Immersive Learning: educação do futuro

Consegue lembrar-se do que vestiu há 3 dias atrás? Ou o que comeu ao almoço na sexta-feira passada?

Se não, não entre em pânico, o que está a acontecer é a chamada “Curva do Esquecimento”, este fenómeno foi hipotetizado por Hermann Ebbinghaus, um psicólogo alemão na década de 1880.

Hermann, mostrou que dentro de uma hora as pessoas terão esquecido uma média de 50% das informações apresentadas. Em 24 horas as pessoas esquecem uma média de 70% das novas informações e, num mês, 90% das mesmas. Como mostra o gráfico abaixo:

Hoje em dia somos bombardeados com milhares de dados ao mesmo tempo e para lidar com todo esse processamento de informação e aumentar o nível de retenção da mesma é preciso diversificar os meios de aprendizagem, seja lendo, ouvindo, ensinando e/ou praticando.

E o que é que isto tem a ver com Immersive Learning?

É aqui que entra o Immersive Learning (Aprendizagem de Imersão). Este é o novo termo criado para a aplicação de tecnologias digitais na educação.

Foi um termo cunhado pela Microsoft, que até tem um “Edu Day” dedicado a IL, que num sentido amplo significa aprender a programar utilizando jogos, realidade aumentada, realidade virtual, dando um maior ênfase a Mixed Reality (este termo é citado 3x mais quando comparado com RA e RV) e interfaces tangíveis.

Enquanto na Realidade Virtual o utilizador é inserido num cenário fictício, e na Realidade Aumentada o cenário físico afeta conteúdos virtuais; na Realidade Mista elementos virtuais interagem com o cenário físico (como na imagem acima).

O primeiro grande evento de Immersive Learning foi a SXSW 2019. Ao contrário das publicações acadêmicas, a SXSW não utiliza o termo apenas para a educação infantil, mas também para dar ênfase à formação corporativa.

Quais os temas relacionados?

Uma pesquisa rápida pelo Google Académico mostra-nos que “Immersive Learning” está relacionado não só com “ambientes de aprendizagem” na educação escolar de crianças, mas também com Internet of Things (IoT significa criar ambientes físicos que interajam intuitivamente com pessoas e inteligentemente em rede).

Quem está pesquisando?

O maior centro de publicação de pesquisas sobre Immersive Learning é a Ball State University. Mas a maioria das notícias de teor comercial sobre Immersive Learning vêm do Reino Unido, onde já foi criado um fundo para investimento pesado na área.

Qual o futuro da Immersive Learning?

Neste contexto de internet das coisas podemos salientar como estas realidades estão a ficar cada vez mais interativas e mais acessíveis, um exemplo seria a ideia das chamadas Smart Cities que têm por objetivo direcionar os avanços da tecnologia e armazenamento de dados (o que faz da Internet das Coisas uma realidade) para o ambiente e infraestruturas em que vivemos.

É possível desenvolver sistemas de transporte, de energia e até de execução de leis que sejam movidos por dados e realidades interativas para os tornar mais eficazes.

A DOT | Vantagem+ conta com uma equipa de Immersive Learning que produz soluções em Games, Gamification, Realidade Virtual, Aumentada e Mista.  Descubra com nossos especialistas como estes recursos podem contribuir para o aumento da performance e retenção de informação, tornando a aprendizagem mais dinâmica e eficaz.

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