Gamificação

Gamificação, também chamada de gamification, em inglês, é uma técnica capaz de aumentar índices de atração, retenção, aprendizagem e engajamento de colaboradores. Além disso, ajuda a reduzir custos, aumentar a produção e o ROI (Return Over Investment ou Retorno Sobre Investimento em português). Aqui no DOT utilizamos esse conceito por todo o nosso circuito de aprendizado, adicionando elementos e técnicas de gamificação nos cursos desenvolvidos, em nossa plataforma StudionMX que é a casa desses conteúdos e também no eixo de educomunicação, sempre de acordo com a necessidade de T&D de cada cliente.

Para você que quer mergulhar nesse universo de A a Z, trazemos todos os princípios aqui nessa página.

Gamificação

Gamificação, também chamada de gamification, em inglês, é uma técnica capaz de aumentar índices de atração, retenção, aprendizagem e engajamento de colaboradores. Além disso, ajuda a reduzir custos, aumentar a produção e o ROI (Return Over Investment ou Retorno Sobre Investimento em português). Aqui no DOT utilizamos esse conceito por todo o nosso circuito de aprendizado, adicionando elementos e técnicas de gamificação nos cursos desenvolvidos, em nossa plataforma StudionMX que é a casa desses conteúdos e também no eixo de educomunicação, sempre de acordo com a necessidade de T&D de cada cliente.

Para você que quer mergulhar nesse universo de A a Z, trazemos todos os princípios aqui nessa página.

O que é Gamificação?

O que é
Gamificação?

A Gamificação consiste na utilização de componentes ou elementos derivados de jogos, podendo ser aplicados ao aprendizado. Muitas empresas utilizam essa técnica na capacitação de pessoas, que oferece recompensas como pontos ou medalhas a cada tarefa completada.

Pode-se, também, definir a gamificação como um agrupamento de atividades e processos utilizados para sanar um problema por meio de elementos de jogos. Importante salientar que gamificação não é um jogo em si, mas sim um conjunto de elementos que trazem as mesmas sensações de conquista e progresso, tão relevantes para o engajamento em um ambiente de estudo e de trabalho.

Apesar desses elementos não serem novos, é cada vez mais comum que sejam utilizados fora do ambiente de jogos. Alguns dos contextos mais comuns para o uso de Gamificação incluem: marketing digital, sites, aplicações, ferramentas de produtividade e até listas virtuais de afazeres.

O que é
Gamificação?

A Gamificação consiste na utilização de componentes ou elementos derivados de jogos, podendo ser aplicados ao aprendizado. Muitas empresas utilizam essa técnica na capacitação de pessoas, que oferece recompensas como pontos ou medalhas a cada tarefa completada.

Pode-se, também, definir a gamificação como um agrupamento de atividades e processos utilizados para sanar um problema por meio de elementos de jogos. Importante salientar que gamificação não é um jogo em si, mas sim um conjunto de elementos que trazem as mesmas sensações de conquista e progresso, tão relevantes para o engajamento em um ambiente de estudo e de trabalho.

Apesar desses elementos não serem novos, é cada vez mais comum que sejam utilizados fora do ambiente de jogos. Alguns dos contextos mais comuns para o uso de Gamificação incluem: marketing digital, sites, aplicações, ferramentas de produtividade e até listas virtuais de afazeres.

A importância da Gamificação

Trazendo para o nosso contexto de capacitação, a Gamificação oferece uma maneira eficaz de aumentar e reter o engajamento de colaboradores. Como oferece recompensas, reconhecimentos e aquela sensação de progresso, a ferramenta se torna uma ótima forma de estimular pessoas e seus esforços para que se alcance o objetivo pretendido.

Para transformar sua organização e proporcionar resultados inigualáveis combinando tecnologia de ponta com o design centrado no ser humano, nossas soluções em treinamento corporativo online já são pensadas com elementos chave de Gamificação, customizados para o perfil de seus colaboradores.

A importância da Gamificação

Trazendo para o nosso contexto de capacitação, a Gamificação oferece uma maneira eficaz de aumentar e reter o engajamento de colaboradores. Como oferece recompensas, reconhecimentos e aquela sensação de progresso, a ferramenta se torna uma ótima forma de estimular pessoas e seus esforços para que se alcance o objetivo pretendido.

Para transformar sua organização e proporcionar resultados inigualáveis combinando tecnologia de ponta com o design centrado no ser humano, nossas soluções em treinamento corporativo online já são pensadas com elementos chave de Gamificação, customizados para o perfil de seus colaboradores.

O valor comercial da gamificação

O valor comercial
da gamificação

Em sua essência, a gamificação impulsiona o compromisso para influenciar resultados comerciais. O envolvimento e participação das pessoas na sua iniciativa educacional ajuda a potencializar a interação com seu negócio, produtos, serviços e sua marca. Sendo assim, o valor comercial da gamificação não é somente atrelado ao aluno ou colaborador. Os resultados são visíveis em todas as pontas da empresa, pois com essa técnica conseguimos criar marcos de conteúdo que viram dados para a gestão, por exemplo, em que pontos de conteúdo o colaborador passa mais tempo e quais atividades despertam maior interesse, mapeando assim pontos fortes do seu time. Esses dados, identificados por meio de elementos e marcos de gamificação, podem ser transformados a OKRs baseados em dados, relacionados a inovação, otimização de processos ou outros gaps que potencializam a entrega na ponta.

O valor comercial
da gamificação

Em sua essência, a gamificação impulsiona o compromisso para influenciar resultados comerciais. O envolvimento e participação das pessoas na sua iniciativa educacional ajuda a potencializar a interação com seu negócio, produtos, serviços e sua marca. Sendo assim, o valor comercial da gamificação não é somente atrelado ao aluno ou colaborador. Os resultados são visíveis em todas as pontas da empresa, pois com essa técnica conseguimos criar marcos de conteúdo que viram dados para a gestão, por exemplo, em que pontos de conteúdo o colaborador passa mais tempo e quais atividades despertam maior interesse, mapeando assim pontos fortes do seu time. Esses dados, identificados por meio de elementos e marcos de gamificação, podem ser transformados a OKRs baseados em dados, relacionados a inovação, otimização de processos ou outros gaps que potencializam a entrega na ponta.

Exemplos de estratégias
de Gamificação

Princípios de gamificação no ambiente corporativo podem ser extremamente úteis em projetos com objetivo de retenção de colaboradores, que por sua vez está diretamente relacionado à redução de custos e a conservação de capital intelectual histórico. Esse é um bom exemplo de como a gamificação, se utilizada no dia a dia, pode proporcionar uma base sustentável, se utilizando de motivadores intrínsecos, que todos os seres humanos compartilham, como autonomia, domínio, propósito e senso de comunidade. Lembramos aqui que cada empresa é diferente e tem sua cultura. Dessa forma, a sua estratégia deve ser pensada de forma a conversar em um nível pessoal com os seus colaboradores.

Exemplos de estratégias de Gamificação

Princípios de gamificação no ambiente corporativo podem ser extremamente úteis em projetos com objetivo de retenção de colaboradores, que por sua vez está diretamente relacionado à redução de custos e a conservação de capital intelectual histórico. Esse é um bom exemplo de como a gamificação, se utilizada no dia a dia, pode proporcionar uma base sustentável, se utilizando de motivadores intrínsecos, que todos os seres humanos compartilham, como autonomia, domínio, propósito e senso de comunidade. Lembramos aqui que cada empresa é diferente e tem sua cultura. Dessa forma, a sua estratégia deve ser pensada de forma a conversar em um nível pessoal com os seus colaboradores.