Marketing Technology para captação de alunos

No momento de captar novos alunos para os seus cursos, pesquisas revelam que as instituições de ensino ainda priorizam as estratégias offline, elegendo ações deste tipo como primordiais ou únicas neste processo.

O Marketing Technology não atua como concorrente, mas sim como um importante aliado da estratégia de aquisição de novos estudantes. Onde o offline atua no macro, com ações para o grande público, e o online consegue identificar e atacar no micro, com estratégias dirigidas, impactando quem realmente tem interesse.

Para se ter uma ideia, são muito comuns as pesquisas por possibilidades de carreira e cursos de aperfeiçoamento pela internet. Segundo a HUBSPOT, 7 em cada 10 pessoas fazem uma busca online como a primeira interação com marcas e produtos, antes de chegar em um vendedor. 

Captando alunos por meio do Marketing Technology

As estratégias de captação em MarTech reúnem diversas ferramentas tecnológicas, associadas à análise de grandes quantidades de dados e ações de marketing para garantir resultados mais efetivos, com menor tempo e menos investimentos nas campanhas.

Para traçar uma estratégia de comunicação, são analisados o perfil dos alunos e quais meios digitais são mais adequados para impactar esse público. Após esta análise, o profissional de MarTech realiza o seguinte caminho: 

  • Desenvolve a campanha de acordo com a análise do perfil dos alunos e os meios de comunicação que ele utiliza para as suas pesquisas. 
  • Criação de mensagens segmentadas, de acordo com o público-alvo para gerar o interesse em saber mais sobre o curso ou atividade oferecidos. 
  • Após performance da campanha, o profissional de MarTech analisa as métricas de cada ação para obter insights e fazer correções de ações, caso julgar necessário. 

O diferencial de utilizar estratégias de Marketing Technology é poder contar com dados totalmente mensuráveis, além de trazer uma comunicação mais certeira, durante toda a jornada de aquisição de um curso do aluno. 

Estratégias de captação

Atrair: esse é o momento de você impactar o maior número de alunos, de acordo com o perfil da sua instituição e os serviços que ela oferece. As estratégias para a atrair a atenção do público-alvo são anúncios, links patrocinados, estratégias de SEO e marketing de conteúdo, por exemplo.

Retenção de público: reter alunos é tão importante quanto prospectá-los. Se o seu lead não está consumindo o conteúdo proposto é porque ainda não se identificou com ele. Seja na forma de apresentação, na entrega da solução ou até mesmo no atendimento, chegou o momento de realizar alguns ajustes. Ferramentas como o Analytics vão contribuir para você conduzir as ações. 

Conclusão: depois de analisar os resultados que deram certos e errados, chegou o momento de desenvolver metodologias de conteúdo e tecnologias que serão utilizadas para obter o maior aproveitamento de alunos interessados. 

Veja a seguir, um case de sucesso realizado na equipe de MarTech para a captação de alunos no Senar Goiás! 

Captação de alunos | Case SENAR Goiás

A equipe de MarTech, aqui do DOT, tem como rotina traçar estratégias para a captação de alunos. Um dos cases de sucesso, foi a captação de alunos para o SENAR Goiás. 

A instituição busca a promoção da educação profissional, assistência técnica e atividades de promoção social, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de uma produção rural mais sustentável, gerando competitividade e avanços sustentáveis na vida no campo.

O desafio do SENAR Goiás era aumentar a escala de capacitações, com intuito de contribuir com a formação e a profissionalização de pessoas e prestadores de serviços do meio rural.

A equipe de MarTech, entrou em ação e desenvolveu a estratégia perfeita para o aumento do número de pessoas capacitadas. Confira o case completo aqui! 

 

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Saiba mais sobre MarTech, confira cases aqui.

 

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