Gamification na educação corporativa | Case Natura

Gamification na educação corporativa

Utilizar gamification nas estratégias de educação corporativa é tendência, pois os recursos motivacionais dos games são capazes de tornar o processo ensino-aprendizagem mais atrativo, envolvente e divertido.

Por isso, a Natura, a maior empresa na produção de cosméticos na América Latina, investiu nas soluções desenvolvidas pelo DOT.  

Quer saber, na prática, como funciona? Conheça a estratégia de gamification aplicada na Natura!

DESAFIO

A Natura tinha dois desafios: promover a cultura da educação, fazendo com que as consultoras consumissem mais materiais educativos sobre produtos, negócios e práticas de vendas. Mas, também, motivar e engajar as consultoras para aumentar a produtividade em vendas e interação com a marca.  

SOLUÇÃO

 

A estratégia desenvolvida para a Natura teve como propósito incentivar a aquisição de habilidades de consultoria a partir de atitudes como: preparar-se melhor para atender às clientes, estudar os vídeos instrucionais da Natura, fazer uso de meios digitais para o trabalho e conhecer melhor os produtos. A gamification deveria estar disponível online, com ênfase no uso mobile, em smartphones e tablets, e ainda traria problemas práticos dos negócios da empresa e conteúdos complexos.

Partiu-se da  determinação de objetivos estratégicos  a realizar com a gamification (com KPIs associados para medi-los). Estes dados são

determinantes também para calcular o ROI, refinar a estratégia e compreender o público-alvo.

Uma sólida pesquisa quantitativa e qualitativa sobre as consultoras Natura foi empreendida. O que rendeu, dentre outras coisas, na criação de personas que ajudaram a customizar a estratégia para diferentes perfis. As personas fizeram tanto sucesso que foram incorporadas, pela Natura, em outros processos da empresa além da gamification!

O DOT desenvolveu, como parte da estratégia, um estudo piloto com 30.000 mil consultoras. Nesse grande experimento foram validadas as melhores mecânicas de incentivo.  Veja um pouco mais do resultado do mapeamento das personas!

RESULTADOS

Uma análise estatística dos resultados do Estudo Piloto demonstrou que as consultoras que fizeram parte da gamification adquiriram mais habilidades de consultoria e hábitos digitais (usar máquina de cartão, realizar pedidos pela internet e a redução de burocracias); além de venderem mais que as consultoras que não participaram da estratégia. Devido a esse sucesso atualmente a estratégia na Natura encontra-se em expansão.

App gamificado
Como parte do resultado foi implementada a estratégia de gamification no aplicativo Consultoria Natura. Criamos uma nova seção denominada Meu Sucesso, onde cada consultora pode acompanhar o ranking por setor e os pontos acumulados. Na área Meu Sucesso é possível, também, ver medalhas e missões realizadas. Cada medalha possui uma descrição e as instruções do que deve ser feito para conquistá-las.

Missões
Nesta seção a Natura consegue disseminar as ações futuras com as propostas do que deve ser feito em cada ciclo de vendas. No menu Missões Urgentes a consultora visualiza seus novos desafios e a descrição do que deve fazer para poder vencer e as recompensas que receberá pela execução da missão.

 

Tudo isso no app, com um design superatrativo e fácil de usar. Veja como ficou!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Use gamification na sua estratégia de educação corporativa

Assim como a Natura e muitos outros cases de sucesso DOT, sua empresa também pode se valer do gamification para alavancar a educação corporativa.

Conte com o DOT para analisar estrategicamente seu negócio e os requisitos técnicos para definição de indicadores e metas do seu projeto de educação corporativa (presencial e online).

Esse foi o desafio em educação corporativa da Natura, e seu, qual é?

 

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