HISTÓRIAS DE SUCESSO
HISTÓRIAS DE SUCESSO
Chatbot de Conteúdo com Inteligência Artificial
Chatbot de Conteúdo com Inteligência Artificial
Contexto / Desafio
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas, atuando por meio de suas unidades estaduais. As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.
Em São Paulo,o Sebrae tem sua atuação marcada pela inovação constante, buscando nas novas tecnologias canais de apoio ao seu público-alvo. Assim, todas as suas soluções digitais se encontram disponibilizadas na Vitrine Sebrae, um portal de soluções de negócios e educação empreendedora. Em constante evolução, a Vitrine Sebrae precisava agilizar o seu atendimento, tanto em nível de rapidez nas interações com o público, quanto na disponibilização non-stop service.
Ampliar números de atendimento na Vitrine, com assistência individual e em tempo real.
Ir além do chatbot (que já estava sendo utilizado).
Fazer a IA atuar dentro de um ambiente controlado.
Usar IA Generativa, porém com respostas dentro do “Universo Sebrae”.
Solução DOT
Como um parceiro de inovação e educação continuada do Sebrae, o DOT Digital Group destacou um time de Especialistas, Consultores e Analistas Educacionais que tomou o desafio para si e foi incansável na busca da melhor solução.
Talvez o maior desafio tenha sido fazer a Inteligência Artificial Generativa atuar em um ambiente controlado, com a linguagem, os conceitos e a cultura do Sebrae. Vencida esta etapa, foi feita integração da IA com o chatbot já existente. A intervenção humana no processo acontece por meio de uma curadoria e monitoramento contínuo e permanente, garantindo o padrão de excelência e acuracidade nos atendimentos.

Uma linguagem dialógica garante a fluidez do atendimento, cabendo ao visitante ser o mais específico possível no seu questionamento. Quanto mais precisão na pergunta, maior será a particularização da resposta.
Principais benefícios a destacar:
Oferta de Atendimento 24/7.
Respostas específicas, dentro da cultura do Sebrae.
Redução no acionamento humano.
Rapidez, resolutividade e profundidade nas respostas.
Orientação técnica pautada em conteúdo confiável.
Chamada para ação e atendimento “humanizado”.
Aumento da satisfação do usuário.

Uma linguagem dialógica garante a fluidez do atendimento, cabendo ao visitante ser o mais específico possível no seu questionamento. Quanto mais precisão na pergunta, maior será a particularização da resposta.
Principais benefícios a destacar:
Oferta de Atendimento 24/7.
Respostas específicas, dentro da cultura do Sebrae.
Redução no acionamento humano.
Rapidez, resolutividade e profundidade nas respostas.
Orientação técnica pautada em conteúdo confiável.
Chamada para ação e atendimento “humanizado”.
Aumento da satisfação do usuário.
E mais: a IA ainda encerra o atendimento convidando a pessoa a realizar mais cursos, buscando um desenvolvimento contínuo.
Resultado
Desde sua implementação, a Tutoria via IA já obteve um índice de satisfação de 91% dos visitantes da Vitrine Sebrae, criando uma experiência de maior acolhimento, pertencimento e sensação de proximidade. Tudo isso disponível 24 horas por dia, todos os dias.