Games para associados | Game Franquias Brasil, desenvolvido para a Associação Brasileira de Franchising

O Game Franquias Brasil, desenvolvido para a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com o Sebrae, é o serious game desenvolvido pelo DOT digital group em coprodução com a Conexão Médica / Rede de Educação (Redec), com o propósito de disseminar as práticas e os valores desse modelo de negócio. Também tem por propósito captar inscrições online para a Associação Brasileira de Franchising.

No Franquias Brasil, o jogador deve criar e gerenciar uma loja franqueada rumo ao sucesso dos negócios. Para isso, é preciso saber contratar, treinar e promover pessoal, bem como investir em propaganda, atendimento ao cliente, infraestrutura, produtos, e toda uma série de desafios comuns a todo franqueado. O gênero do jogo pode ser entendido como um Time Management: onde o jogador precisa tomar decisões sobre vários processos que ocorrem em paralelo e precisam ser coordenados para a realização de um objetivo comum.

A experiência de aprender sobre franquias de maneira lúdica é mais do que uma injeção de motivação. É também uma oportunidade de descobrir mais sobre esse modelo de negócio e até mesmo treinar habilidades, como planejamento, gestão e tomada de decisão.

O projeto consistiu em uma série de 6 mecânicas, cada uma ligada a um objetivo didático central para a gestão de franquias.

Os temas são:

• preços, vendas e custos;
• gestão de pessoas;
• atendimento a clientes;
• marketing e merchandising;
• gestão financeira; e
• indicadores de desempenho

 

A Associação Brasileira de Franchising utilizou o jogo dentro de diversos projetos de capacitação de gestão de franquias. Os participantes de cursos e seminários de temas análogos eram convidados a jogar os jogos, para fazer um nivelamento antes do início dos cursos presenciais. Dessa forma, obtiveram um grande engajamento do público e uma economia de tempo.

RESULTADOS

  • O game já foi acessado por mais de 37.600 pessoas.
  • 70% das partidas foram jogadas em desktop;
  • 29%, em dispositivos iOS; e 1%, em Android.
  • 64% dos jogadores são do sexo masculino; e 36%, do sexo feminino.
  • A principal razão que motivou os jogadores a acessar o game foi “conhecer mais sobre franquias para tornar-se um franqueado”.
  • Em média, cada jogador jogou 10 partidas do jogo. A duração das partida varia entre 3 e 6 minutos

 

Conheça mais sobre Educação Digital para Franquias no nosso Insights DOT Estratégia no negócio de franquias

 

Receba Conteúdos!

Preencha os campos abaixo, logo entraremos em contato!