Sistema Híbrido: o modelo de trabalho que ganha força no mercado

 

Sabemos que o normal ganhou um novo sentido, e que a crise criou espaço para que as empresas vissem o home office como uma boa oportunidade de alcançar resultados favoráveis. Em virtude disso, um novo modelo de negócio, que já vinha ganhando força, ganhou um espaço de destaque no mercado, que é o sistema de trabalho híbrido.

O que é o sistema de trabalho híbrido

O sistema de trabalho híbrido possibilita o colaborador cumprir a sua jornada na empresa, presencialmente e, também, à distância, em sua casa ou local que entender ser melhor para desempenhar suas funções.

Dessa forma, ele alterna na semana ou no mês os dias no escritório e os dias em home office. As empresas que oferecem essa estrutura e flexibilidade proporcionam aos colaboradores mais liberdade – o que é muito diferente do home office que tivemos na pandemia – e a possibilidade de encontrar ou criar o ambiente mais adequado ao seu perfil e às suas necessidades do dia a dia.

Por que esse modelo tem ganhado destaque

Segundo o estudo The IWG Global Annual Workspace Survey 2020, 50% da força de trabalho mundial já fica fora do escritório durante 2,5 dias da semana. Além disso, 63% das empresas que ofereceram a atuação remota durante a pandemia tiveram crescimento da receita, enquanto 69% das organizações que optaram pelo presencial apresentaram queda ou ficaram no mesmo patamar de faturamento. 

Outro fator relevante diz respeito à preferência dos próprios colaboradores. Para 63% dos brasileiros, o trabalho híbrido é a melhor alternativa. Além disso, 91% dos profissionais trabalham em outra região ou país.

blog-post-dot-saiba-por-que-a-capacitacao-digital-pode-ser-eficaz-para-sistema-de-trabalho-hibrido.png

Ainda assim, devido ao contexto cultural, uma boa cota dos profissionais continuam optando pelo formato presencial. Dessa maneira, o modelo de trabalho híbrido pode mostrar que é possível o equilíbrio ao unir o melhor dos dois mundos. 

Por fim, os efeitos causados pela pandemia impactaram na configuração física do sistema de trabalho, o que resultou em mudanças culturais dentro das organizações. Agora, é possível passar mais tempo trabalhando de forma remota e ainda incluir no time pessoas com outras nacionalidades, o que amplia o horizonte de contratações.

O que é preciso para sua empresa se adaptar

Adotar o sistema híbrido de trabalho pode ser uma atitude promissora para as empresas, mas não é uma tarefa tão simples. Não se trata apenas da relação entre dois modelos de trabalho, é necessário entender as necessidades da sua equipe para construir estratégias que irão nortear as tomadas de decisão da sua empresa.

Por isso, discuta questões como:

  • Quais são os melhores dias da semana para as atividades presenciais?
  • Quais as atividades são mais interessantes de se fazer em equipe (brainstorm/roadmaps)?
  • Como melhor adaptar o espaço para as reuniões híbridas trazendo a mesma relevância para quem está na sala ou na tela?
  • Haverá revezamento entre as equipes ou todos farão a mesma jornada?

O alinhamento entre colaboradores em formato híbrido será mais importante do que nunca, por isso a importância de fortalecer a comunicação através de um bom diálogo, canais assíncronos (como Slack, Teams), assim como manter o acompanhamento de resultados e a performance de cada um. 

Verifique quais ferramentas são necessárias para a realização do trabalho remoto, e por fim, esteja preparado para oferecer ajuda emocional, afinal, mudanças podem causar incertezas na equipe e até mesmo no desempenho das atividades.

Diante disso, procure conversar e explicar sobre as vantagens em aderir ao formato de trabalho híbrido, e os aprendizados que as novas mudanças podem proporcionar para o desenvolvimento de todos dentro da organização. É hora de aprendermos juntos.

Quais são os principais desafios e vantagens 

A implementação do trabalho híbrido pode gerar uma série de vantagens. Mas, para desfrutar desses benefícios, é necessário superar os principais desafios que podem surgir no meio do processo

Confira quais são eles:

blog-post-dot-infografico-desafios-do-trabalho-hibrido.png

Vantagens do modelo de trabalho híbrido

Veja a seguir alguns pontos trazidos por parceiros de RH junto a nossa equipe de inteligência:

  • Redução dos atrasos 
  • Otimização das tarefas
  • Descentralização hierárquica
  • Melhora na gestão do tempo
  • Redução de custos
  • Funcionários mais felizes
  • Cultura do Anywhere Office

Saiba o que é necessário para capacitar uma equipe híbrida

Diante desse contexto de trabalho híbrido e a flexibilidade que ele traz, como as empresas podem garantir capacitação adequada aos seus colaboradores e mantê-los integrados?

O primeiro passo é entender o papel de cada cargo e o trabalho realizado por ele, avaliando expectativas e o que cada um precisa para ser produtivo e desempenhar bem sua função.

No contexto da modalidade de trabalho híbrido, a capacitação precisa ser estruturada levando em conta primeiramente os objetivos da empresa,  e em seguida as tecnologias disponíveis e as características do perfil dos profissionais.

Este tipo de capacitação, voltado para equipes híbridas, utiliza ferramentas e processos tecnológicos em sua estrutura de ensino. Isso faz com que os conteúdos possam ser acessados remotamente, de forma individual, personalizada e nos horários que forem melhores para cada um dos envolvidos. 

Veja que esse formato preza pela autonomia e protagonismo do próprio profissional e, automaticamente, pela confiança da gestão em seus times. É  importante que as empresas na modalidade híbrida se atentem ao formato de aprendizagem que os colaboradores preferem, focando na melhor experiência e engajamento. 

blog-post-dot-conheca-os-perfis-de-cada-geracao-e-saiba-como-preferem-se-capacitar.png

Descubra quais são as 5 melhores soluções digitais para uma capacitação eficaz no modelo de trabalho híbrido

  • Gamificação: pode ser eficaz na construção do engajamento dos colaboradores e no ensino de habilidades digitais em um ambiente virtual.
  • Aprendizagem social: é o compartilhamento de informações e conhecimento entre pares por meio de discussões interativas em canais da empresa.
  • Aprendizagem e experiência imersiva: envolvem todos os sentidos e provocam uma resposta visceral. A experiência permite que os alunos assimilem e retenham por muito mais tempo novas informações.

Para a implementação destas soluções e métodos é necessário, primeiramente, fazer o diagnóstico da sua empresa para conhecer suas necessidades, e assim fazer um planejamento mais adequado.

Como será o futuro do trabalho híbrido

A discussão de longo prazo sobre o modelo de trabalho híbrido deve ser ancorada na relevância dos escritórios na rotina das equipes. Logo, é importante refletir sobre quais atividades teriam melhor resultado se executadas presencialmente.

Para responder a essa pergunta, sua organização precisa se atentar às perspectivas dos colaboradores e ninguém melhor do que eles mesmos para dizer quais tarefas ganham um “up” no formato presencial. 

Projetos complexos ou com muitas etapas interdependentes podem ser parcialmente realizados no escritório com a equipe completa, dedicando essas horas a essa missão apenas, assim a comunicação flui com mais facilidade e a tomada de decisão é mais ágil.

Já para o trabalho remoto ficam as tarefas que demandam maior concentração ou tempo para serem realizadas, além das tarefas mais administrativas e burocráticas.

Sua empresa não precisa estabelecer dias fechados para o trabalho remoto ou presencial se quiser manter o pilar da flexibilidade fortalecido. Basta distribuir as idas ao escritório em horas ou contar com pré-agendamentos de nichos e mesas. 

Assim, a equipe trabalha no escritório quando realmente é necessário e executa as demais funções remotamente, da localidade que preferir.

blog-post-dot-descubra-as-tendencias-em-educacao-corporativa-digital-para-2022.png

É relevante enxergarmos o remoto e o presencial como parceiros e iguais no formato híbrido, e não relacionar as idas ao escritório com a capacidade de entregar um trabalho melhor se opondo às atividades desenvolvidas no home office. 

Essa divisão pode minar a própria maneira como os líderes avaliam as tarefas entregues. Para isso, o caminho é encaixar as atividades em remotas ou presenciais de acordo com as especificidades de cada modelo.

Algumas dica para gerenciar sua equipe

Para evitar a divisão entre os formatos, deixamos algumas dicas:

  • Fortaleça a coleta de dados transparentes sobre a produtividade dos colaboradores;
  • Promova uma cultura para o home office esclarecendo que sua equipe é capaz de realizar seu trabalho com sucesso remotamente;
  • Capacite a sua equipe para a flexibilidade da própria jornada;
  • Invista em espaço e tecnologia para unir os mundos físico e digital;
  • Confie que seus funcionários atenderão as expectativas;
  • Faça do feedback uma cultura de dia a dia;
  • Crie benefícios para atender de maneira justa os dois formatos;
  • Fortaleça a comunicação assíncrona na equipe, crie canais de mensagens e promova conversas entre as equipes que não sejam somente trabalho;

É preciso adaptar a cultura da empresa para que o sistema de trabalho híbrido seja encarado com a mesma importância que o trabalho presencial tinha pré-pandemia. É fundamental que nenhum colaborador se sinta diferente dos outros por trabalhar em casa ou no escritório. Todos são importantes, têm suas próprias contribuições e devem trabalhar em conjunto. Só assim a empresa pode atingir os resultados planejados.

Os efeitos da pandemia impactaram na configuração do sistema de trabalho e acelerou algo que já estava em curso, o que resultou em mudanças culturais repentinas dentro das organizações. 

Agora, é possível passar mais tempo trabalhando de forma remota, dar às pessoas mais tempo de qualidade com suas famílias, o prazer de conhecer outras culturas mesmo sem estar em férias e ainda incluir no time pessoas sem fronteiras físicas. 

 

2022-01-13T13:08:44-03:0013 de janeiro de 2022|