Quem faz parte da área de gestão de pessoas já deve ter se deparado com a frase entre aspas do título. Falar sobre diversidade e inclusão, para muitas empresas, ainda é um grande tabu, porque muitas delas não compreendem ao certo o real significado dessas duas palavras. 

Para contextualizar um pouco mais o tema central desse artigo, vamos às raízes.

di.ver.si.da.de

  1. Qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade.
  2. Conjunto que apresenta características variadas, multiplicidade.

in.clu.são

  1. Ato ou efeito de incluir.
  2. Relação existente entre duas classes quando uma delas entra na extensão da outra.

Ou seja, cada ser humano carrega consigo experiências e culturas únicas que, quando inseridos em um ambiente diverso e inclusivo, constroem um ambiente muito mais favorável ao crescimento. Vamos aos dados! 

Segundo dados divulgados pela Forbes, 85% das empresas americanas com mais de U$ 500 milhões em receita, dizem que o fator diversidade é um grande impulsionador da inovação no ambiente de trabalho.

A Boston Consulting Group divulgou que dentre as empresas de tecnologia, startups e indústrias que focam em inovação e investem em diversidade na gestão dos times, possuem receita 19% maior

Pesquisa realizada pela McKinsey & Company, mostra que as empresas que consideram a questão da diversidade logo no processo de recrutamento entregam resultados até 25% maiores do que as organizações não diversas. Além disso, empresas que reconhecem e praticam a diversidade, dizem que a existência de conflitos chega a ser 50% menor do que nas demais organizações. 

Dados como estes comprovam que a diversidade é um diferencial para alcançar bons resultados. Isso porque cada cultura traz suas dificuldades, características, comportamentos e histórias que são elementos importantes e de grande impacto para o relacionamento profissional e interpessoal.

03 motivos para investir em diversidade e inclusão nas organizações

#01 TOMADA DE DECISÕES CERTEIRAS

Assim como existem diferentes perfis de colaboradores em uma organização, vão existir diferentes perfis de clientes também. Logo, criar um ambiente de trabalho com experiências muito semelhantes acaba limitando a curva de desenvolvimento e inovação para produzir soluções criativas. E é por isso que a pluralidade dentro das equipes é fundamental para a tomada de decisões. 

#02 ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS

Grande parcela dos profissionais que buscam novas oportunidades de trabalho opta por empresas que possuem culturas e práticas com as quais eles se identificam. Isso porque, além de um salário significativo, os colaboradores esperam que a empresa garanta respeito, bem-estar, relações de qualidade e produtividade. 

#03 ATENDIMENTO MAIS HUMANO COM PÚBLICO EXTERNO

E esse é mais um grande diferencial para as empresas diversas, porque elas conseguem oferecer um atendimento adequado, efetivo e humanizado, garantindo um maior índice de satisfação do cliente. Investir em diversidade é também investir em criatividade organizacional, já que faz parte da rotina dos colaboradores estar em um ambiente que valoriza as diferenças e os estimula a explorarem suas singularidades. 

Criando um programa de diversidade e inclusão nas organizações

Antes de começar um programa de diversidade na sua empresa, é importante compreender que esse conceito não se limita apenas a inserção de profissionais de diferentes raças e gêneros. A diversidade engloba diversas culturas, diferentes experiências, crenças, idades, orientações sexuais e pessoas com necessidades especiais. 

Por isso, é importante planejar de que maneira todos esses perfis serão trabalhados nesse programa. Confira as dicas abaixo: 

1) Tudo começa pela diretoria da empresa. É importante que a liderança esteja alinhada com todos os propósitos que a diversidade e inclusão defendem e, que principalmente, seja aplicada inicialmente por ela. 

2) Tenha uma equipe de RH preparada. O papel do RH nessa integração começa na construção do quadro de funcionários da empresa, e é preciso implementá-la logo no processo de recrutamento e seleção. Realizar esses processos em áreas mais amplas, ajuda a atrair um público mais diversificado. 

3) Ofereça treinamentos em diversidade. Ações como esta são importantes para que colaboradores e gestores entendam o quanto é positivo ter perfis diferentes na empresa. O DOT digital group conta com diversas soluções digitais que podem contribuir com a capacitação dos colaboradores. 

4) Incentive a diversidade em todos os níveis. Isso precisa ser realizado com autenticidade, respeito e aceitação. Para isso, é essencial ampliar à ética, respeito e também os conhecimentos para que seja possível fazer as orientações necessárias para favorecer o rendimento.