Como o DOT ajudou a Honda a capacitar seus gerentes no Brasil

Desafio

O Grupo Honda é o maior fabricante de motores a combustão interna do mundo. Desde 1948, a empresa foca na combinação responsável e eficiente de tecnologia e respeito ao meio ambiente, com uma diversificada linha de produtos e a busca por se manter como uma marca de espírito jovem, desafiador e em constante evolução.

O desafio era replicar as funções reais do sistema de CRM (Customer Relationship Management) da Honda, simulando as situações e problemas enfrentados pelos gerentes das concessionárias em todo o país. Enfim, mostrar e incentivar o uso correto da ferramenta de CRM.

Solução

A solução criada para solucionar o desafio da Honda foi a criação de um game, em formato desktop. O game contou com a mecânica de time-management, onde o jogador deveria performar as ações e concluir os objetivos no tempo determinado. O jogo simula fielmente as principais funções do sistema de CRM real utilizado no dia a dia dos colaboradores, porém, acrescentando elementos de gamificação, como:

Objetivos;
Ações externas ao sistema;
Sistema de pontos.

Com base na estratégia de gamificação, é possível capacitar os colaboradores de forma envolvente, melhorando o engajamento e a retenção do conhecimento.

Resultado

Este game foi desenvolvido para o time Honda de todo o Brasil, nos segmentos motos e carros e os objetivos e ações foram avaliados conforme o uso correto da ferramenta e aplicação correta dos processos. A solução entregou o que a empresa precisava, cumprindo o objetivo dos gerentes de capacitar o time para gerenciar os leads de forma rápida.

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