Saiba o que é Gentelligence e seus benefícios

O conceito de Gentelligence facilita o convívio entre diferentes gerações no trabalho.

Tempo de leitura: 3 minutos

Diferentes gerações num mesmo local de trabalho podem acarretar conflitos. Por isso, o conceito de Gentelligence chega para facilitar o convívio entre essas gerações.

Saiba como mudar a mentalidade da sua força de trabalho da competição geracional para a cooperação intergeracional.

O que é Gentelligence?

Segundo o livro Gentelligence: The Revolutionary Approach to Leading an Intergenerational Workforce, o conceito de Gentelligence defende a capacidade de enxergar as diferenças geracionais como fonte de diversidade de pensamento.

A ideia é que líderes e profissionais de RH e T&D promovam uma mentalidade de cooperação entre as gerações, em vez de competição. Dessa maneira, devem destacar valores compartilhados, como respeito, competência, conexão e autonomia. 

Esses valores são a base para criar ambientes de trabalho mais colaborativos e produtivos.

Como o conceito de Gentelligence contribui em seu programa de T&D?

A longevidade das pessoas no mercado de trabalho aumentou, tornando a colaboração entre diferentes gerações mais complexa do que nunca. Essa tensão e conflito impactam negativamente a produtividade e a satisfação dos colaboradores com a própria organização. 

No entanto, entender e aceitar as diferenças geracionais pode ajudar os colaboradores a atingirem seu potencial máximo e, assim, levar ao aumento da performance, individual e coletiva. 

Veja como fazer isso: 

Capacitação de lideranças

Os líderes precisam aprender a aproveitar as características de cada geração para recrutamento, retenção e colaboração.

Por isso, programas de capacitação para líderes devem trabalhar o conceito de Gentelligence, promovendo uma visão de diferença geracional como potencialidade

Assim, líderes e gestores poderão co-criar em um ambiente de trabalho pautado em diversidade, equidade e inclusão. Por consequência, os profissionais se sentirão valorizados e respeitados.

Diferentes soluções para diferentes gerações

Em um ambiente organizacional multi-geracional, as diferenças de valores e de backgrounds devem ser consideradas ao planejar uma capacitação corporativa.

Cada geração tem um referencial e experiências de vida diferentes, que impactam no olhar que elas têm do mundo. Portanto, seus modos de aprender também são diferentes. 

Adotar o conceito de Gentelligence no diagnóstico educacional pode auxiliar na compreensão de como profissionais de diferentes gerações aprendem e como podem cooperar entre si em programas de T&D.

banner para baixar o ebook "gerações e suas formas de aprender"

Em suma, para obter resultados de sucesso, é fundamental que líderes e profissionais de T&D fomentem o Gentelligence. Isso é feito por meio de uma cultura de respeito e colaboração entre colaboradores, que demonstra que as ideias e expectativas do outro não estão erradas, apenas são diferentes.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba como fomentar essa cultura com um programa de T&D campeão.