Universidade Corporativa2022-05-24T09:30:43-03:00

UNIVERSIDADE
CORPORATIVA

As universidades corporativas vão muito além de sessões de treinamento. Elas oferecem aos profissionais a oportunidade de se qualificar de forma realmente conveniente e eficaz sem precisar sair da empresa (ou home office), o que gera performance e retenção do colaborador – prioridades de muitas empresas.

As universidades corporativas são a solução perfeita para grandes empresas que procuram proporcionar uma experiência de especialização ou até de uma faculdade ao seus times, fomentando a cultura da aprendizagem continuada e PDIs que são levados a sério.

UNIVERSIDADE
CORPORATIVA

As universidades corporativas vão muito além de sessões de treinamento. Elas oferecem aos profissionais a oportunidade de se qualificar de forma realmente conveniente e eficaz sem precisar sair da empresa (ou home office), o que gera performance e retenção do colaborador – prioridades de muitas empresas.

As universidades corporativas são a solução perfeita para grandes empresas que procuram proporcionar uma experiência de especialização ou até de uma faculdade ao seus times, fomentando a cultura da aprendizagem continuada e PDIs que são levados a sério.

O QUE É UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA?

Uma universidade corporativa é uma instituição educacional dentro de uma corporação – normalmente empresas de grande porte. Ela oferece atividades de aprendizagem e desenvolvimento sob medida para os colaboradores de acordo com seus interesses e necessidades, incluindo treinamento de liderança para manter a competitividade em mercados em constante mudança.

Esse é um modelo de educação corporativa que ajudará a assegurar que todos os trabalhadores recebam instrução qualificada sobre metodologia de trabalho, operação em equipe e também cursos personalizados sobre determinados tópicos, incluindo técnicas de gestão ou mesmo empreendedorismo.

Deste modo, a universidade corporativa se destaca como ferramenta estratégica para uma organização atingir seus objetivos. Elas trazem valor ao permitir o avanço e o crescimento em todas as estratégias empresariais.

O QUE É UMA UNIVERSIDADE CORPORATIVA?

Uma universidade corporativa é uma instituição educacional dentro de uma corporação – normalmente empresas de grande porte. Ela oferece atividades de aprendizagem e desenvolvimento sob medida para os colaboradores de acordo com seus interesses e necessidades, incluindo treinamento de liderança para manter a competitividade em mercados em constante mudança.

Esse é um modelo de educação corporativa que ajudará a assegurar que todos os trabalhadores recebam instrução qualificada sobre metodologia de trabalho, operação em equipe e também cursos personalizados sobre determinados tópicos, incluindo técnicas de gestão ou mesmo empreendedorismo.

Deste modo, a universidade corporativa se destaca como ferramenta estratégica para uma organização atingir seus objetivos. Elas trazem valor ao permitir o avanço e o crescimento em todas as estratégias empresariais.

Por que as universidades
corporativas são importantes?

Grafismo 2

Os empregadores esperam que os colaboradores venham preparados e prontos para desempenhar suas funções, mas a verdade é que o que aprenderam em instituições acadêmicas tradicionais pode não ser suficiente em uma organização de alto nível.

Alguns programas de ensino superior podem preparar os estudantes com conhecimentos básicos genéricos. Ainda assim, eles nunca vão imitar ou replicar de perto a cultura de uma empresa, ou o modo de operação específico de um departamento.

Além disso, muitos colaboradores ingressam em uma empresa em busca de progressão e plano de carreira. As universidades corporativas são ótimas iniciativas para reter e potencializar profissionais que desejam permanecer na sua empresa por um longo período, o que reduz o custo de aquisição e treinamento de novos talentos.

Por que as universidades
corporativas são importantes?

Grafismo 2

Os empregadores esperam que os colaboradores venham preparados e prontos para desempenhar suas funções, mas a verdade é que o que aprenderam em instituições acadêmicas tradicionais pode não ser suficiente em uma organização de alto nível.

Alguns programas de ensino superior podem preparar os estudantes com conhecimentos básicos genéricos. Ainda assim, eles nunca vão imitar ou replicar de perto a cultura de uma empresa, ou o modo de operação específico de um departamento.

Além disso, muitos colaboradores ingressam em uma empresa em busca de progressão e plano de carreira. As universidades corporativas são ótimas iniciativas para reter e potencializar profissionais que desejam permanecer na sua empresa por um longo período, o que reduz o custo de aquisição e treinamento de novos talentos.

Evolução das universidades corporativas

O modelo universitário corporativo foi introduzido pela primeira vez em 1950, mas a ideia de treinar colaboradores não é nova. As empresas americanas General Electric e General Motors já haviam implementado programas de treinamento sobre tópicos como segurança e conformidade em 1914. Ainda assim, a ideia não se concretizou até 1950, quando as universidades corporativas começaram a ser implementadas em todos os Estados Unidos.

Nos anos 1980, a maioria das grandes corporações entendeu que uma facilidade de aprendizado organizado as ajudaria a criar uma experiência mais consistente entre filiais e departamentos. Em 1990, mais de 2 mil empresas tinham algum tipo de universidade corporativa em funcionamento.

Evolução das universidades corporativas

O modelo universitário corporativo foi introduzido pela primeira vez em 1950, mas a ideia de treinar colaboradores não é nova. As empresas americanas General Electric e General Motors já haviam implementado programas de treinamento sobre tópicos como segurança e conformidade em 1914. Ainda assim, a ideia não se concretizou até 1950, quando as universidades corporativas começaram a ser implementadas em todos os Estados Unidos.

Nos anos 1980, a maioria das grandes corporações entendeu que uma facilidade de aprendizado organizado as ajudaria a criar uma experiência mais consistente entre filiais e departamentos. Em 1990, mais de 2 mil empresas tinham algum tipo de universidade corporativa em funcionamento.

Universidades corporativas
em grandes corporações

Grafismo 2

As universidades corporativas já são uma realidade dentro de empresas multimilionárias. Gigantes como Amazon, Google e Microsoft lidam com seus esforços educacionais com sucesso, implementando programas de universidades corporativas, a fim de treinar os funcionários em novas tecnologias, ferramentas, como lidar com o público e outros tópicos.

Google

Google – Googleplex

Quando se trata de universidades corporativas, a Google é uma das empresas mais inovadoras e criativas da América. A magia de seu aprendizado acontece no complexo Mountain View. As iniciativas de aprendizado habilitam os funcionários a explorar interações espontâneas uns com os outros enquanto aprendem, assim como em uma universidade; e permitem que os funcionários invistam tempo profissional em projetos paralelos relacionados à marca. Isso não só cria novas tecnologias para a Google, mas também aumenta a moral dos funcionários.

Disney

Disney – Universidade
Disney

A universidade corporativa da Disney é altamente personalizada com a marca, desde materiais de treinamento até nomes de programas, ou seja, é um lembrete constante do seu sucesso ao longo do tempo. A Universidade Disney proporciona aos novos funcionários, em seu primeiro dia, uma lição de cultura, história, valores, políticas e tradições.

Intel

Intel – Universidade
Construtores de Redes Intel

A Universidade Intel fornece uma biblioteca on-line de conteúdo que cobre uma variedade de tópicos, mas também oferece treinamento presencial. A Universidade Intel faz parte de uma campanha global de disseminação de conhecimento, e pode ser acessada de qualquer local do mundo, por qualquer pessoa, sem qualquer custo. O programa é focado no ensino de tecnologias Intel aos profissionais, para que eles entendam melhor como esses avanços impactam nosso mundo digital de hoje, e para que eles possam aplicar melhor as tecnologias da marca.

Universidades corporativas
em grandes corporações

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As universidades corporativas já são uma realidade dentro de empresas multimilionárias. Gigantes como Amazon, Google e Microsoft lidam com seus esforços educacionais com sucesso, implementando programas de universidades corporativas, a fim de treinar os funcionários em novas tecnologias, ferramentas, como lidar com o público e outros tópicos.

Google

Google – Googleplex

Quando se trata de universidades corporativas, a Google é uma das empresas mais inovadoras e criativas da América. A magia de seu aprendizado acontece no complexo Mountain View. As iniciativas de aprendizado habilitam os funcionários a explorar interações espontâneas uns com os outros enquanto aprendem, assim como em uma universidade; e permitem que os funcionários invistam tempo profissional em projetos paralelos relacionados à marca. Isso não só cria novas tecnologias para a Google, mas também aumenta a moral dos funcionários.

Disney

Disney – Universidade
Disney

A universidade corporativa da Disney é altamente personalizada com a marca, desde materiais de treinamento até nomes de programas, ou seja, é um lembrete constante do seu sucesso ao longo do tempo. A Universidade Disney proporciona aos novos funcionários, em seu primeiro dia, uma lição de cultura, história, valores, políticas e tradições.

Intel

Intel – Universidade
Construtores de Redes Intel

A Universidade Intel fornece uma biblioteca on-line de conteúdo que cobre uma variedade de tópicos, mas também oferece treinamento presencial. A Universidade Intel faz parte de uma campanha global de disseminação de conhecimento, e pode ser acessada de qualquer local do mundo, por qualquer pessoa, sem qualquer custo. O programa é focado no ensino de tecnologias Intel aos profissionais, para que eles entendam melhor como esses avanços impactam nosso mundo digital de hoje, e para que eles possam aplicar melhor as tecnologias da marca.

Apple

Apple – Universidade
Apple

A Apple se diferencia por fazer as coisas de maneira diferente e espera o mesmo de seus funcionários. A empresa não somente os ensina a fazer as coisas de maneira diferente; eles também são ensinados a pensar de forma criativa para que essas lições possam ser transmitidas de um membro da equipe para outro. Tudo é feito para manter a vantagem da Apple sobre sua concorrência.

O primeiro folheto de marketing da Apple anunciou que “Simplicidade é a sofisticação máxima”. O lema da simplicidade foi incutido na força de trabalho da Apple University, com cursos girando em torno da cultura e história da empresa, bem como de sua estrutura. Os gerentes também estudam outras empresas para aprender como elas tiveram sucesso ou falharam.

McDonalds

McDonald’s – Universidade
do Hambúrguer

O McDonald’s vem treinando seus funcionários na arte de fazer hambúrgueres desde 1961. A Hamburger University, que foi aberta pela primeira vez aos funcionários, continua forte até hoje. Mesmo que a retenção de funcionários não seja alta no McDonald’s, eles são capazes de identificar e reter seus maiores talentos ensinando-lhes habilidades e como usar melhor seu tempo, enquanto trabalham juntos como uma unidade coesa.

Os professores da Universidade do Hambúrguer são especialistas em operações de restaurantes e ensinam com uma variedade de ferramentas diferentes. Por exemplo, eles podem usar a sala de aula, bem como atividades práticas ou cenários onde os alunos podem ver como é trabalhar nos restaurantes McDonald’s em primeira mão, além do ensino a distância e outros métodos.

Apple

Apple – Universidad
Apple

A Apple se diferencia por fazer as coisas de maneira diferente e espera o mesmo de seus funcionários. A empresa não somente os ensina a fazer as coisas de maneira diferente; eles também são ensinados a pensar de forma criativa para que essas lições possam ser transmitidas de um membro da equipe para outro. Tudo é feito para manter a vantagem da Apple sobre sua concorrência.

O primeiro folheto de marketing da Apple anunciou que “Simplicidade é a sofisticação máxima”. O lema da simplicidade foi incutido na força de trabalho da Apple University, com cursos girando em torno da cultura e história da empresa, bem como de sua estrutura. Os gerentes também estudam outras empresas para aprender como elas tiveram sucesso ou falharam.

McDonalds

McDonald’s – Universidade
do Hambúrguer

O McDonald’s vem treinando seus funcionários na arte de fazer hambúrgueres desde 1961. A Hamburger University, que foi aberta pela primeira vez aos funcionários, continua forte até hoje. Mesmo que a retenção de funcionários não seja alta no McDonald’s, eles são capazes de identificar e reter seus maiores talentos ensinando-lhes habilidades e como usar melhor seu tempo, enquanto trabalham juntos como uma unidade coesa.

Os professores da Universidade do Hambúrguer são especialistas em operações de restaurantes e ensinam com uma variedade de ferramentas diferentes. Por exemplo, eles podem usar a sala de aula, bem como atividades práticas ou cenários onde os alunos podem ver como é trabalhar nos restaurantes McDonald’s em primeira mão, além do ensino a distância e outros métodos.

Como criar uma universidade corporativa

Criar uma universidade corporativa não é um processo simples. Com 25 anos de experiência em educação corporativa e tecnologias de educação, o DOT Digital Group criou um modelo básico do processo necessário para implementar uma universidade corporativa com sucesso no Brasil.

Embora cada iniciativa seja única, principalmente se levarmos em conta que cada empresa tem produtos, mercados e objetivos distintos, é possível traçar um caminho base do processo de criação ou planejamento de uma universidade corporativa. Veja:

Como criar uma universidade corporativa

Criar uma universidade corporativa não é um processo simples. Com 25 anos de experiência em educação corporativa e tecnologias de educação, o DOT Digital Group criou um modelo básico do processo necessário para implementar uma universidade corporativa com sucesso no Brasil.

Embora cada iniciativa seja única, principalmente se levarmos em conta que cada empresa tem produtos, mercados e objetivos distintos, é possível traçar um caminho base do processo de criação ou planejamento de uma universidade corporativa. Veja:

Universidades corporativas aprimoram
talentos e criam profissionais melhores

Grafismo 2

A educação é um investimento e não requer edifícios e logomarcas. Com algumas mudanças simples, como fornecer aos colaboradores os recursos que eles merecem para o sucesso ou investir tempo em programas de treinamento para que seu pessoal possa se manter atualizado sobre as tendências do setor, é possível criar uma universidade corporativa básica.


Investir no futuro de seus funcionários não é
apenas inovador, mas é a coisa certa a fazer

Uma empresa que investe em educação, se preocupa e cria oportunidades para seu pessoal e aumenta suas probabilidades de ter colaboradores felizes e leais.
Hoje, o aprendizado pode assumir muitas formas diferentes. A universidade moderna não está mais limitada a programas de treinamentos corporativos projetados para os interesses imediatos da empresa; em vez disso, eles devem se concentrar mais no benefício individual da educação contínua e menos diretamente no que os beneficia em seu ambiente de trabalho imediatamente.

O modelo universitário corporativo cria um currículo que nutre o talento de seus profissionais e fomenta o desenvolvimento da liderança. As empresas que abraçam esse compromisso de desenvolver habilidades de alto nível se separam das organizações convencionais, justamente por enfatizarem as oportunidades de aprendizagem para seu pessoal.

Universidades corporativas aprimoram
talentos e criam profissionais melhores

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A educação é um investimento e não requer edifícios e logomarcas. Com algumas mudanças simples, como fornecer aos colaboradores os recursos que eles merecem para o sucesso ou investir tempo em programas de treinamento para que seu pessoal possa se manter atualizado sobre as tendências do setor, é possível criar uma universidade corporativa básica.


Investir no futuro de seus funcionários não é
apenas inovador, mas é a coisa certa a fazer

Uma empresa que investe em educação, se preocupa e cria oportunidades para seu pessoal e aumenta suas probabilidades de ter colaboradores felizes e leais.
Hoje, o aprendizado pode assumir muitas formas diferentes. A universidade moderna não está mais limitada a programas de treinamentos corporativos projetados para os interesses imediatos da empresa; em vez disso, eles devem se concentrar mais no benefício individual da educação contínua e menos diretamente no que os beneficia em seu ambiente de trabalho imediatamente.

O modelo universitário corporativo cria um currículo que nutre o talento de seus profissionais e fomenta o desenvolvimento da liderança. As empresas que abraçam esse compromisso de desenvolver habilidades de alto nível se separam das organizações convencionais, justamente por enfatizarem as oportunidades de aprendizagem para seu pessoal.

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