O que são silos organizacionais e por que prejudicam o seu negócio

Tempo de leitura: 4 minutos

Em um universo do trabalho cada vez mais digital, no qual modelos híbridos e remotos se desenvolvem cada vez mais, é primordial estar atento à comunicação dos times, para garantir que não haja silos organizacionais.

Acompanhe a leitura e entenda o que são esses silos e por que eles podem prejudicar — e muito — o alcance aos objetivos de qualquer empresa.

Mas afinal, o que são os silos organizacionais?

Primeiramente, é preciso compreender do que se trata o termo em si. Silos organizacionais são estruturas de trabalho que funcionam de maneira independente entre setores, de modo que há barreiras entre as áreas da empresa, os times não colaboram entre si, comunicam-se somente dentro de seu grupo, de maneira fechada. Esse modelo de trabalho é prejudicial para as empresas, pois acarreta na criação de barreiras de comunicação entre os colaboradores, fator que pode afetar não somente a convivência no ambiente de trabalho, mas também a produtividade e eficiência dos colaboradores.

O trabalho em silos tende a dificultar o alcance das metas de uma organização, uma vez que a inovação e a criação de valor para a empresa ficam prejudicadas pela falta de uma comunicação eficaz entre os times.

Embora prejudiciais, os silos são bastante comuns em empresas de grande porte, uma vez que manter uma comunicação organizacional eficaz dentro de grandes organizações é sempre uma tarefa desafiadora.  

banner roxo, com os dizeres boletim de inteligência capacitação corporativa para o trabalho híbrido, ao lado uma imagem de dois profissionais, num ambiente residencial, olhando para a tela de um notebook e, em um ambiente de escritório, uma profissional também olhando para a tela, abaixo um botão verde que diz "baixe agora"

Silos x Equipes: qual é a diferença?

É importante deixar claro que o conceito de “silos” nada tem a ver com equipes de trabalho. Isso porque os silos organizacionais não dizem respeito a um grupo de pessoas, mas à prática que um grupo pode estar adotando no dia a dia de trabalho.

Enquanto contar com equipes especializadas é uma excelente maneira de aumentar o foco, o estímulo  e a responsabilidade de seus colaboradores, os silos organizacionais, por outro lado, estimulam um modelo de trabalho negativo, no qual uma equipe passa a trabalhar de maneira desconectada do restante da empresa. Isso acarreta em desencontros de informações entre times e, consequentemente, falhas operacionais, redução de produtividade, entre outros problemas.

Por que esse modo de trabalho é prejudicial?

Silos organizacionais resultam em uma forma de trabalho engessada, na qual os times de uma empresa não se conectam e nem colaboram entre si, preocupando-se somente com suas próprias demandas.

Essa falta de conexão entre as pessoas traz diversos problemas, não só para a empresa, mas também para os colaboradores. Não podemos nunca nos esquecer de que a força de trabalho de uma empresa é formada por seres humanos, e o ser humano é um ser social. Assim, a falta de diálogo e de interação entre as pessoas sempre deve ser vista como algo prejudicial para a saúde mental e o bem-estar no ambiente de trabalho. Alguns dos danos que podem ser causados pelos silos organizacionais são:

– Redução no sentimento de pertencimento 

A integração de colaboradores é fator fundamental para reforçar o sentimento de pertencimento e o fortalecimento da cultura organizacional. Um ambiente no qual as pessoas não conhecem os projetos nos quais seus colegas de trabalho estão inseridos, ou não sentem que estão todos trabalhando pelo mesmo objetivo final, está fadado ao fracasso. 

– Queda na produtividade

Comunicação é peça chave para que qualquer processo funcione corretamente. Quando não há uma comunicação eficaz, é natural que erros ocorram com maior frequência, gerando retrabalho e, consequentemente, menor produtividade.

– Redução da criatividade

Já sabemos que criatividade não é algo inato: é uma habilidade a ser exercitada todos os dias. E nada melhor para o exercício da criatividade do que a troca de ideias. É em momentos de troca que as grandes ideias aparecem, portanto, se esses momentos ficarem limitados a pequenos grupos reclusos, inevitavelmente a capacidade de criação e inovação ficará consideravelmente limitada.

– Aumento na rotatividade 

Nos últimos tempos, um dos grandes desafios para o setor de RH de qualquer empresa tem sido o aumento na taxa de turnover. Quando existe um modelo de trabalho em silos organizacionais, a tendência é que essa taxa suba ainda mais. Afinal, pessoas que não se sentem parte de um topo, e não se conectam com a missão e os valores da organização, certamente estão mais propensas a saírem da empresa. 

Papel do T&D no combate aos silos organizacionais

Diante da transformação digital pela qual o universo corporativo vem passando, com a popularização dos modelos de trabalho híbrido e remoto, a tendência é que os silos organizacionais ganhem cada vez mais força. 

Nesse momento, o profissional de T&D ganha um enorme destaque no combate a esse modelo de trabalho engessado e ineficaz. É muito importante que o setor de T&D e RH das empresas atue como catalisador para a criação de uma cultura de conexão.

É preciso estimular o trabalho colaborativo e a troca contínua entre as equipes, quebrando os silos organizacionais e derrubando as barreiras entre colaboradores. Mas afinal, como fazer isso?

A integração entre times pode ser facilitada através da oferta de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de habilidades. Com um programa de T&D bem estruturado, é possível estimular uma maior troca entre os colaboradores, fortalecer a cultura organizacional, treinar os times para que estejam todos a par dos projetos em andamento, entre outras oportunidades de quebra dos silos.

A educação corporativa digital incentiva uma maior colaboração entre times e a comunicação entre diferentes departamentos da empresa. Além disso, a capacitação corporativa pode ajudar os colaboradores a compreenderem como as operações da empresa estão interligadas, e como o trabalho de cada um impacta diretamente no trabalho do outro. 

Com um maior incentivo à colaboração e ao trabalho em equipe, cria-se um ambiente de trabalho saudável, produtivo e favorável à criatividade e inovação

Estimule os seus colaboradores a desenvolverem curiosidade, conexão e propósito, seja trabalhando de casa ou do escritório. Entre em contato com um de nossos especialistas em EdTech e saiba mais!

2024-02-29T10:39:13-03:00