O que é Learning Agility e por que incorporar na sua empresa

O sucesso de qualquer negócio está intimamente conectado à velocidade com a qual uma empresa se adapta.

Tempo de leitura: 5 minutos

O sucesso de qualquer negócio está intimamente conectado à velocidade com a qual uma empresa se adapta às mudanças, certo? E isso, por sua vez, depende muito das pessoas que formam essa empresa — gestores, líderes e colaboradores. Se as pessoas não se adaptam, a empresa não evolui. E adaptação tem tudo a ver com Learning Agility.

Acompanhe a leitura e descubra que conceito é esse, porque ele é crucial para as empresas e como a educação corporativa pode ajudar a incorporá-lo de maneira eficaz.

Learning Agility: desvendando o conceito

A capacidade de aprender e se adaptar rapidamente é fundamental em um mundo de negócios em constante evolução. A busca por inovação, eficiência e competitividade exige que as empresas estejam em sintonia com as mudanças e preparadas para se ajustar. 

Portanto, o “Learning Agility” surge como um conceito vital para o sucesso empresarial. 

O que é Learning Agility?

O termo vem do inglês e, em tradução direta, significa “agilidade de aprendizagem”. E é disso mesmo que essa técnica se trata: a abordagem de Learning Agility refere-se à capacidade de aprender rapidamente, aplicar novos conhecimentos e adaptar-se eficazmente a situações em constante mudança. É a habilidade de absorver informações de diferentes fontes, avaliar e aplicar esse conhecimento em diversas situações, o que é essencial em um ambiente empresarial dinâmico.

Em suma, Learning Agility é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas a conquistar novas habilidades de maneira consciente e contínua. É uma técnica baseada em agilidade, flexibilidade, experimentação, coleta de informações, reflexão, feedback e colaboração. A ideia é ir sempre em direção ao aprendizado, em cada momento da sua vida. 

Componentes do Learning Agility

O Learning Agility é composto pela combinação de alguns elementos essenciais. Confira:

  • Mentalidade de Crescimento: a disposição para aprender e se adaptar. 
  • Aprender por meio da Experiência: a capacidade de aprender com desafios e situações reais. 
  • Aprendizado Interpessoal: a habilidade de aprender com outras pessoas e suas perspectivas. 
  • Aprendizado de Informação: a capacidade de absorver, processar e aplicar informações rapidamente.

Como essa abordagem pode impulsionar o sucesso da sua empresa?

Mais do que aprender rápido, Learning Agility é sobre tirar proveito de todas as situações para aprender algo. A questão da agilidade está atrelada ao fator adaptabilidade, de modo que os profissionais acompanhem a velocidade das mudanças do mundo. Isso, sem dúvidas, é uma vantagem competitiva enorme para a organização da qual esses profissionais fazem parte. 

Alguns dos principais benefícios obtidos ao incorporar uma mentalidade de Learning Agility na sua organização são:

Adaptação à mudança 

Em um mundo onde a única constante é a mudança, a adaptação é a chave para a sobrevivência e o crescimento. O Learning Agility permite que as empresas se ajustem a novas tecnologias, tendências de mercado e regulamentações com maior facilidade. 

Inovação contínua 

A capacidade de aprender rapidamente e aplicar novos conhecimentos impulsiona a inovação. Equipes que incorporam o Learning Agility estão mais propensas a desenvolver soluções inovadoras para os desafios que enfrentam, mantendo a empresa à frente da concorrência. 

Redução de erros e riscos 

Colaboradores com uma mentalidade baseada em Learning Agility são mais eficazes na identificação e correção de erros. Assim, isso resulta em menos falhas, menor exposição a riscos e economia de recursos. 

Engajamento dos colaboradores 

As empresas que promovem o Learning Agility demonstram um compromisso com o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores. Consequentemente, há um maior engajamento e satisfação no trabalho, contribuindo para a retenção de talentos.

Educação Corporativa Digital como aliada para desenvolver Learning Agility 

No atual cenário corporativo, volátil e inovador, Learning Agility não é mais um luxo, mas uma necessidade para as empresas que desejam prosperar em um ambiente de negócios dinâmico. Incorporá-lo à cultura empresarial, apoiado pela educação corporativa digital, é uma estratégia inteligente para manter a empresa competitiva, inovadora e pronta para enfrentar desafios em constante evolução. Algumas soluções educacionais digitais que podem ajudar nisso são:

Personalização do Aprendizado 

A educação corporativa digital oferece a capacidade de personalizar o aprendizado conforme as necessidades individuais dos colaboradores. Com base em avaliações de Learning Agility, programas de treinamento sob medida podem ser desenvolvidos, para aprimorar as áreas específicas nas quais os profissionais precisam crescer. 

Acesso à Informação em Tempo Real 

A agilidade de aprendizado exige acesso rápido à informação relevante. Por meio de plataformas de aprendizado online e recursos tecnológicos, os colaboradores podem acessar o conteúdo em tempo real, mantendo-se atualizados com as últimas tendências e desenvolvimentos do setor. 

Gamificação e Aprendizado Interativo 

A educação corporativa digital pode incorporar técnicas de gamificação e aprendizado interativo, baseado em inteligência artificial, para tornar o processo de aprendizado envolvente e dinâmico. Isso ajuda os colaboradores a adquirirem conhecimento de forma mais eficaz e a aplicá-lo em situações práticas. 

banner para baixar ebook sobre realidade aumentada, virtual e mista

Avaliação e Feedback Contínuo 

Plataformas LMS permitem uma avaliação contínua do progresso dos colaboradores. Isso não apenas fornece informações valiosas sobre o desenvolvimento de Learning Agility, mas também permite feedback instantâneo para ajustes e melhorias.

Para terminar, aqui vão algumas dicas finais, para desenvolver uma mentalidade de Learning Agility na sua empresa com sucesso. Veja:

  • Aprender, desaprender e reaprender: para evoluir, é fundamental compreender que nada é definitivo. Como costumamos dizer aqui no DOT, “sempre é possível fazer diferente e melhor” e, para diferenciar e melhorar, é preciso estar disposto a aprender, desaprender e reaprender sempre que necessário.
  • Foco em soft skills e hard skills: busque desenvolver tanto as habilidades técnicas quanto às socioemocionais de seus colaboradores. Lembre-se que  Learning Agility é uma metacompetência, ou seja, consiste na união de diferentes habilidades; 
  • Keep Learning: só é possível ganhar agilidade naquilo que praticamos, certo? Portanto, não há outro caminho: aprendizagem continuada é a chave. Investir em programas de capacitação corporativa que auxiliem os seus colaboradores a desenvolverem uma cultura de lifelong learning é, sem dúvida, a ação mais assertiva.

Ao adotar uma abordagem centrada no Learning Agility, as empresas não apenas melhoram a qualidade de seus colaboradores, mas também cultivam uma cultura de aprendizado contínuo que se reflete no sucesso a longo prazo. Portanto, não subestime o poder dessa habilidade vital e sua capacidade de moldar o futuro da sua empresa. 

Quer implementar uma mentalidade de Learning Agility na sua organização, por meio de um programa de T&D bem estruturado e eficaz?

👉 Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e saiba como.