Guia completo: LMS para Educação Corporativa Digital

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O LMS é uma das principais tecnologias por trás da Educação Corporativa Digital. A sua estrutura de software, ao passar dos anos, seguiu uma linha exponencial de evolução e hoje é uma ferramenta imprescindível para a gestão da aprendizagem no mercado de trabalho.

Se você tem curiosidade em saber como e quando o LMS surgiu e quais as principais inovações que o tornam uma poderosa plataforma para treinamentos online, continue a leitura que você irá descobrir muitas curiosidades.

O que é o LMS?

O LMS – Learning Management System é um sistema que facilita a gestão de aprendizagem. É um dos modelos existentes para construir um ambiente digital para educação corporativa.

Existem outros modelos que não são apenas LMS, os quais são uma evolução desse tipo de plataforma como o LXP (Learning Experience Platform), por exemplo.

Antes de seguir com a leitura, entenda as diferenças entre LMS e LXP:

No caso do LXP, os estudantes fazem parte do processo, isto é, tornam o aprendizado uma experiência mais personalizada e ativa, já que se trata de um sistema aberto, no qual todos os usuários conseguem adicionar conteúdos.

Já o LMS, quem faz a curadoria dos conteúdos são as próprias empresas e organizações, pois esse software fornece ferramentas de interação e colaboração.

Para que serve o LMS?

As funcionalidades do LMS contribuem para o processo de ensino de aprendizagem, incluindo todos os agentes desse processo: visão de gestão por parte administrativa, acompanhamento didático que os tutores e monitores podem atuar, e ainda pedagógico. 

Ou seja, as ferramentas de um LMS podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem na educação corporativa, desde que bem aplicadas. 

Plataformas LMS são utilizadas para que usuários possam acessar conteúdos de maneira estruturada e organizada e aprender com eles por meio de diferentes formatos.

Por exemplo, para cursos online de uma Universidade Corporativa Digital ou de programas mais específicos para Treinamento e Desenvolvimento (T&D) de colaboradores, os conteúdos educacionais podem ser aplicados em: 

  • Trilhas de aprendizagem
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Games
  • E-books
  • Infográficos
  • One page learning
  • Pílulas de conteúdos
  • Entre outras estratégias educacionais.

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Em quais cenários se aplicam o uso do LMS?

As aplicações do LMS variam de acordo com o objetivo educacional. Na maioria das vezes é utilizado por empresas que desejam promover treinamento contínuo de sua força de trabalho, ou seja, para o público interno.

No entanto, o LMS pode ser perfeitamente utilizado por outros perfis organizacionais ou de negócios que desejam oferecer cursos online, por exemplo, para vendedores ou usuários finais de determinado produto. 

O mais importante é entender qual é o conteúdo a ser transmitido e para quem, indiferente de ser público interno ou externo.

“O LMS pode ser muito útil para potencializar a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências, já que a aplicação do conhecimento é posterior ao aprender”, explica Simone Carminatti, Consultora Educacional do DOT Digital Group.

Outra questão relacionada ao LMS é o investimento, o qual normalmente está relacionado a necessidade de capacitação em larga escala, isto é, para um grande número de usuários.

Deste modo, os cursos online, hospedados no LMS, podem atender aos mais diversos objetivos educacionais, como: 

  • onboarding,
  • treinamento de lideranças,
  • soft skills,
  • qualquer outra demanda funcional que exige um ciclo de aprendizado. 

>> Conheça 5 características que uma plataforma de aprendizagem (LMS) precisa ter!

Quando surgiu o LMS?

De antemão, é interessante recordar que a primeira “máquina de ensino” surgiu em 1924, uma invenção do psicólogo Sidney L. Pressey. 

Tratava-se de um equipamento no qual os alunos, após estudarem, realizavam testes de múltipla escolha em uma “caixa” que fornecia feedbacks imediatos para suas respostas e a possibilidade de refazer as questões que errou.

O Núcleo de Análise do Comportamento da Universidade Federal de Santa Catarina, em publicação no Facebook, listou três diferenças fundamentais ao trabalho de Pressey: 

(1) Não era uma máquina de teste, mas de ensino: o aluno não estudava antes de utilizar o equipamento, pois era a própria atividade na máquina que iria ensiná-lo; 

(2) Os estudantes não escolhiam alternativas de resposta, mas elaboravam suas próprias respostas; 

(3) Além de feedbacks imediatos, a programação na máquina de ensinar de Skinner era organizada em uma sequência especial que garantia aprendizagem em pequenos passos, com baixa probabilidade de erro e alta probabilidade de tornar estável o desempenho.

Esse conjunto de características foi denominado pelo psicólogo estadunidense Skinner (Burrhus Frederic Skinner, nasc. 1904) como “Instrução programada”, que consiste em dividir o material a ser ensinado em módulos, ou seja, pequenos segmentos logicamente encadeados.


Fonte: Youtube.

Curiosidades da história e outras invenções ao longo desses anos, como o primeiro computador de mesa e o acesso à internet, contribuíram para o surgimento do primeiro software de LMS em 1990, criado para o sistema MacIntosh e lançado pela SoftArc.

Anos depois, em 2002, Martin Dougiamas inventou uma rede interna de código aberto, o Moodle, usada para aprendizagem combinada, educação a distância, sala de aula invertida e outros projetos e ensino online em escolas, universidades, locais de trabalho e outros setores.

Mas a ideia de uma plataforma de gestão de aprendizagem em nuvem é relativamente recente…

Somente em 2008 o LMS passou a existir no ambiente online, sem depender de uma rede interna para ser utilizado. Porém, foi em meados de 2012 que as empresas começaram de fato a hospedar o LMS 100% na nuvem.

Conforme a evolução desse sistema, o LMS se tornou uma plataforma imprescindível para a gestão de aprendizagem na Educação Corporativa. Abaixo, você confere as principais características de cada fase de inovação.

Linha do tempo da evolução do LMS

Plataforma de e-learning (1998 – 2002)

A primeira fase do LMS, entre 1998 e 2002, foi caracterizada por servir como um grande catálogo de cursos online. Na época, o design instrucional adaptava o conteúdo ao novo formato de ensino: o autoestudo, sobretudo de forma assíncrona. 

Gestão de Talentos (2005)

Em 2005 o LMS mostrou que poderia ser útil para certas demandas da área de Recursos Humanos. Assim, se popularizou como plataforma de gestão de talentos, pois passou a integrar subsistemas de avaliação de desempenho, além de impulsionar plano de carreira. 

Com isso, os conteúdos começaram a ser organizados em trilhas de aprendizagem para programas de onboarding, formação funcional e desenvolvimento contínuo de competências. 

Além disso, o LMS também se tornou aliado na execução de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). E, com o passar do tempo, novas funcionalidades foram sendo implementadas, cada vez mais voltadas ao senso de comunidade e desenvolvimento profissional. 

Aprendizagem contínua (2010)

Conforme a popularização da plataforma LMS, bem como a evolução da Educação Corporativa nas empresas e organização, novas características complementaram suas funcionalidades. 

Com a popularização dos dispositivos móveis, o computador foi deixando de ser o principal canal de acesso ao LMS, o qual passou a contar com aplicativos para serem acessados em smartphones, por exemplo. Uma necessidade na era da responsividade. 

Logo, a autoria do conteúdo passou a ser compartilhada e acessível a qualquer pessoa, por isso a curadoria se tornou cada vez mais exigente. 

O modelo de aprendizagem chamado 70.20.10, desenvolvido pelos professores Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo, do Center for Creative Leadership (Carolina do Norte-EUA), em meados dos anos 90, mudou a lógica: “do aprender para fazer, para o aprender fazendo e com os outros”.

O estudo desses professores resultou na percepção de que a aprendizagem se dá por meio das experiências, pois, segundo eles, são elas que criam um campo fértil, estimulado por diferentes abordagens. 

Assim, surgiu a necessidade de oferecer aos colaboradores mais recursos de suporte, por isso nessa fase tínhamos o LMS como plataforma de experiências, sobretudo da aprendizagem contínua – do estudo frequente para a prática. 

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Aprendizagem digital (2017)

A transformação do LMS se deu com a implementação de um ambiente único e logado, ou seja, quando passou a permitir que a aprendizagem acontecesse a qualquer hora e a qualquer lugar, especialmente no formato microlearning.

Para desenhar essas experiências de aprendizagem digital, o design thinking foi adotado como um complemento do tradicional processo de design instrucional.

Por fim, com a adesão de sistema de dados, e todas as outras inovações, o LMS começou a ser visto como um sistema muito parecido com plataformas de streaming, com sugestão de cursos e experiências de aprendizagem conforme o interesse de seus usuários. 

Aprendizagem inteligente (2020)

A partir de 2020, o LMS passou a considerar a capacidade cognitiva de seus usuários e tornou o processo de ensino e aprendizagem muito mais personalizado e otimizado, com processos de assistência e curadoria muito mais eficazes. 

Sua adoção efetiva nas empresas tende a ser direcionada por vários fatores: apego a ferramenta atual, perfil de usuários e capacidade de adaptação da área de educação corporativa. 

Qual é o LMS corporativo ideal para capacitação em larga escala?

Sem dúvidas há muitas ofertas no mercado, mas o Studion.mx – LMS desenvolvido pelo DOT Digital Group – se difere por ser robusto e de fácil personalização, tornando menos complexa a gestão de aprendizagem no mundo institucional e corporativo. 

O LMS corporativo Studion.mx permite potencializar treinamentos corporativos para diversos colaboradores ou grupo de pessoas em diferentes áreas, como é o caso de empresas de grande porte. 

Essa solução educacional vem ajudando inúmeras empresas na capacitação contínua de seus profissionais, com capacidade para inclusão de programas de T&D para todos os níveis, do onboarding, passando por compliance, até o desenvolvimento de lideranças.

Além disso, o software pode receber upgrades de acordo com o desafio educacional, ou seja, dependendo da necessidade, é possível fazer adaptações na plataforma.

Ao incentivar a Educação Corporativa Digital por meio de cursos online em uma plataforma de LMS inovadora, todos saem ganhando: pessoas avançam em suas carreiras rapidamente e empresas aumentam seus resultados todos os dias.

Afinal, profissionais motivados e engajados impulsionam grandes negócios! 

O que o Studion.mx oferece?

Para que os programas de treinamento e desenvolvimento de profissionais sejam realmente eficazes, é preciso contar com uma tecnologia inovadora que promova múltiplas experiências de aprendizagem. 

Mesmo que o desafio educacional seja de alta complexidade, o LMS Studion.mx simplifica todo o processo de aprendizagem e avaliação de seus usuários, assim como o acompanhamento do progresso e desempenho, por meio de automações, dashboard e relatórios para que o time de T&D tenha sempre a visão de ROI.

Além disso, a equipe DOT possui amplo suporte ao cliente desde o início do projeto. Confira os depoimentos do nosso cliente Geração Agro:

“Desde o início da nossa experiência com o Studion.mx, de forma integral, temos apoio, orientações e esclarecimentos sobre o funcionamento da plataforma e como usá-la, em beneficio a nós e aos nossos alunos. Contato fácil e direto com todo o suporte, que sempre se mostraram atenciosos e prestativos”.

Sobre os benefícios e funcionalidades da plataforma:

“A plataforma oferece diversos mecanismo de comunicação com o estudante, facilitando e proporcionando interações. E o principal beneficio é ter uma plataforma que nos propicia a gestão do curso, análise de consumo, consumo do aluno, montagem de turmas comunicação com os alunos, tudo em um lugar só”.

Se a sua empresa ou organização tem interesse em conhecer mais sobre os benefícios do Studion.mx para Educação Corporativa Digital, agende uma conversa com um de nossos consultores agora mesmo.

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2022-05-05T13:57:53-03:00