Aqui no DOT digital group, estamos olhando para frente e entregando soluções para o futuro da Educação Digital. Preparamos uma seleção com as principais tendências do mercado de EdTech que prometem se tornar fatos no próximo ano. Algumas já estão em curso, enquanto outras têm tudo para crescer.

Antes de tudo, inicie a leitura e entenda por que vale a pena acompanhar essas tendências e manter sua organização competitiva frente aos concorrentes!

Como está o mercado de EdTech hoje

Em 2019, o mercado global de EdTech foi avaliado em cerca de US$ 186 bilhões, podendo alcançar US$ 368 bilhões até o ano de 2025. Esses números já contabilizam os impactos sentidos pela pandemia da Covid-19, que imprimiu uma nova dinâmica à educação no cenário mundial.

A rápida propagação da doença e o uso do distanciamento como forma de prevenção provocaram o fechamento de escolas e universidades, dessa forma expôs a impossibilidade de reunir pessoas em ambientes presenciais.

No Brasil, como em outros países, o que antes era utilizado por opção ou conveniência se tornou uma necessidade. As EdTechs foram alçadas ao desafio de contribuir ativamente na manutenção dos ensinos básico, superior e corporativo, o que proporcionou uma aceleração significativa no desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias educacionais.

Contudo, é importante observar como os segmentos de mercado das EdTechs brasileiras desenham o setor:

Gráfico que mostra os segmentos de mercado de EdTechs brasileiras

>> Para mais informações como essa, baixe nosso e-book Tendências do Mercado de EdTech em 2021

O que esperar das soluções educacionais em 2021

A realidade é uma só: o mundo, a educação, e principalmente as pessoas, estão inevitavelmente mais digitais.

Estamos vivendo um experimento em escala global sobre o uso de ferramentas digitais de aprendizagem e o esperado é que somente aquelas que realmente agreguem valor para estudantes, educadores, instituições de ensino e empregadores persistam além da crise.

>> Entenda o que é Educação Corporativa e por onde começar

Tendências do mercado EdTech para 2021

As principais tendências do mercado EdTech já podem ser observadas e, certamente, muitas delas já estão guiando novidades e continuidades de soluções educacionais desenvolvidas no DOT digital group. Veja só.

#1 Autonomia

A obtenção do conhecimento é cada vez mais entendida como um processo autônomo, portanto a autoaprendizagem segue entre as perspectivas que devem nortear a implementação de treinamentos corporativos em 2021.

#2 Learning Experience Platform (LXP)

Considerado a Netflix da educação digital, o LXP oferece experiências de aprendizagem interativas e personalizadas, dando a oportunidade de o usuário escolher quais cursos desejar realizar.

#3 Learning Management System (LMS)

Além de uma plataforma de educação online, um LMS permite criar cursos e treinamentos, organizar e administrar essas atividades, gerando relatórios com métricas sobre matrículas, acessos, desempenho e geração de certificados.

#4 Microlearning

Treinamentos extensos não retêm a atenção dos colaboradores de forma eficiente. A estratégia de dividir o conteúdo em pequenas doses diárias contribui para um consumo mais rápido, além disso, ajuda a reter o aprendizado.

#5 RH e Capital Intelectual

Desde o recrutamento dos talentos, passando pelo aculturamento, até chegar à gestão dos treinamentos corporativos, a área de Recursos Humano (RH) vem ganhando produtividade com o apoio da tecnologia.

#6 Gamification

Além de tornar a capacitação mais lúdica, a solução é uma estratégia que resulta em maiores índices de retenção do conhecimento. Em 2021, é esperado maior amadurecimento desse mercado.

Agora que você já conhece algumas tendências do mercado de EdTech em 2021, que tal entendê-las mais a fundo? Confira em nosso e-book quais ferramentas estarão em evidência no próximo ano e possivelmente presentes em sua empresa.

Acesse o ebook sobre Tendências de Mercado de EdTech em 2021