[Parte 2] Abrindo a nossa metodologia DOT para Treinamento Corporativo Digital

 

No primeiro artigo dos quatro que vão compor esta série, conversamos sobre o que é diferente no jeito DOT de desenvolver Treinamento Corporativo Digital, no qual apresentei nosso Circuito DOT tendo como holofote o eixo de planejamento da solução educacional.

Esse eixo engloba o diagnóstico, o projeto de conteúdos, como ele deve ser pensado, escrito e publicado, sempre direcionado ao perfil do aluno/colaborador. Se não leu ainda, sugiro que comece por lá, pois traz um entendimento ímpar sobre projetos de treinamento e capacitação corporativa digital.

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Treinamento Corporativo Digital: atraindo e engajando o público certo

Hoje, volto com a 2ª parte do nosso encontro para abrir a forma com que trabalhamos Educomunicação dentro de um projeto de Treinamento Corporativo Digital, que engloba atração, engajamento e retenção de pessoas, pois consideramos a implementação do conhecimento como métrica final de sucesso, sendo a entrega de cursos uma parte disso.

Atrair o público certo para o curso certo é o grande desafio desse segundo eixo de atuação, e começamos a desenhar essa estratégia lá no início, junto com o desenvolvimento da solução educacional (eixo 1) pois agilidade em um circuito projetual é chave. 

Imagine comigo um treinamento online de ponta voltado a executivos de negócios que se encontram em diferentes partes do país. Essas pessoas ganham um ambiente com inúmeros conteúdos agregadores, playbook, pitch de vendas, acesso às pesquisas de consumo e diretrizes de como a empresa/marca se porta no mercado. Até aí tudo ótimo.

Conhecimento na palma da mão pode ser um presente, mas não podemos nos esquecer do fator andragogia: se não comunicamos de forma assertiva os ganhos daquele treinamento na performance e na vida da pessoa, um treinamento pode se tornar fonte de ansiedade.

  • Por onde começar?

  • O que eu já sei?

  • Não tenho tempo, como priorizar?

Aqui entram as forças da educomunicação, que trabalham fortemente a famosa expectativa x realidade.

Quantos de nós lemos a orelha do livro e geramos uma ideia de que aquele conteúdo trará um conhecimento aplicável e rentável somente para nos frustrarmos depois do primeiro capítulo? Às vezes o livro é bom, mas não reflete o que foi vendido no título ou na sinopse, e abandonamos a leitura. No universo da capacitação corporativa online, chamamos isso de evasão.

Iniciando pelo planejamento das ações de atração durante o Treinamento Corporativo Digital

De acordo com os perfis de alunos e diretrizes da empresa, pensamos campanhas de lançamento e meios de prospecção digital que variam de acordo com o cliente e o aluno. 

Alguns projetos são abertos ao público e podem ser alavancados via redes sociais e campanhas de mídia digital, como é o caso do projeto Sebrae/SP e sua vitrine com mais de 200 soluções educacionais desenvolvidas aqui no DOT. Já outros são restritos a grupos específicos de colaboradores e acessíveis via canais de endomarketing e comunicação 1 a 1.

Nos projetos SENAR e SENAR/GO, por exemplo, somos responsáveis pelas matrículas de mais de 250 mil alunos por ano. Isso não seria possível sem a dedicação de um grupo de comunicadores pensando o perfil do aprendiz do agronegócio, diagnosticado lá no eixo 1.

Seguindo o Circuito DOT: operação cíclica e evolutiva de estímulo ao engajamento nas soluções educacionais digitais ofertadas

Definimos quais são os resultados chave (KPIs), a estrela norte e trabalhamos a comunicação focada no aluno, que tem como principais valores a conveniência, ownership e a visualização de progresso constante.

Nesse momento sabemos quais são os motivadores dessas pessoas e as conquistas que almejam. A cada ciclo ajustamos, melhoramos e evoluímos junto com o cliente e os demais times em nosso Circuito DOT. 

Para isso contamos com perfis multidisciplinares em nossos times de Educomunicação baseados no conceito de Martech (Marketing Technology, que trabalha a tomada de decisão com base em dados).

Entre eles, designers, produtores de conteúdo digital, analistas e especialistas em mídia, web analytics, inbound marketing, ABM, gestão de comunidade e growth hacking. 

Tudo o que o marketing digital soma ao mercado traduzimos para o universo da aprendizagem e essa fórmula tem se provado campeã, além de um grande diferencial no resultado de nossos clientes.

Espero que tenha ficado clara essa parte tão importante de nossa metodologia para o desenvolvimento de soluções educacionais online. Se houver alguma dúvida, agende uma conversa com algum de nossos especialistas. 

Nos vemos no próximo texto, onde vou escrever sobre a operação, o eixo que objetiva que cada pessoa a ser capacitada se sinta amparada ao longo de todo o circuito de aprendizado, porque sabemos que estudar exige interesse, foco e disciplina.

Um grande abraço,
Por Davi Torres, Especialista EdTech e colaborador DOT desde 2011

2021-08-30T15:13:17-03:0030 de agosto de 2021|