Relação da Economia da Atenção com a Educação Corporativa Digital

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O conceito de Economia da Atenção não é novo, mas continua sendo uma moeda poderosíssima no mercado. Em um mundo em que as tecnologias e novos canais disputam audiência, atrair e despertar a atenção fidedigna de uma pessoa é um desafio.

O excesso e, por consequência, a facilidade de acesso às informações distribuídas em massa na internet ou mesmo em locais externos (como serviços, por exemplo), ao mesmo tempo que geram uma competição de atenção também a dispersam – por mais contraditório que pareça. 

Economia de atenção na cultura digital 

A cultura digital, apesar de despertar a curiosidade dos usuários, também provoca escassez de foco. Assim, é gerada a chamada economia da atenção, uma relação entre oferta de conteúdos e demanda por atenção dos usuários

Sendo assim, como manter uma rotina de aprendizagem com tantas possibilidades de distração?

Ao fazer uma correlação do conceito da Economia da Atenção com a Educação Corporativa Digital, surgem algumas questões pertinentes: 

  • Como garantir a atenção do seu público-alvo no curso online que a sua empresa ou organização está oferecendo? 
  • Ou, no caso das universidades corporativas, como impulsionar seus colaboradores durante toda a jornada de aprendizagem? 

São perguntas importantíssimas para definir o seu objetivo educacional, antes mesmo de pensar na solução que você quer oferecer para as pessoas que deseja treinar, capacitar e desenvolver

Uma vez que as empresas ou organizações corporativas possuem a necessidade de estruturar e organizar as suas bases de conhecimento, este se torna um recurso fundamental para a inovação e desenvolvimento delas. 

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A importância do diagnóstico educacional 

A partir de uma força de trabalho cada vez mais especializada e conectada aos valores e propósitos do negócio, geram-se reflexos sobre a qualidade, produtividade e vantagem competitiva.

Ou seja, com a economia da atenção sendo cada vez mais aquecida, as empresas concorrem entre si. Logo, as soluções educacionais utilizadas também disputarão a atenção das pessoas, que a dividem com as redes sociais, vídeos, músicas, séries, cursos online e tantos outros canais.

Portanto, o diagnóstico educacional se faz necessário para se ter um ponto de referência e acompanhar as necessidades de cada usuário, bem como determinar se a experiência de aprendizagem do curso online ou universidade corporativa é ou será eficaz. Esse método ajuda a criar estratégias que de fato despertam o interesse de um grupo específico de pessoas.

Além disso, existem metodologias, formatos e técnicas que influenciam na economia da atenção, pois além de distribuir o conhecimento de maneira eficaz, geram maior engajamento e, consequentemente, retenção. São elas: microlearning, gamification, jogos educacionais, entre outras

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Alternativas para atrair a atenção do seu público-alvo

Além de cursos hospedados em LMS, o DOT também desenvolve cursos online para serem consumidos via WhatsApp. Isto porque o aplicativo está instalado em cerca de 99% dos smartphones do Brasil e cerca de 79% das pessoas o utilizam como principal fonte de informação. 

Sendo assim, ao mesmo tempo que o WhatsApp é uma importante ferramenta para geração de negócios, ele também tem um enorme potencial para ser utilizado para difusão do conhecimento. 

>> Veja o exemplo do Sebrae/SP, que oferta cursos e capacita empreendedores em todo o Brasil por meio dos cursos desenvolvidos pelo DOT para WhatsApp

Afinal, nada melhor do que adotar um canal digital popular para levar a educação corporativa para públicos com pouco acesso a computador ou que preferem se capacitar pelo smartphone. 

Outro exemplo que vale mencionar: muito se fala dos cursos de prateleiras nesse universo da educação corporativa, no entanto, será que são mesmo eficazes uma vez que temos perfis diferentes, novas gerações e, principalmente, preferências de consumo distintas?

Fato é, um conteúdo personalizado que inclui técnicas de atração e de engajamento tem muito mais chance de aprovação, pois foi desenvolvido exclusivamente para atender determinada necessidade de capacitação e perfil comportamental, o que gera mais interesse e uma experiência melhor.

Contudo, percebe-se que a economia da atenção é um importante viés para se estabelecer estratégias educacionais para treinamentos corporativos.

Ao entender o público e a forma como ele prefere consumir conteúdos, o programa de educação corporativa digital se torna muito mais eficaz ao prevalecer metodologias que, literalmente, chamem a atenção do público-alvo. 

Leia mais em:

>> 6 erros mais comuns cometidos na capacitação de pessoas e como evitá-los
>> A era da capacitação instantânea: DOT desenvolve cursos online via WhatsApp
>> Desenvolvimento de cursos online sob medida para T&D

2022-03-29T13:35:58-03:00