Tecnologias que facilitam a capacitação corporativa em diferentes formatos de trabalho

Início/Blog/Tecnologias que facilitam a capacitação corporativa em diferentes formatos de trabalho

 

A Educação Corporativa Digital ganhou ainda mais força enquanto o distanciamento social era mais do que necessário, novos formatos de trabalho e de aprendizagem foram experimentados. 

Diante disso, as tecnologias, além de diversas metodologias, são responsáveis por promoverem experiências de aprendizagem nos mais variados formatos de trabalho, afinal, são ferramentas facilitadoras. 

Mas antes de entender como elas podem de fato ajudar na capacitação de colaboradores, continue a leitura e entenda o que diferencia esses modelos de trabalho.

Como os novos formatos de trabalho estão sendo adotados pelas empresas?

De acordo com uma pesquisa feita pelo Great Place to Work com algumas empresas em 2021, 46,8% dos colaboradores estão atuando no modelo de trabalho híbrido, 37,1%  em home-office e 16,1% no presencial. 

Dessas empresas participantes da pesquisa, 30.2% já adotaram uma nova política para o pós pandemia; 39,6% estão em processo de análise para definir a nova política e 17% responderam que o assunto deve ser discutido em breve. Apenas 13,1% alegaram que não faz parte da estratégia da empresa uma nova política de trabalho. 

Das empresas que já adotaram uma nova política para o pós-pandemia, mais de 75% adotarão o regime híbrido de trabalho, confira os resultados:

blog-dot-digital-group-relatorio-gptw

Novos formatos de trabalho 

Com as transformações dos modelos organizacionais e, ao passo que o local e a rotina de trabalho se tornam cada vez mais flexíveis, a área de RH se depara com a nova modalidade da força de trabalho formada por colaboradores com os seguintes perfis: 

blog-dor-digital-group-formatos-de-trabalho

Fonte: Boletim de Inteligência DOT

6 tecnologias que apoiam a capacitação de colaboradores em diferentes modelos de trabalho

Com o “novo normal”, empresas e organizações apostam em diferentes formatos de trabalho (ou ainda estão experimentando), como vimos acima. 

Desse modo, é preciso pensar em tecnologias que possam auxiliar na capacitação de colaboradores que atuam dentro e fora da empresa.  Confira algumas delas:

Gamificação

A gamificação pode apoiar na construção do engajamento dos colaboradores, podendo substituir um jogo por um questionário ou teste que pode ser igualmente eficaz para avaliar o desenvolvimento, e que pode ser realizado na palma da mão por meio de um dispositivo móvel. 

Microaprendizagem

O microlearning conta com conteúdos de aprendizagem em forma de “pílulas” de informação, em módulos com duração de até 10 minutos, é uma ótima solução para profissionais familiarizados com ambientes digitais e que desejam aprender de forma ágil. Com esse formato é muito mais fácil realizar o autoestudo, ou seja, gerenciar o próprio tempo. 

Aprendizagem imersiva

A aprendizagem imersiva (em inglês, immersive learning) utiliza ambientes simulados ou puramente artificiais para que os usuários possam experimentar cenários e situações. Existem muitas tecnologias populares para experiências de aprendizagem imersiva, tais como realidade virtual, realidade aumentada e vídeo 360º, entre outras.

Mobile learning (Cursos via WhatsApp)

Um curso com aulas 100% via WhatsApp é um excelente exemplo de mobile learning – metodologia que utiliza dispositivos eletrônicos móveis, de fácil manuseamento, para viabilizar o aprendizado. O usuário recebe pílulas de conteúdo e avança no curso à medida que interage com a ferramenta, por meio de comandos claros e intuitivos por meio de chatbot. 

Jogos educacionais

Os jogos educacionais são onde as características e princípios de jogos são incorporados dentro das atividades de aprendizado em um projeto de Educação Corporativa Digital. Os jogos promovem o engajamento e a motivação do colaborador para aprender.

Aprendizagem social 

Compartilhamento de informações e conhecimento por meio de discussões em blogs, mensagens instantâneas, fóruns de discussão, wikis, chats de vídeo e outros aplicativos de mídia social. 

Cursos online via WhatsApp: capacitação instantânea para formatos de trabalhos distintos

Os Cursos online via WhatsApp, desenvolvidos pelo DOT Digital Group, se tornam uma ótima alternativa para as empresas e organizações que têm a necessidade de uma capacitação ágil e intuitiva para colaboradores em diferentes regimes de trabalho. 

99% da população possui o app instalado em seus smartphones, por isso, adotar os cursos com aulas 100% via WhatsApp facilita o aprendizado no dia a dia e amplia o alcance do conhecimento independente do modelo de trabalho que está sendo exercido. 

Veja uma história de sucesso: em parceria com o Sebrae-SP, o DOT desenvolveu Cursos online via WhatsApp para empreendedores de todo país. Os cursos são gratuitos e estão disponíveis em uma vitrine digital.  Experimente aqui!

blog-dot-digital-group-cursos-online-via-whatsapp-desenvolvidos-pelo-dot-em-parceria-com-o-sebrae-sp

Precisando de apoio na capacitação de colaboradores que atuam em diferentes modelos de trabalho? Clique aqui e fale com a gente!

Leia também: 

>>  Anywhere Office: a nova filosofia do mercado de trabalho

>>  Sistema Híbrido: o modelo de trabalho que ganha força no mercado

>>  Universidade Corporativa Digital: por que incluir no seu Programa de T&D?

>> Desenvolvimento de cursos online sob medida para T&D

2022-03-21T16:55:56-03:00