Capacitar pessoas é considerada uma das ações mais estratégicas das empresas, pois impacta diretamente nos resultados e na satisfação dos clientes. Pensando em potencializar a formação e capacitação da sua equipe, o nosso time de especialistas fez um apanhado com as soluções digitais que vão, de fato, fazer o seu programa de EAD trazer resultados. Confira!
Realidade Aumentada (RA)
A Realidade Aumentada permite a geração da realidade física por meio de dispositivos que processam e exibem as informações A RA tem o objetivo de proporcionar novas experiências de interação entre o estudante e o conteúdo. Utilizando um app via celular, o usuário pode apontar para um marcador em um material impresso, por exemplo, para visualizar um vídeo ou holograma com conteúdo relevante.
Realidade virtual (RV)
A RV é conhecida como uma solução inovadora que funciona como um convite à imersão em um ambiente virtual. A partir dessa experiência, é possível viver situações impactantes em 360º, interagindo com muito realismo em situações pensadas para aprender e exercitar ações ou tarefas.
Inteligência Artificial (AI)
Algoritmos que são capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. A AI é um conceito composto de vários subcampos, como a aprendizagem de máquinas, que se concentra no desenvolvimento de programas que podem ensinar a aprender, entender, raciocinar, planejar e agir.
Internet das Coisas (IoT)
Objetos e dispositivos que se conectam para coletar e trocar dados pela Internet. A integração desses objetos à internet permite registrar as preferências dos alunos e reunir um grande volume de dados. Já imaginou poder ajustar os conteúdos baseados nas preferências e formar aprendizagem individual?
Gamificação
A experiência do aluno é outro componente importante para garantir o engajamento. Segundo a Forbes a incorporação de jogos no local de trabalho, juntamente com RV e RA promete melhorar o envolvimento dos colaboradores. As predições da publicação americana também citam benefícios da estratégia na área comercial, maior retenção e experiência de clientes. Gamificação estimula comportamentos estratégicos e pré-mapeados com o objetivo de alcançar resultados em curto e médio prazos.
Big Data e Learning Analytics
Saber entender essa grande quantidade de dados e tirar o melhor disso pode gerar um efeito grandioso na capacitação. Big Data aliada à análise estratégica de dados pode mapear novos tipos de aprendizagem e ajudar a identificar os materiais de aprendizagem mais adequados às necessidades de capacitação.
Mobile Learning
A mobilidade é a aliada número 1 da educação online, no Brasil mais de 168 milhões de brasileiros possuem smartphone. Em recente pesquisa Fecomércio-RJ, o smartphone se consolidou como principal meio para acessar a internet, sendo utilizado por 69% dos internautas em 2016. Portanto, propostas educacionais que possam ser consumidas via smartphone, são uma tendência em 2017.
Vídeos
Cada vez mais as pessoas querem consumir conteúdos que comuniquem a mensagem de forma clara, simples, esquemática e pessoal. Por isso, os diferentes modelos de vídeo (videoaula, animação, colagem, whiteboard) ganham espaço e se consolidam como solução educacional que será bastante utilizada em 2017.
http://www.valor.com.br/carreira/4852732/desafio-e-criar-mecanismos-que-encantem-e-nao-tomem-tempo
http://www.pwc.com/gx/en/issues/technology/tech-breakthroughs-megatrend.html
https://www.brandwatch.com/blog/digital-marketing-trends-2017/