Estudo de Personas e a experiência do colaborador na Educação Corporativa

O Estudo de Personas é aliado nos projetos de Educação Corporativa, pois ele identifica e compreende a rotina dos colaboradores, as atividades que executa no trabalho, de que maneira consome informações, os tipos de conteúdos que prefere, quais canais de comunicação utiliza, seus planos profissionais e mais uma série de questões que fazem toda diferença para o sucesso do seu projeto de educação corporativa.

O estudo de Personas tem base em ciência de dados e entrevistas com amostra de colaboradores da empresa. Contribui para definição de perfis de colaboradores. O resultado traz insights para as melhores práticas em educação corporativa e comunicação organizacional de acordo com os perfis estudados.

Mas afinal, o que são personas? 

Definimos como persona a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Essa persona é construída com base em dados reais, coletados através de ciência de dados, entrevistas e/ou pesquisas, para compreender o comportamento e características dessas pessoas, assim como suas motivações, objetivos, desafios e preocupações. 

A persona tem um papel muito importante dentro de uma organização, pois é ela quem guia a criação de estratégias de comunicação certeira, e entre tantas frente de comunicação, se encontra os projetos de educação corporativa.

Conheça os benefícios do estudo de personas:

  • Conhecimento mais aprofundado em relação aos colaboradores;
  • Segmentação de personas. Afinal, grandes organizações trabalham com mais de uma persona. 
  • Oferta de conteúdos específicos para cada tipo de público, conquistando maior engajamento no projeto de educação corporativa. 

Mas e qual a relação entre o Estudo de Personas e a Experiência do colaborador?

Pesquisa realizada pela consultoria Gartner nos Estados Unidos mostra que apenas 29% dos colaboradores acreditam que a área de recursos humanos sabe o que eles precisam e querem. O índice acende um sinal de alerta para as organizações. Um novo conceito, a Employee Experience, em português, experiência do colaborador, chega para alinhar as expectativas. Atualmente, o posicionamento de uma empresa está atrelado à satisfação do cliente ao usar seu produto ou serviço – o cliente em primeiro lugar. A employee experience foca na jornada do colaborador para aumentar a eficiência e a competitividade.

E obtendo maior conhecimento em relação aos seus colaboradores é possível desenvolver estratégias e oferecer grandes experiências que possam agregar valor tanto na vida profissional quanto pessoal. 

Leia mais sobre Employee Experience

O jeito DOT de estudar personas

  • Estudamos todos os perfis de pessoas
  • Montamos uma estratégia  adequada para coletar insights importantes
  • Definimos o melhor tipo de abordagem para a coleta de informações
  • Nossas soluções são desenvolvidas através de dados concretos
  • Alinhamos personas com a jornada de aprendizado de cada uma delas
  • Desenvolvemos as melhores práticas em educação corporativa de acordo com os perfis estudados

Faça como a TIVIT e conheça os seus colaboradores com o Estudo de Personas.

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