Como o DOT construiu um espaço no Metaverso para o SEBRAE Nacional

Desafio

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas, atuando por meio de suas unidades estaduais.

O metaverso é uma nova fronteira tecnológica, que modifica como o físico e o digital se relacionam. Sendo uma instituição muito inovadora, o Sebrae nos trouxe o desejo de ser pioneiro nesse processo de inovação, com a criação do Sebraeverso.

O desafio era utilizar as potencialidades desse espaço para ir além do conceito de sala de aula tradicional e ensinar aos empreendedores o que é o metaverso, de forma prática e imersiva. O foco era demonstrar os benefícios do metaverso para as empresas, criando uma galeria do conhecimento que contemplasse a exposição de conteúdos e espaços para interação.

Solução

Foi desenvolvido um ambiente de navegação aberta, com recursos dispostos e produzidos para informar e encantar os participantes.

O Sebraeverso possui uma série de objetos educacionais em diferentes formatos, para apresentar os principais conceitos do que é o metaverso e seus desdobramentos com foco em oportunidades para empresas e negócios. Os objetos permitem que o usuário interaja com o conteúdo determinando o seu tempo de consumo.

O desenvolvimento dos objetos foi norteado pelos princípios da andragogia, trazendo uma linguagem dialógica e uma identidade visual que contemplam a diversidade das empresas e empreendedores brasileiros.

O espaço no qual os objetos estão inseridos permite que o usuário crie o seu avatar, personalizando características como cabelo, cor dos olhos e roupa, e navegue por esse ambiente seguindo alguns comandos de teclado. Três espaços foram pensados para esse ambiente:

Recepção, onde há instruções básicas de como andar pelo local e o que será visto lá dentro;
Ambiente de conhecimento, com os objetos educacionais, organizados em uma jornada intuitiva;
Espaço de interação entre os participantes: um grande jardim sob o céu do cerrado.

Um detalhe interessante: o céu e a paisagem que se veem no Sebraeverso são de Brasília, porém, essa tecnologia permite a personalização conforme as características e o desejo de cada empresa. Importante destacar que esse espaço pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo computador. E não é necessário utilizar um óculos de realidade virtual, embora com ele a experiência seja ainda mais imersiva.

👉 Conheça o Sebraeverso

Resultado

A solução foi lançada em âmbito nacional, fazendo com que muitas pessoas tivessem sua primeira experiência no metaverso através do Sebrae.

A partir dessa experiência, novas aplicações e conteúdos estão sendo discutidos e planejados.

Conhecimento que transforma a
Educação Corporativa da sua empresa

Fale com especialista

Conheça outros cases de sucesso