A era da capacitação instantânea: DOT desenvolve cursos online via WhatsApp

 

O desenvolvimento de cursos online via WhatsApp, ministrados por meio de chatbots com conteúdos personalizados, é uma novidade no portfólio de soluções educacionais do DOT Digital Group e que tem encantado diversos clientes – um formato que torna a capacitação cada vez mais instantânea. 

De acordo com o próprio WhatsApp, mais de dois bilhões de pessoas, em mais de 180 países, usam o aplicativo. Essa imensa popularidade o tornou um canal poderoso não só de comunicação, mas para vendas e com enorme potencial para educação digital.

Fundado por Jan Koum e Brian Acton, em 2014 o WhatsApp juntou-se ao Facebook, porém continua operando como um aplicativo independente e com foco em ser um serviço de mensagens rápido e que funcione em qualquer lugar do mundo.

blog-dot-digital-group-a-crie-uma-capacitacao-corporativa-eficaz-e-adequada-para-ambientes-de-trabalho-hibridos

Essa comunicação sem fronteiras impacta diariamente cerca de 79% dos brasileiros, que utilizam o aplicativo como principal fonte de informação. Basta imaginar quantas vezes você usa o app ao longo do seu dia e o quão útil ele pode ser. 

Portanto, nada melhor do que adotar um canal digital popular para levar a educação corporativa por meio de cursos online para públicos com pouco acesso a computador ou que preferem recursos inovadores na palma da mão.

Como funcionam os cursos online via WhatsApp 

Os cursos online via WhatsApp desenvolvidos pelo DOT utilizam o microlearning (atividades de aprendizagem de curta duração), com o conteúdo distribuído em pílulas de aprendizagem, facilitando o acesso, evitando a dispersão e proporcionando um ensino dinâmico

Contudo, os recursos de engajamento são diversos e podem ser adaptados por meio de vídeos, podcasts, cards ilustrados, quizzes, entre outros. 

Essa interação dos alunos também pode ser reforçada com uma ação de Educomunicação, utilizando mensagens de comunicação digital com precisão na argumentação, na linguagem e com alto poder de persuasão e engajamento.

Parcerias de sucesso

Somente o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), já identificou mais de 3 milhões de interações nas oficinas disponíveis gratuitamente em sua vitrine de cursos, os quais foram desenvolvidos pela equipe de especialistas do DOT.

A iniciativa foi lançada em julho de 2020, durante a pandemia da Covid-19. Desde então, cerca de 50 mil usuários já procuraram participar de algum curso oferecido pelo Sebrae-SP.

Os cursos online via WhatsApp, disponíveis para empreendedores de todo país, são gratuitos, basta acessar o site e se inscrever. Fica a dica! 😉

>> Educação precisa focar nas necessidades do mercado em transformação

>> 7 pontos que você precisa checar antes de desenvolver uma capacitação digital

Os cursos desenvolvidos pelo DOT em parceria com o Sebrae-SP, foram elaborados com tecnologias de inteligência artificial e proporcionam aos alunos uma experiência de autodesenvolvimento, com uso de vídeos, textos, imagens e testes interativos com perguntas e respostas. 

Durante a imersão no conteúdo os usuários vão recebendo pílulas de conhecimento com feedbacks de como está indo a própria evolução. Caso a pessoa desista do curso, também há interação motivacional para que ela volte a dar atenção ao conteúdo que é criado de maneira objetiva.

Outro excelente exemplo de como o WhatsApp pode ser utilizado como solução para treinamentos e capacitações, é o programa educacional Plataforma Intacta 2 Xtend® – uma iniciativa da Bayer que visa instruir profissionais do campo via WhatsApp e que, entre os parceiros, contou com a expertise do DOT para a implementação do curso no aplicativo.

blog-dot-digital-group-entenda-como-cada-geracao-prefere-aprender

Destinado a operadores de máquinas e produtores rurais de todo Brasil, “Operação Pulverização” é um curso online via WhatsApp que tem o objetivo de capacitar mais de 10 mil profissionais até o final de 2021, ensinando sobre as boas práticas agrícolas para o uso da terceira geração de biotecnologia em soja da Bayer para a safra 21/22.

O acesso ao curso funciona no próprio aplicativo e é direcionado por meio de uma árvore de decisões. Ao obedecer ao comando indicado, o aluno recebe os conteúdos em formatos diversos: vídeos, podcasts e testes divertidos, que facilitam o acesso e o processo de aprendizagem. Ao concluir as etapas, é emitido um certificado de participação.

Essas são algumas parcerias de sucesso que mostram como o aplicativo pode ser incorporado em um projeto de Educação Corporativa Digital. Se é essa a solução educacional que você procura, entre em contato com nossos especialistas para entendermos o seu desafio. 

2021-09-16T11:30:09-03:0016 de setembro de 2021|