A importância dos dados em uma estratégia de treinamento corporativo

Início/Blog/A importância dos dados em uma estratégia de treinamento corporativo

 

Quando se fala em estratégia de treinamento corporativo, as ações não podem ser pautadas em achismos, pois é essencial ter informações concretas para embasar todas as etapas do processo e reportar o projeto da forma correta para as diretorias envolvidas. 

Coletar e analisar dados pode revolucionar sua estratégia de treinamento

Desde a decisão de elaborar um curso até a avaliação dos resultados, o T&D deve se basear em dados, porque isso garante escolhas assertivas e eficazes dentro dos objetivos do negócio.

A princípio tenha em mente que são as necessidades e possibilidades do seu público-alvo que vão nortear a escolha das soluções educacionais mais apropriadas. A ação de T&D deve fazer sentido para trazer os resultados esperados. 

Dados para planejamento em T&D

Para iniciar qualquer programa de educação corporativa, é preciso que haja um planejamento. Esse processo funcionará como um diagnóstico, para entender as necessidades a serem supridas e a melhor forma de fazer isso. Para guiar tal processo, é importante coletar os seguintes dados:

  • Público-alvo;

  • Dispersão geográfica;

  • Hábitos de consumos de conteúdo;

  • Quantidade de pessoas a serem treinadas;

  • Escolaridade do público-alvo;

  • Acesso à tecnologia (conectividade).

banner para acessar página sobre diagnóstico educacional

 

Dados na estratégia de divulgação 

Concluída a etapa de planejamento, é importante assegurar que o seu público irá, de fato, acessar e  realizar o treinamento, através do uso da comunicação educacional, ou Educomunicação.

Afinal, não adianta projetar o treinamento perfeito se ninguém tirar proveito dele, não é mesmo? Três fatores devem ser levados em consideração na etapa de divulgação:

  • Estratégias

As ações e estratégias de divulgação devem ser escolhidas por meio de uma análise criteriosa de dados, como quais canais de comunicação tem melhor engajamento entre o público, a fim de trabalhar com meios que façam sentido para o negócio. 

  • Público-alvo

É preciso conhecer o público-alvo e seus hábitos de consumo de informação para segmentar corretamente a comunicação, bem como utilizar uma argumentação mais efetiva, uso do tom de voz correto, maior proximidade e, consequentemente, melhores resultados.  

  • Monitoramento das ações

Todas as ações devem ser metrificadas, pois isso possibilita análises e ajustes/otimizações constantes.

 

Dados durante a oferta do treinamento

Após um bom planejamento e divulgação, os colaboradores vão se inscrever em seu programa e iniciar a jornada de desenvolvimento. 

Mas a análise de dados continua – pois através de relatórios, mediações e pesquisas de satisfação, ao longo de todo o processo, será possível obter dados qualitativos e quantitativos. 

Isso garantirá a geração de disparos personalizados de ações por meio do ambiente virtual de aprendizagem, tanto quanto a revisão contínua dos conteúdos e estratégias. Isso assegura a efetividade da sua ação educacional do início ao fim.

 

Dados na avaliação de resultados

Finalmente, é primordial basear a avaliação do processo, como um todo, na análise de dados. Avalie os seguintes aspectos:

  • Aprendizagem

Por meio de verificação das habilidades desenvolvidas ou melhoradas, do conhecimento adquirido e das atitudes modificadas.

  • Reação

Através de questionários sobre a percepção dos alunos quanto às soluções educacionais e os serviços de suporte, para obter insights sobre a relevância e o impacto imediato da ação de T&D.

  • Aplicação

Por meio de mentoria estruturada, para medir os resultados dos participantes, da observação direta e, também, do feedback dos gestores.

  • Impacto 

Através da análise de dados relacionados aos objetivos, de dados anteriores à ação e da coleta de evidências de melhorias decorrentes da ação de T&D. 

 

Em suma, baseando o seu programa de treinamento e desenvolvimento em dados, é possível criar uma ação assertiva, obter os melhores resultados e reportar seu ROI. Quer saber como fazer isso? Fale com um de nossos especialistas, conte com o exclusivo Circuito DOT na realização de um planejamento personalizado para a sua empresa e garanta o sucesso nas suas próximas ações de T&D.

 

Por Silvone Assis, Diretor Comercial no DOT Digital Group

 

Leia também:

>> Immersive Learning: educação do futuro

>> T&D como estratégia para redução de turnover em grandes empresas

>> Planejamento Estratégico de T&D – Saiba como tirar o melhor das ferramentas

 

2022-07-22T17:34:42-03:00