Qual a importância da experiência do usuário na educação corporativa?

educação corporativa

Educação online deixou de ser tendência para ser parte da nossa realidade, inclusive quando falamos em educação corporativa. Uma pesquisa da Fundação Lemann revelou que 12 milhões de brasileiros usam aplicativos, programas, softwares, videoaulas, simulados, jogos e outros recursos tecnológicos para estudar.

Mas, o que caracteriza um treinamento online eficiente, além da oferta de um bom conteúdo? A resposta está na experiência do usuário.

User  experience, ou UX, é todo sentimento que envolve um usuário quando ele entra em contato com um produto. Apesar de não ser uma definição nova, com o avanço das interfaces digitais, a necessidade de desenvolver produtos para educação com o design centrado nas pessoas e de forma ágil tornou-se fundamental, principalmente quando o usuário é o aluno. Esse conceito é conhecido como Learning Experience Design.

Conheça o Learning Experience Design (LXD)

O sucesso do treinamento corporativo começa na escolha da plataforma de ensino online, que deve proporcionar aos alunos o uso de ferramentas e metodologias que possibilitem uma experiência completa. Pesquisas apontam que os treinamentos tradicionais não alcançam o ROI esperado e não são tão eficientes para ajudar na retenção do conhecimento por parte dos alunos.

O Learning Experience Design aplica os princípios de UX em busca de utilidade, usabilidade e conveniência para criar atividades de aprendizagem envolventes. Sendo assim, os alunos são sempre o centro da experiência e todos os elementos cognitivos são projetados para aprimorar a retenção e a aplicação dos conceitos pelos alunos.

Ferramentas e metodologias que possibilitem uma experiência completa são a chave do sucesso para uma plataforma de aprendizagem.

Confira abaixo algumas opções que podem ser empregadas para melhorar a experiência do usuário e alavancar os resultados da sua estratégia em educação corporativa.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

A sala de aula no ambiente online é conhecida como AVA – ambiente virtual de aprendizagem. Lá, os alunos encontrarão os conteúdos do curso e outras ferramentas de interação, como videoaulas, chats, fóruns e bibliotecas virtuais.

Ao optar por um plataforma de aprendizagem é importante analisar se o AVA pode proporcionar a melhor experiência aos alunos e se permite personalização.

Gamification

A estratégia que empresta o lado lúdico, atrativo, dinâmico e motivacional dos games para o  ambiente corporativo pode gerar diferentes resultados. Com gamification é possível aumentar o nível de atenção, absorção de conteúdos, engajamento e motivação dos colaboradores.

Segundo a Forbes, a incorporação de jogos no local de trabalho, juntamente com Realidade Virtual e Realidade Aumentada, melhora  o envolvimento e a experiência dos colaboradores.

Mobile Learning

A mobilidade é a aliada número 1 da educação online. No Brasil, quase metade dos usuários acessam a rede mundial de computadores via smartphone, afirma um levantamento feito pela CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil).

Portanto, propostas educacionais que possam ser consumidas via smartphone são fundamentais. Conhecido como mobile learning, a utilização de tablets e smartphones na aprendizagem é apontada por especialistas como o futuro da educação moderna, uma vez que possibilita a flexibilidade de estudo no horário e local que melhor se adequem à rotina do aluno.

Vídeos

Cada vez mais as pessoas querem consumir conteúdos que comuniquem a mensagem de forma clara, simples, esquematizada e pessoal. Por isso, os diferentes modelos de vídeo (videoaula, animação, colagem, whiteboard) ganham espaço e se consolidam como solução educacional. Como entrar nessa onda:

  • Produza conteúdos leves e compatíveis com os aplicativos móveis;
  • Invista em microlearning, aulas em formato de pílulas de conteúdo que podem ser assistidas nos intervalos entre uma atividade e outra.  

Agora que você já sabe como uma plataforma desenvolvida com foco na experiência do usuário é fundamental para otimizar sua estratégia de educação corporativa, converse com nossos especialistas e conheça nossas soluções: o StudiOn, plataforma para experiência de aprendizagem, e o Pronto, plataforma mobile baseada em microlearning.  

Acesse nosso blog e continue a leitura sobre educação corporativa e o jeito DOT de fazer EdTech.

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT