Tecnologias que potencializam os Jogos Educacionais

Tempo de leitura: 4 minutos

 

Os jogos educacionais atuam como uma poderosa ferramenta na transformação do cenário de educação corporativa e influenciam a forma como se gamifica projetos, produtos e sistemas.

Mas, diante de tantas opções, como escolher os jogos educacionais ideais para o seu programa de T&D? Acompanhe a leitura e descubra! 

Antes de tudo: defina os porquês

Primeiramente, é fundamental mapear as características do seu contexto: definir qual é o objetivo a ser alcançado e quais são as necessidades do seu público-alvo. A enorme gama de possibilidades em jogos educacionais é, de fato, empolgante, mas é sempre importante lembrar que a melhor solução educacional varia caso a caso. O melhor treinamento é aquele capaz de resolver as dores do seu negócio. 

Não adianta escolher somente com base na tecnologia mais inovadora ou em preferências pessoais – é preciso ter planejamento e estratégia!

Uma excelente maneira de escolher assertivamente quais são os tipos de jogos educacionais que vão funcionar no seu programa de T&D é através de um diagnóstico educacional. Essa estratégia é essencial para que sua empresa consiga preencher corretamente a lacuna de aprendizagem com um programa de Educação Corporativa Digital

O Diagnóstico Educacional é a etapa que precede o desenvolvimento da solução educacional e ajuda a determinar quais habilidades precisam ser desenvolvidas e as melhores estratégias para desenvolvê-las. 

Com ele, é possível considerar a bagagem e as habilidades específicas de cada colaborador, de modo que o aprendizado seja construído de forma personalizada, reunindo diferentes perfis de forma mais eficaz. Através dessa coleta e análise de dados inicial, é possível desenvolver um projeto mais eficiente e assertivo.

Após feito o diagnóstico, e identificado o objetivo da organização, aí sim será possível começar a olhar para as opções de jogos educacionais que podem atender à demanda da empresa. 

banner roxo, com a frase diagnóstico educacional e estudo de personas, e um botão verde água que diz saiba mais.

Jogos Educacionais de acordo com o perfil do jogador

Além de entender as necessidades de aprendizagem de seus colaboradores, também é importante identificar quais são os diferentes perfis de jogadores que serão contemplados em uma estratégia de T&D baseada em gamificação. 

Isso porque é o perfil do jogador que determina quais elementos de gamificação e quais jogos educacionais são relevantes para um público-alvo específico.

Segundo o pesquisador Richard Bartle, existem diferentes tipos de jogadores que podem ser separados em 4 categorias: 

  • O Conquistador 

Aquele que só quer saber de pontos e status;

  • O Explorador 

O que gosta de descobrir novas áreas do jogo (mesmo quando isso envolve tarefas repetitivas);

  • O Socializador 

O tipo  que gosta de interagir com os outros jogadores e trabalhar de forma colaborativa;

  • O Matador 

Altamente competitivo, esse tipo  se importa com pontos e status e, além disso, preza pela derrota dos outros competidores.

Identificados os tipos de jogadores presentes em seu time de colaboradores, é chegada a hora de definir as melhores ferramentas para incorporar em seu programa de T&D e potencializar os jogos educacionais que serão utilizados.

Ferramentas e metodologias para aliar aos Jogos Educacionais

– Realidade Virtual e Aumentada

A RV e RA são ferramentas de immersive learning  capazes de tornar as experiências gamificadas ainda  mais envolventes. Os dispositivos para a utilização de realidade virtual e aumentada têm se tornado cada vez mais acessíveis, de modo que, atualmente, é possível desenvolver soluções com essas características até mesmo para dispositivos móveis. 

– Inteligência Artificial

Tutores virtuais e assistentes robóticos estão em alta. E como não poderia deixar de ser, a Inteligência Artificial encontra na estratégia de gamification um rico território para prosperar, podendo otimizar muito o processo de aprendizagem dentro de um jogo educacional.

– Gamificação Adaptativa

Essa estratégia consiste em regras de incentivo, que se adaptam ao desempenho do usuário e/ou ao seu perfil. A mecânica dos jogos educacionais se ajusta, ganhando eficiência e maior personalização. Um excelente exemplo é a  estratégia desenvolvida pelo DOT para a Natura, envolvendo gamificação adaptativa: as regras variavam conforme o perfil da consultora em vendas.

banner roxo, com a imagem de uma pessoa utilizando um tablet e os escritos "ebook, gamification: como engajar e otimizar os resultados, abaixo um botão verde água que diz "baixe agora"

– Mobile 

A tendência do mobile first, que começou por volta de 2010, chega vitoriosa nos dias atuais. Para contar com maior participação, as metodologias de treinamento empresarial, incluindo os jogos educacionais, devem levar em conta a flexibilidade e acessibilidade conferida pelos smartphones, permitindo ao seu colaborador estudar a qualquer hora, em qualquer lugar, somente com um smartphone na mão..

– Missões e Desafios

A abordagem reativa em jogos educacionais é mais conhecida. Nela, os participantes recebem recompensas após a realização das ações desejadas. A abordagem ativa, por sua vez, consiste em lançar desafios elegíveis para os participantes, aumentando o seu poder de escolha e, também,  o desafio individual. 

– Storytelling

É verdade que os pontos e as recompensas engajam. No entanto, nada prende mais a atenção do que o envolvimento emocional gerado por uma boa história! Com o avanço da tecnologia, as estratégias de gamificação, incluindo os jogos educacionais,  passaram a oferecer narrativas mais interativas, garantindo uma capacitação corporativa mais envolvente e eficaz.

– Plataformas de Engajamento

Recursos de acompanhamento de progresso, recompensas diárias e rankings são extremamente eficazes em qualquer estratégia de T&D, principalmente em se tratando de jogos. É primordial investir em uma plataforma  LMS que ofereça tais recursos e, assim, eleve o engajamento dos usuários. 

Quer saber mais sobre a utilização de jogos educacionais e gamificação em programas de treinamento e desenvolvimento? Fale com nossos especialistas agora mesmo!

2022-12-14T08:58:02-03:00