Onboarding — Projeto Integrar

Desafio

A Samarco é uma mineradora brasileira, uma joint venture de propriedade da Vale e BHP com cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. A empresa opera com novas tecnologias e pautada na segurança, buscando gerar valor duradouro para os territórios onde atua.

O desafio era atualizar o programa de onboarding da empresa, frente à nova cultura de retomada e os valores da Samarco, de maneira clara e inovadora para um público amplo e diverso.

Solução

A fim de proporcionar uma acolhida baseada em empatia e que despertasse o sentimento de pertencimento nos novos colaboradores da Samarco, foi desenvolvido o Projeto Integrar.

O programa de onboarding foi desenvolvido com base no princípio da andragogia, valorizando a autonomia, a experiência e a prontidão para aprender, tendo como premissas a orientação para a aprendizagem e a motivação.

macs

Além disso, outros pontos altos desse projeto foram:

Metodologia de microlearning, com conteúdos divididos em partes menores, tornando-os mais acessíveis no cotidiano dos profissionais;

Plataforma responsiva, otimizada para acesso em diferentes dispositivos;

Navegação infinita com acesso rápido ao menu, facilitando a navegação; 

Conteúdos em formato learning page, garantindo menos cliques e mais atenção.

O conteúdo foi divido em módulos, conforme o assunto, e trabalhado por meio de diversos recursos educacionais, como textos curtos, animações, vídeos, infográficos e podcasts.

Resultado

O Projeto Integrar vem impactando os novos colaboradores dos times administrativo e operacional da Samarco, além de terceirizados, dando o suporte necessário no aprendizado de habilidades pertinentes às suas funções e, ainda, reforçando a nova cultura de retomada e valores da Samarco de maneira clara e inovadora.

Conhecimento que transforma a
Educação Corporativa da sua empresa

Fale com especialista

Conheça outros cases de sucesso