Trilhas de Aprendizagem na sua estratégia de capacitação corporativa

 

A Trilha de Aprendizagem já não é mais novidade para as empresas que possuem projetos consolidados de desenvolvimento de competência, mas ainda deixa dúvidas para aquelas que querem apostar na tendência em suas estratégias de educação corporativa.

Como o próprio nome sugere, as trilhas de aprendizagem compõem um caminho que o aluno percorre para se capacitar de maneira flexível e dinâmica. Geralmente os cursos que são trabalhados nessa modalidade trazem diversos formatos de conteúdo como videoaulas, e-books, webinars e muito mais.

Atualmente, existem algumas plataformas como o Studion.MX que podem contribuir com o desenvolvimento dessas trilhas. Nele você reúne uma série de conteúdos educacionais, onde o aluno se capacita na mesma dinâmica com que hoje consumimos música, filmes e séries: por meio de recomendações!

Com o LMS Studion.MX, é possível promover os comportamentos de valor que você deseja disseminar entre seus colaboradores, pois oferece criação e gestão de perfis dinâmicos com controle de acesso; assume a identidade gráfica da sua empresa; permite a configuração e gestão de certificados em PDF com código de validação; disponibiliza ferramentas de configuração de matrícula, conclusão, gamificação e social learning; além da gestão de seus cursos por meio de relatórios de matrículas, acessos e progressão.

>>> SAIBA MAIS SOBRE O STUDION.MX

Por que utilizar Trilhas de Aprendizagem?

Para arquitetar conteúdos numa estrutura que potencialize a aprendizagem ou, ainda, incentive o aluno a construir seu próprio caminho de acordo com suas necessidades e interesses.

A estratégia também pode incluir conteúdos extras, alternativos à rota principal, e contar com tutores e monitores como parceiros nesse percurso. Veja no case de sucesso abaixo, como o Sebrae/SC tem contribuído com a capacitação dos empreendedores catarinenses.

DESAFIO

O Programa Negócio Certo foi inicialmente estruturado para capacitar o empreendedor desde a primeira etapa: ideias de negócio, viabilização da ideia, contabilidade, entre outros temas que que compõem a estruturação de um negócio.

SOLUÇÃO

Desenhar Trilhas de Autoatendimento para configurar caminhos alternativos e flexíveis que vão ao encontro das necessidades dos empreendedores e empresários de diferentes áreas, além de apresentar conteúdos para as necessidades de negócios nas mais diversas frentes (marketing, gestão de pessoas, formação de preços, ideias de negócios etc.).

Com isso, foi necessário implantar um questionário diagnóstico que identifica o momento empresarial do aluno e em qual área de negócio reside seu problema e/ou dificuldade. Só então a Trilha é sugerida de maneira autônoma, sempre com liberdade para escolher o caminho a ser seguido.

O DOT Digital Group fez um sistema gamificado, que reconhece a trajetória do empreendedor e auxilia o Sebrae/SC no consumo de conteúdos que fazem parte de uma rota alternativa e maximizam o desempenho. Monitores e tutores também participam deste projeto ao acompanhar e auxiliar os alunos.

RESULTADO

Três modalidades de acesso: online, material impresso e USB. Mais de 406 mil participantes atendidos.

Saiba como as Trilhas de Aprendizagem podem ser implementadas na sua estratégia de educação corporativa.

trilhas-de-aprendizagem

2021-08-26T19:34:41-03:0024 de julho de 2020|