Canvas para o seu projeto de gamification

Há muita Ciência e Design por trás da Gamification. Neste artigo a metodologia DOT de gamificar sistemas/produtos/serviços é explicada de uma forma visual, intuitiva com recurso a um Canvas.

 

Todos os que precisam de realizar projetos complexos adoram Canvas, não é? Este tipo de instrumento facilita, e muito, a compreensão de cada etapa, a relação entre as mesmas e cada elemento necessário para o projeto.

 

Veja o Canvas de concepção de Gamification com a metodologia DOT:

 

 

Representa toda a fase de pesquisa da metodologia de Gamification

  1. Tudo começa com um estudo aprofundado do sistema/produto/serviço que deverá ser gamificado. Como funciona? Quais as suas possibilidades? E restrições? Aqui trata-se de analisar o valor de um item antes de o levar para o próximo nível e de o aperfeiçoar com Gamification!
  2. O passo a seguinte é um mergulho triplo:
  • no público-alvo (quem deve ser influenciado pela Gamification? Como são estas pessoas? Do que gostam? O que querem? O que rejeitam?);
  • nos comportamentos que carecem de ser transformados no público-alvo para que a gamification seja eficaz;
  • e nos objetivos de negócio, que por sua vez consistem nas metas de geração de valor para o cliente e nos KPIs que devem ser usados para avaliar o ROI do projeto.

 

 

Onde se concentra a parte Game Design,

consiste na concepção detalhada das regras de incentivo mais eficientes para atingir o público-alvo e instaurar neste os comportamentos de valor de forma a se alcançar os objetivos de negócio. Para saber mais sobre esta fase vital da metodologia, veja o  nosso eBook sobre Gamification.

 

 

 Congrega os elementos de suporte que tornam a Gamification viável do ponto de vista técnico. São estes: tecnologias a serem usadas, estratégia de comunicação e o detalhe no design de interação, na UX. A DOT | Vantagem+ disponibiliza serviços nestas 3 áreas também. Somos verdadeiramente multidisciplinares e isso faz toda a diferença ao projetar Gamification.

 

 

Consiste na necessária análise de custos operacionais da estratégia de Gamification.  Obviamente o valor resultante deste campo tem de ser superado pelo valor gerado como ROI. Este é o critério de viabilidade financeira e comercial da estratégia.

 

Como em qualquer Canvas, a verdadeira análise e compreensão só começa quando todos os campos estão preenchidos. É quando a procura por relações entre os campos e as consequentes complexidades de todo projeto saltam à vista, o que facilita muito a identificação de soluções.

Quer saber mais sobre o jeito DOT de fazer Gamification e muito mais? Conheça aqui o framework que a Gamification faz parte: o Game Thinking.

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT