seu programa e iniciar a jornada de desenvolvimento.
Mas a análise de dados continua – pois através de relatórios, mediações e pesquisas de satisfação, ao longo de todo o processo, será possível obter dados qualitativos e quantitativos.
Isso garantirá a geração de disparos personalizados de ações por meio do ambiente virtual de aprendizagem, tanto quanto a revisão contínua dos conteúdos e estratégias. Isso assegura a efetividade da sua ação educacional do início ao fim.
Dados na avaliação de resultados
Finalmente, é primordial basear a avaliação do processo, como um todo, na análise de dados. Avalie os seguintes aspectos:
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Aprendizagem
Por meio de verificação das habilidades desenvolvidas ou melhoradas, do conhecimento adquirido e das atitudes modificadas.
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Reação
Através de questionários sobre a percepção dos alunos quanto às soluções educacionais e os serviços de suporte, para obter insights sobre a relevância e o impacto imediato da ação de T&D.
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Aplicação
Por meio de mentoria estruturada, para medir os resultados dos participantes, da observação direta e, também, do feedback dos gestores.
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Impacto
Através da análise de dados relacionados aos objetivos, de dados anteriores à ação e da coleta de evidências de melhorias decorrentes da ação de T&D.
Em suma, baseando o seu programa de treinamento e desenvolvimento em dados, é possível criar uma ação assertiva, obter os melhores resultados e reportar seu ROI. Quer saber como fazer isso? Fale com um de nossos especialistas, conte com o exclusivo Circuito DOT na realização de um planejamento personalizado para a sua empresa e garanta o sucesso nas suas próximas ações de T&D.
Por Silvone Assis, Diretor Comercial no DOT Digital Group
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