Tecnologias que apoiam o Onboarding

Com a estratégia definida, o próximo passo é escolher qual tecnologia se encaixa mais com a experiência desejada. Para isso, é preciso considerar o tempo disponibilizado para a ação, quantidade de conteúdo que deverá ser passado e qual o impacto que se planeja alcançar. Veja algumas possibilidades:    

Microlearning e mobile first

Ter acesso ao onboarding no próprio celular facilita o processo de aprendizagem. Mas antes de aderir é preciso se questionar sobre o público-alvo: eles têm o celular como o principal meio para acesso de informações. Assim, o curso estaria literalmente ao acesso da mão em qualquer tempo e lugar – desde a recepção até o horário de almoço.

Usar um aplicativo para Microlearning pode dar ao cliente a liberdade de liberar o curso antes mesmo do primeiro dia de trabalho do novo colaborador, aproveitando dessa forma o momento psicológico de empolgação e ansiedade após a notícia sobre a contratação e promovendo uma experiência  com a empresa antes mesmo que o novo colaborador iniciasse suas atividades.

E-learning customizado

É possível estruturar um onboarding que dure mais tempo para que o colaborador possa aos poucos se conectar com a empresa. Para isso, pode ser disponibilizado um e-learning com etapas definidas, permitindo que ele receba as informações aos poucos e possa assimilar com mais facilidade.

Nesse caso, é definido o tempo que a empresa deseja destinar para essa ação e quais as soluções se encaixam melhor para aquele público (vídeo, e-book, podcast).     

Realidade Virtual

Utilizar a Realidade Virtual (RV) para criar uma experiência de integração mais real e prática não é coisa do futuro. Sem complicações, o novo colaborador consegue fazer um tour pela empresa virtualmente — incluindo sedes em outras cidades.

Conhecer processos, práticas, visualizar um procedimento, aprender “como se faz”! A RV aproxima com as particularidades da organização, projeta cenários que são importantes de serem vivenciados.

Simulando situações da rotina de trabalho, a RV auxilia a identificar pontos fortes e pontos fracos dos colaboradores, funcionando como uma forma de levantamento de necessidades de treinamento. Além disso, tudo é feito em ambiente seguro e que permite errar e aprender!

Cabe lembrar que essas são algumas possibilidades. Para definir a melhor opção é preciso considerar a realidade da empresa e o seu objetivo. Assim, é possível construir uma solução que faça sentido para o colaborador e para organização.  Com a estratégia certa e a tecnologia adequada a experiência do embarque pode durar a viagem profissional inteira.

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