Soluções digitais para potencializar treinamentos do Agronegócio

A modernização agro não para. Por isso, os treinamentos do agronegócio precisam acompanhar o ritmo.

Tempo de leitura: 5 minutos
dois trabalhadores do campo, vestindo camisa social e boné, no meio de uma plantação, olhando para um drone acima deles
dois trabalhadores do campo, vestindo camisa social e boné, no meio de uma plantação, olhando para um drone acima deles

Sem sombra de dúvidas, o agro é um dos setores que mais cresce no Brasil. Diante da verdadeira revolução digital que vem ocorrendo no setor, com o surgimento de novas tecnologias a todo momento, a modernização não para. Consequentemente, os treinamentos do agronegócio precisam acompanhar o ritmo.

Por que os treinamentos do Agronegócio são tão importantes?

Se a chegada de novas tecnologias ao campo é uma enorme conquista, por outro lado também pode ser encarada como um enorme desafio. Isso porque novos recursos demandam dos trabalhadores novos conhecimentos.

O maquinário cada vez mais tecnológico agiliza o trabalho, mas também requer conhecimentos específicos de quem irá operá-lo. Diante desse cenário, é primordial que as empresas do setor invistam na capacitação de seus colaboradores, a fim de que eles estejam preparados para acompanhar as tendências do agronegócio.

Quando falamos em modernização do setor, falamos também da modernização em treinamentos do agronegócio. Afinal, não é mais possível seguir com um treinamento corporativo tradicional em um contexto altamente tecnológico – e altamente competitivo.

De acordo com a nossa Consultora Educacional Simone Carminatti, os profissionais do setor agro comumente têm uma carreira duradoura, muitas vezes até vitalícia.

Por isso, a necessidade de fomentar uma cultura de lifelong learning nas empresas é latente, para que a força de trabalho se adapte às constantes mudanças do agronegócio. Ela afirma que “para eles [profissionais agro], a educação corporativa ajuda no aprendizado sobre novos produtos, processos e amplia horizontes acerca de metodologias facilitadoras de vendas, somando vantagens para as empresas”.

A era da transformação digital no campo

Com o simples auxílio de um óculos VR e sensores nas mãos, por exemplo, o profissional  pode se ver dentro de um trator, ou de qualquer outro ambiente que seja necessário.  Isso possibilita um treinamento envolvente e com maior segurança. 

Por meio de immersive learning,  a capacitação ocorre sem a necessidade de parar um trator por até um dia inteiro, ou de reservar um local específico para a realização das aulas. Tudo acontece de forma simples, segura e otimizada

Segundo Luana Moura, nossa Analista de Inteligência de Mercado, “tendo em vista também que o trabalho no campo já está bastante envolto no uso de drones, aplicativos e outros dispositivos tecnológicos, fomentar a educação corporativa por meio de soluções digitais se tornou primordial para manter esses profissionais comprometidos na evolução dos negócios”. 

banner roxo, com os dizeres "webinar, Educação como Protagonista na Transformação Digital no Campo, assista agora"

5 inovações para potencializar seus treinamentos do agronegócio:

A seguir, conheça 5 possibilidades de inovação que podem ser aplicadas em treinamentos do agronegócio: 

Desenvolvimento de Cursos Online 

A produção de cursos online, de maneira personalizada para atender às necessidades específicas do seu negócio, traz inúmeros benefícios. O curso pode ser desenvolvido do zero, alinhado aos objetivos da empresa, ou pode ocorrer a partir da transposição de conteúdos já existentes para o formato digital, com a implementação de metodologias e recursos baseados nas características e necessidades de cada público. Essa solução educacional garante maior assertividade na capacitação, já que os treinamentos são únicos e desenhados especialmente para se encaixar no contexto de cada organização.

Immersive Learning

A aprendizagem imersiva utiliza ambientes aumentados, simulados ou puramente artificiais. Com ela, os colaboradores podem desfrutar de diferentes estilos de aprendizagem e se desenvolver com estímulos de engajamento, atenção e cenários que simulam a realidade. Alguns dos recursos mais populares em immersive learning são a realidade virtual, a realidade aumentada e o vídeo 360º. As soluções desenvolvidas podem necessitar do uso de equipamentos específicos ou não, de acordo com a estratégia mais adequada às necessidades da organização.

Gamificação e games educacionais 

Gamificação e jogos educacionais são técnicas que viabilizam o aumento da atração, engajamento, retenção e aprendizagem contínua dos profissionais em treinamentos do agronegócio. Podendo promover, inclusive, um ambiente de interação entre os colaboradores. As ações são compostas por ranking de tarefas, desafios em etapas e até jogos, desenvolvidos especificamente para os objetivos educacionais, entre outros recursos que sejam relevantes. 

Cursos via WhatsApp

O aplicativo, já aclamado pelo público brasileiro, é peça chave no processo de modernização do setor agro. Os cursos via WhatsApp são uma possibilidade para levar a educação mais longe, a lugares nos quais soluções mais sofisticadas não conseguem chegar. É uma plataforma completa para a Educação Corporativa Digital, com interface moderna e intuitiva, diversos recursos e sistema de API aberta, que permite uma integração ainda melhor com outros sistemas. Para treinamentos do agronegócio, os cursos via WhatsApp oferecem simplicidade no uso, por meio de uma ferramenta já popular. Além de flexibilidade para quem dispõe somente de um smartphone para acesso à internet, e agilidade no processo de aprendizagem, por meio do conceito de microlearning.

Educomunicação

É importante que a empresa tenha estratégias de comunicação educacional que, junto com as ferramentas que serão disponibilizadas para a aprendizagem, engajem o colaborador a realizar os cursos e treinamentos do agronegócio. As estratégias de educomunicação devem ser planejadas de acordo com o perfil dos colaboradores e suas preferências. Também devem incluir métricas de acompanhamento, a fim de avaliar resultados e direcionar os próximos passos, para que a aprendizagem e a melhoria de processos sejam contínuas.

banner com fundo preto e roxo e os dizeres "Relatório de Inteligência, Acelerando o Agronegócio por meio da Capacitação Digital, Baixe agora"

Quer saber mais sobre as soluções educacionais ideias para o agronegócio? Desenvolva o seu programa de T&D com quem entende de Educação Corporativa de verdade! Entre em contato conosco agora mesmo.