[Na Mídia] Realidade Virtual DOT é destaque em feira de tecnologia Agro

Tempo de leitura: 2 minutos

Realidade Virtual DOT é utilizada na capacitação do setor agro, e é destaque na feira de tecnologia agro.

Pensando na formação dos profissionais da área do Agronegócio, o Senar Goiás desenvolveu um curso de manutenção de tratores. Com o intuito de levar conhecimento a quem não possuía acesso as aulas práticas, presencialmente, a instituição apostou em realidade virtual para contribuir com o aprendizado dos alunos.

A realidade virtual consiste em um ambiente artificial que confere ao usuário total imersão em uma experiência alternativa do mundo real. Permite a interação com objetos, personagens e com o ambiente de forma totalmente virtual.

É uma alternativa perfeita para treinamentos que envolveriam riscos de segurança para o aluno – como a manipulação de maquinário industrial, motores e afins – já que proporciona um ambiente simulado e controlado.

A técnica ainda promove diversos benefícios, como a melhoria da aprendizagem através da prática, um ambiente de aprendizagem sem distrações, uma experiência segura, dinâmica e centrada no usuário, além de resultados mensuráveis.

Dada a inovação envolvida no projeto, ele acabou ganhando destaque na feira de tecnologia agro.

Leonardo Cruvinel, gerente do Senar, afirma que mais de 1200 pessoas já foram capacitadas com o auxílio da tecnologia. “Os participantes conseguem fazer todas as manutenções da máquina: troca de fio, manutenção do sistema de arrefecimento sem precisar estar no sol, na chuva, ou sujar. Ele fica aqui, manuseando isso, assistindo o que está fazendo e sendo avaliado. É o Senar Goiás levando capacitação para produtor e trabalhador rural.”

A realidade virtual é uma ferramenta educacional da estratégia de Immersive Learning, que é muito eficaz por oferecer o controle da aprendizagem. O aprendiz deixa de ser apenas um participante passivo, e passa a atuar ativamente em sua própria jornada de aprendizagem.

Essa é, sem dúvidas, uma abordagem bastante atrativa, porque resulta na retenção de informação e consolidação da aprendizagem. Sendo assim, um ótimo destaque para a feira de tecnologia Agro.

Saiba mais sobre Realidade Aumentada no nosso ebook “As 7 megatendências em educação corporativa para 2019“.

2023-02-13T10:05:09-03:00