Case Flex Contact: educação digital como estratégia de Onboarding

Educação digital como estratégia de onboarding, conheça mais sobre o case que construímos com a Flex Contact

Desafio

Acolher os novos colaboradores da Flex Contact e prepará-los para os seus primeiros dias de trabalho dando a eles uma visão sobre quem é a Flex, sua cultura, e a carreira que podem construir lá.

Mas esse parece o desafio de qualquer onboarding… E de certa forma é! Mas existia mais por detrás disso:

A Flex tem uma grande rotatividade de profissionais e, por conta disso, o onboarding presencial tinha que acontecer semanalmente. Em outras palavras:

  •  A duração do treinamento era de 6 a 8h concentradas em um mesmo dia.
  •  Pelo menos 1x na semana, um profissional passava o dia repetindo as mesmas informações da semana passada.
  • Como é natural, a interação presencial e o fator humano não dava garantia de que as informações eram passadas da mesma forma, até porque, nas diferentes unidades da Flex do Brasil, pessoas diferentes faziam isso.

Diante disso, o desafio para Flex também era:

  • Otimizar o tempo de seus colaboradores – alguém do RH ganharia um dia a mais em sua semana para se dedicar a outras funções.
  • Otimizar a aprendizagem dos novos colaboradores e seus primeiros dias de trabalho.
  • Uniformizar as informações trabalhadas no onboarding entre todas as unidades da empresa.
  •  Atingir todos esses resultados sem que o novo colaborador se sentisse calorosamente recebido!

Solução

Trilhas de aprendizagem compostas por pílulas, ou seja, soluções curtas, focadas, objetivas, completas e independentes.

As trilhas contavam com aproximadamente 13 pílulas de 1 a 2 minutos. O novo colaborador tem liberdade para consumir as pílulas dentro dos 5 primeiros dias de trabalho com uma recomendação de 2 a 3 pílulas por dia. Assim, já no primeiro dia ele poderia ter contato com sua equipe, trabalho, ferramentas de sistema e estaria produtivo mais rápido ao mesmo tempo que poderia aproveitar os conteúdos de maneira mais distribuída, facilitando a absorção de tanta informação nova!

Somado a isso, incluímos algumas atividades de aprendizagem, as quais além de reforçar o conteúdo, geram um indicador de aproveitamento dos alunos.

➔ Inteligência verbal: compreensão de texto.

➔ Inteligência espacial: atuação no cenário virtual proposto.

➔ Inteligência cinestésica: destreza no manuseio do mouse.

Contudo, sabendo que se trata da chegada em uma nova empresa e que a contratação já representa que o novo colaborador teve sucesso em uma série de testes, essas atividades foram desenvolvidas de maneira lúdica, em tom de desafio ou meta, fortalecendo a cultura de trabalho da empresa ao mesmo tempo que não desanimassem os novos colaboradores.

Por fim, os profissionais do setor de desenvolvimento humano estariam livres para realizar outras ações de acolhimento, garantindo a integração pessoal tão importante para a Flex Contact.

Fale com nossos especialistas, nós podemos ajudar!

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