20 ideias transformadoras em Gamification para 2020

O que 2020 trará de novidades e desafios em gamification? 

Para responder a essa pergunta separamos 20 das ideias que julgamos ter mais chances de transformar o cenário corporativo e influenciar a forma como se gamifica projetos, produtos e sistemas. Confira agora mesmo!

10 ações práticas: como fazer!

1 – Realidade Virtual e Aumentada

A RV e RA são meios que incrementam experiências gamificadas tornando-as mais envolventes. Os dispositivos como óculos de imersão serão ainda mais acessíveis em 2020. Além disso, experiências feitas originalmente para RA e RV também podem ser gamificadas. Sobre isso, confira o projeto Elevator Pitch desenvolvido para o SEBRAE-RS.

2 –  Inteligência Artificial

Tutores virtuais e assistentes robóticos estão em alta. E como não poderia deixar de ser a Inteligência Artificial encontra na gamification rico território para prosperar. Saiba mais como o DOT digital group utiliza IA em projetos.

3 – Gamification Adaptativa

Diretamente relacionada com a anterior, mas esta tendência consiste em regras de incentivo que se adaptam ao desempenho do usuário e/ou a seu perfil. A mecânica da gamification se ajusta para ganhar eficiência, chegando até mesmo à personalização. Pesquisas em gamification adaptativa já aparecem no Brasil. A estratégia desenvolvida pelo DOT para a Natura envolveu gamification adaptativa: as regras variavam conforme o perfil da consultora em vendas.

4 – Data Analytics

Gamification gera dados, muitos dados sobre os participantes. O potencial de profiling e outras descobertas com o uso de Data Analytics é imenso para, por exemplo, descobrir  hábitos e tendências de consumo. Sobre isso, saiba mais sobre MarTech, (Marketing Technology), clicando aqui.

5 – Mobile 

A tendência do mobile first, que começou por volta de 2010, chega vitoriosa em 2020. Para contar com maior participação uma estratégia de gamification deve levar em conta que os envolvidos podem estar em qualquer lugar com um smartphone na mão. Descubra aqui como toda experiência digital deve ser pensada fundamentalmente como mobile.

6 – Missões e Desafios

A abordagem reativa em gamification é mais conhecida. Nela os participantes recebem recompensas depois que realizam ações desejadas. A abordagem ativa, por sua vez, consiste em lançar desafios elegíveis para os participantes, aumentando tanto seu poder de escolha quanto o desafio para eles. Confira aqui mais sobre metodologias ativas de ensino.

7 – Storytelling

Pontos e recompensas engajam. Mas nada prende mais a atenção do que envolvimento emocional em uma boa história! Com o avanço da tecnologia as estratégias de gamification passarão a oferecer mais narrativas interativas (e a Realidade Virtual e a Aumentada também terão um papel nisso). Descubra aqui mais sobre como gamification pode fazer uso de storytelling.

8 – Interações Sociais

Cada vez mais a gamification faz parte das redes sociais e pede por táticas de incentivo que fazem seus participantes interagirem. Em 2020 pense como dinamizar equipes e fazer da gamification um fator integrador para seus clientes ou colaboradores.

9 – Plataformas de Engajamento

Soluções como “acompanhamento” ainda terão sua vez. Mas há uma tendência forte na adesão a plataformas com infraestrutura tecnológica e estratégias padronizadas. Descubra como expressões dessa tendência o Pronto Learning, plataforma de microlearning, e o StudiOn, plataforma de educação digital.

10 – Co-criação

Colaboradores e clientes não querem apenas receber pontos e recompensas, mas expressar opiniões, criar conteúdos e fazer diferença nos rumos das coisas. Co-criar é a palavra-chave, com gamification em que os participantes geram conteúdos 

10 aplicações reais: o que gamificar!

11 – Segurança de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados trará mudanças significativas na forma como todas as empresas usam recursos digitais. De olho na Cybersegurança as iniciativas envolvendo gamification e games vêm crescendo, inclusive tornando a segurança de dados em uma espécie de eSport.

12 – Performance no Trabalho

Gamificar para ajudar seus colaboradores a manter o foco, bater metas e serem mais produtivos. Foi nisso que a rede de restaurantes AppleBee’s apostou.

13 – Saúde

Saúde e bem-estar é uma das aplicações da gamification que mais crescem no mundo, envolvendo: auto-monitoramento, atividades físicas, treinamento de profissionais da Saúde, como é o caso do treinamento gamificado que o DOT desenvolveu para o HCor.

14 – Desenvolvimento Pessoal

Aplicativos que te ajudam a parar de procrastinar e atingir logo seus objetivos. E fazem disso um jogo empolgante. É o caso do Habitica, por exemplo.

15 – Vendas

Missões, metas, competição, conquista de prêmios, aquisição de conhecimentos e habilidades. Gamificar tendo tudo a ver com o processo de vendas. Tanto é que o DOT digital group gamificou a experiência das consultoras Natura.

16 – Educação 

A gamification é uma tendência forte em EdTech há anos e em 2020 continuará sendo. A gamificação da Educação formal escolar talvez seja a principal aplicação no Brasil, especialmente quando falamos de Educação a Distância. Confira aqui. 

17 – Internet das Coisas

Essa tendência ainda é incipiente no Brasil. Mas a tecnologia 5G e a disseminação de interatividade eletrônica terão, nos próximos anos, um profundo impacto principalmente na indústria e na agricultura. E a gamification já faz parte dessa nova fase da Internet.

18 – Mobilidade 

Em 2019 foi lançado o programa Uber Rewards, pela qual essa empresa pretende aumentar sua vantagem sobre os concorrentes. Seguindo o exemplo do Uber o mercado de mobilidade e logística tenderá a apostar na gamification como fator de diferenciação e competitividade. 

19 – Treinamento Corporativo

Continua sendo um campo fértil para a gamification. O QuestiOn, por exemplo, apresenta-se como uma solução game based para engajar colaboradores em desafios de conhecimento..

20 – Marketing Digital

O mundo das pesquisas de mercado e da propaganda ainda tem muito o que ganhar com a gamification (especialmente unindo-a com storytelling e realidade aumentada e virtual). As aplicações vão desde desde publicidade para turismo até a realização de pesquisas em marketing. Leia mais aqui.

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