Employee Experience: o novo RH como designer de experiências

Este Novo conceito coloca as pessoas no centro das empresas e proporciona uma vivência significativa do trabalho aos colaboradores. A Educação corporativa e a tecnologia são fundamentais para garantir resultados positivos.

A pesquisa feita pela consultora Gartner nos Estados Unidos mostra que apenas 29% dos colaboradores acreditam que a área de recursos humanos sabe o que é que eles precisam e querem. Este índice dá-nos um sinal de alerta para as organizações. Um novo conceito, a employee experience, em português, experiência do colaborador, chegou para alinhar as expectativas. Atualmente, o posicionamento de uma empresa está atrelado à satisfação do cliente ao usar o seu produto ou serviço – o cliente em primeiro lugar. A employee experience foca-se na jornada do colaborador para aumentar a eficiência e a competitividade.

“A Employee Experience provoca os RHs a repensarem as suas ações. É uma excelente estratégia que exige que as empresas conheçam verdadeiramente os seus colaboradores e que entendam o que seriam experiências memoráveis para os mesmos. Por trás da realização de grandes experiências há princípios que devem ser observados para que se tenha coerência com os resultados que se pretende alcançar”, afirma Ana Paula Baseggio Lehmkuhl, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional no DOT digital group, referência no mercado internacional de EdTech.

O termo Employee Experience surgiu nos Estados Unidos em 2017 a partir de observações em torno do customer experience, conceito que foca na experiência do cliente. Especialistas na gestão de pessoas chegaram à conclusão de que não é possível satisfazer o cliente sem antes proporcionar experiências positivas ao colaborador. É bom deixar claro que o novo conceito não tem nada a ver com pufes e mesas de pingue-pongue. A abordagem traz à área da gestão de pessoas a missão de ligar os colaboradores ao negócio de uma forma personalizada, respeitando a individualidade de cada integrante da equipa.

EdTech tem um papel-chave – “A employee experience traz às organizações um convite a centralizar as suas ações no ser humano e nas suas múltiplas dimensões. É um grande desafio e transforma o RH num designer de serviços para a organização e para os seus colaboradores”, afirma Lívia Felizardo, especialista de negócios em EdTech no DOT digital group. Para ela, as ferramentas digitais de educação corporativa têm um papel-chave para viabilizar este novo RH. “É o instrumento que tangibiliza a inserção da cultura e prática da employee experience dentro das organizações”.

Learning Experience Platform

Inspirada nas necessidades de protagonização e personalização da jornada profissional, mencionada pela employee experience, a especialista do DOT digital group está envolvida no desenvolvimento de uma plataforma baseada no conceito de Learning Experience Platform. A nova ferramenta vai além da função de um LMS comum. “A proposta é de personalização. Será possível, por exemplo, recomendar cursos ao colaborador com base nas suas preferências, não se limitando ao portfólio de conteúdos da empresa, mas fazendo conexões com o que o mercado está a oferecer na internet”, explica Lívia.

Mas o que muda quando o foco passa a ser a personalização da educação corporativa? A principal mudança é o empowerment do colaborador, que faz escolhas a partir da sua projeção de carreira e não simplesmente de um “plano de carreira” traçado pela organização. Além disso, fortalece-se o estímulo à aprendizagem e à atualização contínua, uma necessidade urgente das organizações para aumentar a competitividade. Para Lívia, ao proporcionar protagonismo ao colaborador na gestão da sua carreira, a employee experience consegue viabilizar uma trajetória mais consistente. “Por outras palavras, não há um engessamento da aprendizagem, mas a liberdade do colaborador traçar o seu próprio caminho em sintonia com a empresa”.

 

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Este artigo foi publicado no Mundo RH.

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