O Estudo de Personas é aliado nos projetos de Educação Corporativa, pois ele identifica e compreende a rotina dos colaboradores, as atividades que executa no trabalho, de que maneira consome informações, os tipos de conteúdos que prefere, quais canais de comunicação utiliza, seus planos profissionais e mais uma série de questões que fazem toda diferença para o sucesso do seu projeto de educação corporativa.
O estudo de Personas tem base em ciência de dados e entrevistas com amostra de colaboradores da empresa. Contribui para definição de perfis de colaboradores. O resultado traz insights para as melhores práticas em educação corporativa e comunicação organizacional de acordo com os perfis estudados.
Mas afinal, o que são personas?
Definimos como persona a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Essa persona é construída com base em dados reais, coletados através de ciência de dados, entrevistas e/ou pesquisas, para compreender o comportamento e características dessas pessoas, assim como suas motivações, objetivos, desafios e preocupações.
A persona tem um papel muito importante dentro de uma organização, pois é ela quem guia a criação de estratégias de comunicação certeira, e entre tantas frente de comunicação, se encontra os projetos de educação corporativa.
Conheça os benefícios do estudo de personas:
- Conhecimento mais aprofundado em relação aos colaboradores;
- Segmentação de personas. Afinal, grandes organizações trabalham com mais de uma persona.
- Oferta de conteúdos específicos para cada tipo de público, conquistando maior engajamento no projeto de educação corporativa.
Mas e qual a relação entre o Estudo de Personas e a Experiência do colaborador?
Pesquisa realizada pela consultoria Gartner nos Estados Unidos mostra que apenas 29% dos colaboradores acreditam que a área de recursos humanos sabe o que eles precisam e querem. O índice acende um sinal de alerta para as organizações. Um novo conceito, a Employee Experience, em português, experiência do colaborador, chega para alinhar as expectativas. Atualmente, o posicionamento de uma empresa está atrelado à satisfação do cliente ao usar seu produto ou serviço – o cliente em primeiro lugar. A employee experience foca na jornada do colaborador para aumentar a eficiência e a competitividade.
E obtendo maior conhecimento em relação aos seus colaboradores é possível desenvolver estratégias e oferecer grandes experiências que possam agregar valor tanto na vida profissional quanto pessoal.
Leia mais sobre Employee Experience
O jeito DOT de estudar personas
- Estudamos todos os perfis de pessoas
- Montamos uma estratégia adequada para coletar insights importantes
- Definimos o melhor tipo de abordagem para a coleta de informações
- Nossas soluções são desenvolvidas através de dados concretos
- Alinhamos personas com a jornada de aprendizado de cada uma delas
- Desenvolvemos as melhores práticas em educação corporativa de acordo com os perfis estudados
Conheça os seus colaboradores com o Estudo de Personas.
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