Saiba o que é LIFOW e seus benefícios

O LIFOW é uma abordagem com foco na aprendizagem integrada à rotina de trabalho.

Tempo de leitura: 7 minutos
Mulher banca, de cabelos curtos e pretos, usa blusa de tricô azul bebe, em suas mãos segura um celular e olha atentamente a tela. Está sentada no chão, enconstada no sofá do que parece uma sala de estar com vasos e plantas ao fundo.
Mulher banca, de cabelos curtos e pretos, usa blusa de tricô azul bebe, em suas mãos segura um celular e olha atentamente a tela. Está sentada no chão, enconstada no sofá do que parece uma sala de estar com vasos e plantas ao fundo.

Existe um consenso sobre a frequente ineficiência da educação formal na formação integral dos indivíduos. Por isso, cada vez mais, a cultura de lifelong learning — ou aprendizado ao longo da vida — ganha popularidade em nossa sociedade. Embora importante, o conhecimento e as habilidades adquiridas durante a educação formal ainda se mostram insuficientes frente às constantes mudanças no mundo do trabalho. É aí que entra o LIFOW

A sigla refere-se ao termo em inglês, Learning in the Flow of Work, que significa aprendizado no fluxo de trabalho. Trata-se de uma abordagem com foco na aquisição de novas habilidades e conhecimentos em integração com a rotina de trabalho. 

Acompanhe a leitura e descubra porque essa abordagem vem se tornando tão popular no universo corporativo e de que forma ela pode beneficiar os programas de T&D!

Aprendizagem no fluxo de trabalho é possível?

O LIFOW tem ganhado notoriedade justamente em decorrência da necessidade de atualização constante que os profissionais têm enfrentado atualmente. A fim de manter-se competitivo no mercado, o profissional está sempre buscando novas habilidades e o aperfeiçoamento das já existentes – os famosos upskilling e reskilling.

No entanto, incorporar a cultura da aprendizagem contínua em nossas rotinas nem sempre é uma tarefa simples. Pensando nisso, surgiu o conceito de aprendizado no fluxo de trabalho, o LIFOW. Ele busca simplificar o processo de aprendizagem dos profissionais, integrando aprendizado e dia a dia.

A ideia é que, em vez de deixar o trabalho para participar de treinamentos formais ou programas de aprendizagem, os colaboradores tenham a oportunidade de aprender enquanto realizam suas tarefas diárias. Isso ocorre por meio de recursos e ferramentas disponíveis no próprio local de trabalho. 

O aprendizado no fluxo de trabalho é uma ótima alternativa, tanto para as empresas, quanto para os profissionais. Isso porque garante uma força de trabalho sempre atualizada e preparada para as demandas do setor. Além disso, ao mesmo tempo, otimiza o tempo e aumenta a produtividade, pois os conhecimentos adquiridos são aplicados imediatamente, na prática.

Para que o LIFOW seja possível e, de fato, traga ganhos para todos, é preciso  que a empresa organize, de forma sistêmica, soluções educacionais que dialoguem com o fluxo de trabalho de seus colaboradores. Também é preciso que essas soluções sejam de fácil acesso. Afinal, é fundamental que as respostas que o profissional necessita no momento de trabalho possam ser encontradas rapidamente.

Por ser uma abordagem educacional on-the-job, ou seja, que ocorre no próprio ambiente de trabalho, ela é muito bem aceita pelos colaboradores. Eles conseguem investir na própria aprendizagem, de forma ágil e simplificada, sem precisar sacrificar seu tempo livre.

Além disso, o LIFOW leva em consideração o fator andragogia. Por ser um modelo de aprendizagem chamado just-in-time — que ocorre no momento em que é necessária, mostra-se relevante para quem está aprendendo.

Importância do LIFOW  no incentivo ao lifelong learning

Em nossa realidade atual, a mescla entre virtual e real foi muito acelerada pela pandemia. Consequentemente, isso resultou em novos modelos de trabalho, estudo, relacionamentos e, até mesmo, de prestação de serviços. Podemos afirmar que, para uma grande parcela dos profissionais, já não há uma dissociação clara entre trabalho e vida pessoal.

Isso porque os indivíduos não podem ser divididos em “caixinhas” pré-definidas para cada função de suas vidas — o profissional e o pessoal se esbarram o tempo todo. E com o advento da pandemia e da popularização de modelos de trabalho mais flexíveis, isso ficou ainda mais evidente.

Diante disso, é essencial que as empresas se preocupem ainda mais com o bem-estar e o desenvolvimento integral de seus colaboradores. O incentivo à aprendizagem continuada é, sem dúvidas, uma forma efetiva de fazer isso.
Além de trazer benefícios para todos os envolvidos, o investimento em educação corporativa demonstra uma valorização dos profissionais, fator que aumenta a retenção de talentos e o rendimento nas atividades.

De acordo com uma pesquisa, realizada  pelo analista do setor de RH e de ambientes corporativos, Josh Bersin, os profissionais que mantém um hábito de aprendizagem no trabalho são 47% menos estressados e sentem-se 39% mais produtivos e bem-sucedidos.

Ao adotar uma abordagem como o LIFOW, priorizando a aprendizagem no ambiente de trabalho e de forma integrada à prática do dia a dia, facilita-se o acesso à educação para os colaboradores, fazendo do aprendizado algo habitual em suas rotinas e estimulando a busca por aprendizado contínuo.

Disseminar a cultura Keep Learning, por meio de ações educacionais que tornem o aprendizado mais acessível aos profissionais, é fundamental para que a nossa sociedade tenha cada vez mais pessoas qualificados no mercado de trabalho.

ebook Lifelong Learning e as Soft Skills Baixe agora

Por que adotar o LIFOW  em sua estratégia de T&D?

Quando se fala em capacitação corporativa para adultos, o maior obstáculo está no engajamento. Quando a rotina de trabalho já ocupa um tempo considerável na vida das pessoas, e ainda somada ao cuidado com as questões pessoais, família, saúde, etc., acaba ficando difícil separar tempo para os estudos. Sem contar a falta de motivação, por conta da rotina cansativa.

Para um adulto, o tempo é precioso demais e não pode ser desperdiçado. Dessa forma, é essencial que as organizações deixem clara a relevância de um treinamento e, além disso, tornem-no tão simples e acessível quanto possível.   

A metodologia LIFOW torna a capacitação simples de ser realizada, já que ela está atrelada à rotina de trabalho e, portanto, não demandando muito esforço paralelo do colaborador. Ademais, por proporcionar uma aprendizagem integrada à prática, acaba ficando muito clara a relevância dos aprendizados, já que eles são aplicados de forma imediata.  

Pensando, ainda, em mais um benefício da abordagem de aprendizado no fluxo de trabalho, podemos citar a retenção do aprendizado.

Quanto mais o tempo passa, mais difícil fica de lembrar-se dos conteúdos estudados. Segundo o filósofo alemão Hermann Ebbinghaus, isso é normal e ocorre com todas as pessoas, tanto é que o fenômeno tem até nome: é a chamada curva do esquecimento.

O filósofo explica que a velocidade do esquecimento é variável de acordo com fatores como estresse, sono e a importância que determinado conteúdo tem para quem o aprende.

Isso explica porque nos esquecemos de boa parte daquilo que aprendemos nos tempos de escola — aprender algo que não teria aplicação imediata não parecia tão importante, logo, caiu no esquecimento.

Por outro lado, quando trazemos o conteúdo teórico para a prática, sua função se faz muito mais clara. É possível enxergar, de forma imediata e palpável, o que foi aprendido. E é por isso que as aulas em que o professor levou materiais reais, para fazer um experimento, por exemplo, geralmente são as que mais nos lembramos.

Aprender por aprender não é suficiente, é apenas cansativo. O aprendizado precisa de contexto para tornar-se, de fato, eficaz.

E se esses argumentos ainda não foram o suficiente para te convencer sobre a eficácia do LIFOW, aqui vão alguns dados, tirados de uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, que atestam a preferência dos profissionais por um modelo de aprendizagem integrado ao fluxo de trabalho. Na pesquisa, os colaboradores entrevistados alegaram que:

  • 68% preferem aprender no trabalho
  • 58% preferem aprender no seu próprio ritmo
  • 49% preferem aprender quando a necessidade aparece

Foi-se o tempo em que quantidade representava qualidade, e é importante lembrar que na área de T&D não é diferente. Mais importante do que realizar treinamentos extensos e cansativos, o  colaborador precisa aprender aquilo que realmente importa para melhorar seu desempenho. Otimizar  a aprendizagem é a chave do sucesso para programas de T&D.

Como implementar o LIFOW  na prática

Hoje em dia, diante de tantas tecnologias e metodologias inovadoras, implementar uma cultura de aprendizagem contínua no ambiente corporativo ficou muito mais fácil. 

As possibilidades de capacitação por meio das tecnologias educacionais que temos disponíveis no mercado são muitas, e permitem que o profissional de T&D ajuste as soluções de forma completamente personalizada, de acordo com as necessidades da empresa.

Entretanto, é preciso ter cautela: lembre-se do que foi mencionado anteriormente, é crucial que o profissional aprenda aquilo que realmente importa para o seu desenvolvimento. Empolgar-se diante de tantas opções é comum, mas as escolhas para o seu programa de Educação Corporativa devem ser feitas de forma estratégica, por meio de um diagnóstico educacional consistente.

O ideal é que a capacitação com base no LIFOW estimule a autonomia e o protagonismo de seus colaboradores. É importante que o aprendizado ocorra por meio da atuação do profissional, engajando-se e participando ativamente da capacitação.

Modelos com foco no desenvolvimento de projetos e no trabalho colaborativo também são exemplos de implementação do LIFOW em seu programa de T&D. Isso ajuda a estimular as soft skills dos profissionais, como o pensamento sistêmico e a criatividade, de maneira prática e significativa.

ebook Microlearning: mitos e verdades Baixe agora

Soluções educacionais para incentivar a aprendizagem no fluxo de trabalho

Como já mencionado, na educação corporativa digital, tendo a tecnologia como facilitadora, as possibilidades tornam-se numerosas. Dentre as diversas soluções educacionais digitais que podem ser utilizadas para incentivar o LIFOW, alguns exemplos são:

  • Microlearning

A metodologia de microlearning consiste em conteúdo educacional dividido em pequenas pílulas, com flexibilidade para ser consumido quando o profissional achar conveniente, em seu próprio ritmo. Isso promove um maior engajamento, fazendo com que os colaboradores se sintam motivados a realizar os treinamentos. 

Ainda, o microlearning  permite que o aprendizado se encaixe perfeitamente no fluxo de trabalho do colaborador, de modo que ele possa estudar o conteúdo por partes e intercalar com a aplicação do que foi aprendido, por meio da prática profissional.

  • Plataforma LMS

Sem sombra de dúvidas, ofertar os conteúdos de aprendizagem por meio de uma plataforma LMS é a melhor forma de torná-los mais acessíveis e organizados.

Agrupar diversos cursos e trilhas, que possam atender aos diversos desafios dos colaboradores de diferentes áreas não é simples. Contar com uma plataforma robusta e descomplicada, como o Studion.mx, é um investimento certeiro para simplificar o aprendizado e, consequentemente, garantir que ele acompanhará o fluxo de trabalho sem problemas.

  • Cursos via WhatsApp

Aprendizado no fluxo de trabalho exige agilidade e praticidade, e isso o aplicativo WhatsApp tem de sobra. 

É extremamente conveniente apostar em um canal já conhecido e utilizado por seus colaboradores. Os cursos via WhatsApp ocorrem por meio de chatbot, com base em microlearning e tornam o conteúdo mais acessível. Isso porque essa ferramenta de aprendizagem torna a curva de aprendizagem menor e os usuários não necessitam de equipamentos sofisticados para estudarem. É só pegar o smartphone e dedicar alguns minutos para a capacitação acontecer, de forma quase instantânea. 

Mais uma vez, as possibilidades são muitas. Assim, existem muitas outras soluções alinhadas ao conceito LIFOW e cada empresa deve escolher àquelas que se adequam melhor ao contexto da organização e dos profissionais. Se você deseja desenvolver um programa de T&D assertivo,  em sintonia com a abordagem LIFOW, entre em contato conosco e saiba como!