Games sempre agradaram o público. Eles motivam, entusiasmam e focam no comportamento dos jogadores. Por anos os games foram ligados quase exclusivamente à indústria do entretenimento. Mas o cenário mudou e, hoje, utilizar games é um recurso valioso na educação corporativa.
Conheça agora o case Honda de games para a força de vendas!
DESAFIO
A Honda tinha dois desafios: replicar as funções reais de seu CRM, simulando as situações e as dificuldades enfrentadas pelos gerentes das concessionárias em todo o país, e capacitar a equipe comercial sobre como vender o financiamento do Banco Honda.
SOLUÇÃO – Games para a força de vendas
A solução foi criar dois games para serem utilizados nos treinamentos presenciais. Para o desafio com o CRM, foi desenvolvido no formato desktop, que simula fielmente as principais funções do sistema real e acrescenta a dinâmica de jogo com a inclusão de objetivos, ações externas ao sistema e pontos, feito com princípios de Game Design e gamification.
Para o desafio de vendas, outro game, esse para tablets e smartphones. Com uma história interativa e clientes virtuais, o game simula atendimentos para que os vendedores aprimorem como entrevistar clientes, coletar dados, propor e negociar.
Tudo para que o colaborador aprenda em ambiente digital antes de agir com clientes reais.
RESULTADO
Os games se destinam aos segmentos de motos e carros da Honda, tendo sido testados e aprovados pelos times de vendas da empresa.
Cerca de 2500 pessoas já foram treinadas em quatro meses de programa. A equipe de Treinamento da Honda Serviços Financeiros já recebeu retorno de concessionárias relatando melhoria no atendimento e aumento nas vendas de financiamento. Após o término do programa, o game será disponibilizado na plataforma de educação da Honda para que os vendedores possam jogar on-line, mantendo o aprendizado do treinamento presencial vivo por mais tempo.
ROI
O game tem a mecânica de time-management, onde o jogador deve performar as ações e concluir os objetivos no tempo determinado, solução que combina com o objetivo real dos gerentes que é o de gerenciar os leads de forma rápida.
Objetivos e ações também são avaliados de acordo com o uso correto da ferramenta e aplicação correta dos processos. Desta maneira é possível avaliar, mensurar e interceder sempre com o time!
Esse também é o seu desafio em educação corporativa? Conheça outros aqui.