Soluções Educacionais para capacitação do trabalhador rural

Início/Educação/Soluções Educacionais para capacitação do trabalhador rural

 

Pensar em  soluções educacionais para capacitação do trabalhador rural, deve ser uma das prioridades para os profissionais de T&D e RH das empresas do setor de agronegócio. 

Fazer parte da era digital exige conhecimento, inovação e responsabilidade. Identificar a melhor solução digital e agir de maneira decisiva é fundamental para qualquer negócio, seja qual for o ramo de atuação.

E não seria diferente para esse setor, que vem sofrendo grandes mudanças em um período consideravelmente curto, com a chegada de novas tecnologias que têm transformado a rotina do trabalhador rural. 

Acompanhe o texto para saber quais soluções educacionais digitais podem ser utilizadas na capacitação do trabalhador rural, bem como as melhores estratégias para o desenvolvimento de suas habilidades. Boa leitura!

A tecnologia como grande aliada na capacitação do trabalhador rural

Com o avanço tecnológico, os impactos são sentidos nos mais diversos setores da sociedade, mudando a forma de se fazer negócio. 

Para o setor agrário, não é diferente, já que vem experimentando grandes avanços no seu método de atuação com o surgimento de novas tecnologias no meio do caminho, gerando as mais diversas possibilidades de melhorias no campo.

Nesse caso, a tecnologia no agronegócio não somente está aumentando a produtividade e reduzindo perdas, como também está fortalecendo a competitividade dos produtores no mercado internacional e contribuindo para a sustentabilidade e meio ambiente.

Por meio do uso de tecnologias de precisão, por exemplo, é possível detalhar o impacto dos riscos climáticos até dentro das áreas de cultivo de uma mesma fazenda.

Assim, um mapa de colheita pode ajudar identificando as áreas de baixa produtividade e relacionando-as com variáveis climáticas e resultados econômicos ao longo dos anos.

O avanço nessa jornada vai exigir, cada vez mais, acesso à tecnologia. Se hoje ela é uma grande aliada para o Agronegócio, no futuro próximo, espera-se que a inovação por meio da tecnologia seja ainda mais significativa

Por isso, é importante saber quem é o trabalhador rural – grande agente dessa transformação no campo – e como ele está instrumentalizado. 

A chegada de novas tecnologias exige novas habilidades dos profissionais do campo

Estar preparado para as novas exigências do mercado de trabalho faz parte da vida de qualquer indivíduo que busca por desenvolvimento contínuo e crescimento profissional. Observa-se que a modernização no campo tem demandado profissionais mais qualificados.

Máquinas e equipamentos com tecnologia embarcada, envolvendo IoT, Inteligência Artificial, robótica, integração e conectividade, têm exigido novas habilidades dos produtores e demais profissionais do setor. 

Devido a essas necessidades, o agricultor precisa se capacitar para estar alinhado às novas tecnologias, se manter empregável e contribuir dentro desse novo cenário. 

A evolução tecnológica tem crescido exponencialmente, por isso a importância da capacitação para os trabalhadores rurais para esse novo momento.

No entanto, as habilidades desses profissionais não são uniformes, ou seja, é preciso pensar em atender às necessidades desses diferentes perfis, oferecendo as soluções educacionais corretas para melhor aproveitamento do conhecimento durante a aprendizagem.

Qual a importância da capacitação corporativa digital para o trabalhador rural

O treinamento do trabalhador rural é uma realidade necessária para a continuação do desenvolvimento da agricultura no país. O uso de novas tecnologias no setor tem contribuído para alcançar resultados ainda mais satisfatórios. 

Isso cria uma necessidade de melhoria nas competências e habilidades desses profissionais. A partir daí, é necessário entender quais desafios serão enfrentados para que o projeto educacional seja assertivo e eficaz, gerando resultados positivos. 

blog-dot-digital-group-solucoes-educacionais-para-agronegocio.png

Todo agricultor quer garantir o sucesso da lavoura ou da criação do seu rebanho, certo? No entanto, os efeitos positivos se tornam viáveis apenas quando todos trabalham em conjunto para alcançar um mesmo objetivo.

Ou seja, a presença de trabalhadores rurais capacitados é um fator fundamental para o sucesso. Pois, com a qualificação profissional, todos os trabalhadores de uma mesma organização obtêm os conhecimentos e habilidades necessários para exercer sua ocupação com excelência.

Soluções educacionais eficientes para a capacitação do trabalhador rural

De acordo com o estudo “Inovação no agronegócio e a qualificação do produtor brasileiro na era digital”, realizado em 2022 pela líder global EY, em parceria com a Croplife, enquanto na faixa etária acima dos 55 anos o acesso à internet fica em 60%, na faixa entre 25 e 44 anos a resposta é de 95%. 

Uma ferramenta comum entre essas faixas etárias, que se destaca como o principal meio de comunicação conforme aponta a pesquisa, é o WhatsApp.

“Às vezes existe uma dificuldade grande de conectividade. Ainda assim, todos estão com o celular. Não são usuários de notebook, de desktop, mas do celular. Estão muito conectados nesse aspecto. E eles estão o tempo todo usando como recurso fotográfico também: eles enxergam no campo uma praga, fotografam e mandam para quem pode ajudar.” Fonte: Depoimento para pesquisa EY.”

Portanto, ficam nítidas as dificuldades ainda enfrentadas pelo agricultor no campo com a falta de conectividade, fator que com a chegada da rede 5G pode melhorar e, consequentemente, impactar positivamente o desempenho desses profissionais. 

Como a capacitação não pode esperar, mas tem que acompanhar tal ritmo de crescimento, soluções educacionais são pensadas para entregar educação a qualquer pessoa, em qualquer lugar. 

Pensando nisso, o DOT Digital Group, criou soluções educacionais para capacitação do trabalhador rural, pensadas exclusivamente para o seu negócio, visando atender às suas necessidades de aprendizagem e considerando o contexto e as possibilidades da sua força de trabalho. 

Conheça as soluções educacionais digitais para capacitação no campo
  • Cursos 100% via WhastApp, inovação que cabe na palma da mão

Com a capacitação ágil via WhatsApp, o aprendizado fica muito mais fácil e instantâneo, pois o colaborador pode aprender quando preferir, de forma simples e objetiva. 

Os cursos online via WhatsApp têm comandos curtos, que partem de uma árvore de decisão e podem ser distribuídos em diversos formatos, como vídeos, one pages, infográficos e muito mais.

Se interessou? Converse com um de nossos especialistas e leve Educação Corporativa Digital para qualquer lugar!

  • Universidade Corporativa, aprendizagem contínua em larga escala

Por meio dessa grande solução educacional, é possível oferecer atividades de capacitação e desenvolvimento sob medida para seus colaboradores, de acordo com suas características, interesses e necessidades.

Essa é uma maneira de assegurar que todos os trabalhadores recebam instrução qualificada constantemente.

blog-dot-digital-group-como-montar-uma-universidade-corporativa.png

  • Gamificação: como os jogos educacionais podem ajudar na estratégia de T&D

Com base no perfil do aluno, oferecer materiais de aprendizado nos quais o conteúdo é desenvolvido por meio de componentes e/ou elementos derivados de jogos, é uma maneira eficiente de alcançar os objetivos esperados para a capacitação digital do trabalhador rural.

Além disso, a gamificação é uma estratégia eficaz para o engajamento e retenção dos alunos durante todo o percurso de aprendizagem.

Materiais de leitura e manuais nunca vão deixar de existir, mas eles precisam ser repensados no formato, na atratividade e na forma como são aplicados. Só entregar o material não é eficaz, é preciso que haja aplicação e interação com o público a que se destina. 

  • Immersive Learning, a educação corporativa para o futuro

Ambientes digitais, integrados com a nossa realidade, estão se tornando cada vez mais comuns. Prova disso é a chegada do metaverso, que cria um ambiente virtual com o qual estamos intrinsecamente interligados.

No caso da aprendizagem imersiva, técnicas como realidade aumentada, realidade virtual e vídeo 360° fazem parte desse modelo, tornando o ensino ainda mais eficiente, além de engajar e reter o aluno durante o curso.

Agora que você já conhece algumas das nossas soluções educacionais para capacitação do trabalhador rural, venha conversar com nossos especialistas

Nós atendemos o seu desafio de capacitação corporativa de ponta a ponta, do planejamento até a medição dos resultados. Embarque nessa jornada com o DOT Digital Group!

2022-08-04T16:36:55-03:00