Trilhas de Aprendizagem na sua estratégia de treinamento e capacitação

Tempo de leitura: 2 minutos

As Trilhas de Aprendizagem fazem parte do extenso leque de estratégias de capacitação e treinamento digital. Como o próprio nome sugere, o conteúdo compõe um itinerário que o aluno percorre e aprende de maneira flexível e dinâmica. O objeto das Trilhas é explorado conforme o interesse do aluno em aprender determinado tema, o que promove uma aprendizagem contínua.


Por que utilizar Trilhas de Aprendizagem?

Para arquitetar conteúdos numa estrutura que potencialize a aprendizagem ou, ainda, incentivar o aluno a construir seu próprio caminho de acordo com suas necessidades e interesses.

A estratégia também pode incluir conteúdos extras, alternativos à rota principal, e contar com tutores e monitores como parceiros nesse percurso.

 

O Programa Negócio Certo foi inicialmente estruturado para capacitar o empreendedor desde a primeira etapa: ideias de negócio, viabilização da ideia, contabilidade, enfim, uma sequência de temas que compunham a estruturação do negócio.

DESAFIO – Trilhas de Aprendizagem

Ao mesmo tempo, o Sebrae tinha a necessidade de agilizar o atendimento presencial e ser assertivo na consultoria, a fim de sugerir caminhos de conhecimento já estruturados na educação digital.

SOLUÇÃO

Desenhar as Trilhas de Autoatendimento para configurar caminhos alternativos e flexíveis que vão ao encontro das necessidades dos empreendedores e empresários de diferentes áreas, e apresentar conteúdos par

a as necessidades de negócios nas mais diversas frentes (marketing, gestão de pessoas, formação de preços, ideias de negócios etc.).

Com isso, foi necessário implantar um questionário diagnóstico que identifica o momento empresarial do aluno e em qual área de negócio reside seu problema ou  sua dificuldade. Só então a Trilha é sugerida de maneira autônoma, sempre com liberdade para escolher o caminho a ser seguido.

O DOT digital group fez um sistema gamificado, que reconhece a trajetória do empreendedor e auxilia o Sebrae no consumo de conteúdos que fazem parte de uma rota alternativa e maximizam o desempenho. Monitores e tutores também participam deste projeto ao acompanhar o desempenho e auxiliar os alunos.

RESULTADO

Com a utilização das trilhas de aprendizagem, foram realizadas três modalidades de acesso: online, material impresso e USB.  Mais de 406 mil participantes atendidos.

 

 

 

2022-12-07T12:49:14-03:00